Home » A corrida começa ANTES do asfalto.

A corrida começa ANTES do asfalto.

Publicado em 31 de março de 2017

retirada do kit

Sabemos que as corridas de rua crescem todos os dias e novos adeptos se rendem a este esporte, que particularmente curto demais e, quando nos inscrevemos em uma prova a expectativa é sempre a melhor possível, esperamos ser surpreendidos pela organização desde o momento da retirada do kit até o final da prova, mas caro amigo leitor as vezes entramos em cada uma, não é verdade?

Coincidência ou não, participamos de uma prova na cidade de Campos do Jordão – SP, “como num dia típico de inverno daquela cidade linda e maravilhosa” o frio e a chuva nos faziam pensar – o que estamos fazendo aqui? E infelizmente a experiência foi a pior possível, a largada prevista para as 8h aconteceu somente as 9h30, um atraso considerável para uma corrida onde as condições climáticas não eram favoráveis (todos os atletas já tinham feito aquecimento debaixo de muita chuva e frio).

Largada GS

Durante o percurso encontramos monitores despreparados que talvez perguntassem a si mesmo – o que estou fazendo aqui? Cruzei em um determinado momento com um grupo de corredores voltando de uma rua sem saída, indicação do monitor que se preocupava mais com o celular do que com a prova. O lugar era muito lindo digno da cidade, mas a organização horrível que demonstrou uma total falta de respeito com os atletas, essa corrida aconteceu em 2015 e a medalha é a única lembrança boa. Bom, recentemente nos inscrevemos em outra corrida na cidade de Campos de Jordão, mas dessa vez não vamos correr mais, não é por causa do frio que diga-se de passagem é ótimo curti Campos com muito frio e seu Festival de Inverno é fantástico, mas sim pelos constantes adiamentos que a organização desta corrida vem realizando. A corrida deveria acontecer em Janeiro e foi adiada para Abril e acreditem faltando uma semana ela foi adiada novamente, agora para DEZEMBRO/2017. Diante disso desistimos de correr, isso mostra o quanto precisamos ficar atentos na hora de escolher uma corrida e de efetuar sua inscrição, talvez algumas corridas aconteçam eventualmente e suas organizações não tenham estrutura ou experiência suficiente para realização do evento. Vamos ficar atentos!

Por outro lado, corridas bem estruturadas são o ápice dos corredores e levam a números surpreendentes de participantes, aqui no Vale do Paraíba temos diversas corridas assim, alguns circuitos já estão consolidados como da Oscar Running Adidas que leva milhares de corredores para cinco cidades do Vale, mas na minha humilde opinião, isso porque sou suspeito de falar, a corrida General Salgado é a mais importante e mais charmosa, foi nela que comecei a correr oficialmente, lá em 2014.

Postal GS

Domingo (26/03) estivemos mais uma vez participando da corrida General Salgado, realizada pelo Quinto Batalhão da Polícia Militar do Interior – General Júlio Marcondes Salgado – Taubaté – SP, que já esta na sua XXXII edição. Fomos surpreendidos desde a entrega dos kits até a corrida, que este ano contou com um kit bem recheado e uma organização muito eficiente e rápida na hora da entrega dos kits. Perguntei a organização sobre a quantidade de inscrições realizadas e fiquei admirado com a informação de que mais de 5000 inscrições foram efetuadas e claro com uma pulga atrás da orelha; – como será a corrida com essa turma toda? Não podemos esquecer dos “pipocas” que sempre aparecem.

Atleta Fabi Mesquita

Então, a experiência de quem sabe o que esta fazendo com estrutura e bagagem suficiente para realizar um evento de tamanha proporção (com a participação de aproximadamente 10000 atletas), mostrou a competência da equipe organizadora que separou a galera dos 5k (corrida e caminhada) em um percurso e a galera dos 10K em outro. A largada foi ao mesmo tempo seguindo por ruas distintas a prova foi mais tranquila e prazerosa para todos participantes.

Diversão também faz parte das corridas e em vários momentos nos deparamos com figuras emblemáticas e dessa vez encontramos o Transformers Bumblebee (o simpático Camaro Amarelo) e o Shrek que fizeram poses para tirar fotos com todos que aproximavam. A galera estava bem empolgada, interagindo com a arquibancada onde meninas de uma academia puxaram o ritmo com muita dança e em seguida o aquecimento.

Como a corrida já é tradicional na cidade, as pessoas saem de suas casas para acompanhar, aplaudir e incentivar, em uma das ruas que passamos um casal distribuía água por conta própria e uma ducha estava refrescando os corredores. A união da galera é fantástica, quando uma corredora tropeçou e caiu no meio da rua, nada preocupante ainda bem, mas foi o suficiente para que mais de dez atletas prestassem toda a solidariedade a moça que se levantou, agradeceu, voltou para a corrida e rapidinho sumiu no meio daquele mar de corredores. Durante o percurso, em locais estratégicos, músicas ao vivo e também carros de som animaram os atletas e assim a General Salgado foi seguindo pelas ruas de Taubaté e terminando dentro do Batalhão da PM/I, mas sem antes ter um pedido inusitado de casamento na chegada feito pelo atleta André Guedes a sua namorada Helene, que aceitou o pedido com um sorriso enorme. Felicidades aos noivos!

Para esta corrida minha preparação ficou intensa uma semana antes, utilizando-se de uma planilha onde comecei com 7k, 8k, 9k e finalizei com os 10k da General Salgado, intercalando os dias entre corrida e descanso. Como já mencionei anteriormente, a planilha é essencial na preparação de um atleta, pois é através dela que você encontrará as melhores condições de alcançar seu objetivo de forma eficaz e tranquila. A companhia da atleta Fabiana Mesquita, da Equipe Corrida pela Saúde (Terceira colocada no Circuito 5k da Oscar Running Adidas 2016), nos motivou ainda mais e finalizamos juntos os 10k em um tempo de 57 min.

Marcos Sousa

Marcos Sousa

A sensação de finalizar uma corrida é única para aqueles que se propõem a vencer seus limites com ousadia, sem deixar a diversão, dividindo o asfalto com outro atleta mais rápido ou mais lento, pouco importa, o principal mesmo é o prazer de se sentir vencedor quando no final passamos pelo portal e colocamos a medalha no peito com a certeza de dever cumprido. Experimente!

Aliás, com uma frase muito inspiradora, estampada na grade protetora próximo ao portal da General Salgado, finalizo este artigo:

“CORREDOR, você jamais será o último colocado. Atrás de todos os corredores, estão aqueles que não tentaram.”

caimbra

Dicas: Pessoal, uma dica referente a câimbra, ela é muito comum entre praticantes de corridas de rua. São espasmos involuntários e prolongados, é aquela dorzinha com duração de segundos ou até minutos que é difícil de suportar em alguns casos. Os músculos são contraídos pelas células nervosas que já estão em processo de hiperatividade, ai não tem jeito eles contraem mesmo.
Uma forma de prevenir a câimbra é realizando os tradicionais alongamentos antes e depois de corridas e treinos. Muita gente não faz esses alongamentos e acabam sofrendo com as dores da câimbra. Sendo assim, gaste um pouquinho mais de tempo antes e depois das provas e realize os alongamentos, seus músculos, principalmente a panturrilha agradecem.

Texto: Marcos Sousa

Nenhum comentário ainda