Home » A postura do atleta é essencial.

A postura do atleta é essencial.

Publicado em 17 de abril de 2017

Abertura

 

 

Quando pensamos em corridas e tudo o que ela envolve, não podemos deixar de pensar na nossa postura quando corremos, ela é muito importante para qualquer atleta. Quando aplicada corretamente ou de forma adequada, ela previne lesões e ajuda gastar menos energia do corpo durante a corrida. Correr de cabeça erguida, com o corpo posicionado de maneira correta é sem dúvida uma das opções que o atleta deve realizar, mas exige também aplicação, concentração e principalmente exercícios educativos.

Vou confessar que a postura é uma dificuldade para mim, em alguns treinos aplico exercícios como colocar o tronco à frente, aumentar a minha passada, levantar a cabeça (essa sim é complicada, estou melhorando), mas não adianta, sempre me pego correndo de uma forma que já estou mais adaptado e que seja talvez errada, não sei! Mas é o que me deixa mais confortável, porém em algumas corridas a postura correta me faz falta.

Em uma certa corrida em Taubaté – SP, no ano passado estava entre 7km e 8km quando um rapaz passou por mim com passos mais largos e rápidos, ele diminuiu um pouco seu ritmo para que eu o alcançasse e falou: “levanta a cabeça para que você possa correr melhor, assim você esta obstruindo a sua traqueia *, levanta a cabeça e você vai correr mais.” Claro que levantei a cabeça e de uma certa forma os restante da corrida foi tudo bem, não que ela estivesse ruim, a verdade é que me empolguei com a dica do colega e busquei aumentar um pouco mais a minha passada e claro a velocidade.

Depois dessa corrida procurei fazer o possível para correr de cabeça erguida e sem dúvida é sim muito melhor, além da visão de tudo o que esta acontecendo ao seu redor a sua respiração melhora, mas isso não é tudo para uma boa corrida é legal desenvolver uma forma que adapte ao seu estilo de corrida e inclua ao movimento do seu corpo a postura mais correta possível para que seja evitado dores e lesões.

Pesquisei e existem muitas pessoas preocupadas em ajudar na chamada “corrida perfeita” e é muito válido estar atento a postura, alinhada ao seu corpo e corrida (movimento), veja algumas dicas que encontrei:

Cabeça: olhe para a frente, na linha do horizonte.

Ombros: devem estar relaxados. Evite correr com os braços elevados e tensionados.

Tronco: tronco e pescoço eretos e alongados, ligeiramente projetados à frente.

Braços: paralelos, mantendo os cotovelos flexionados em 90°. O movimento é um ciclo de pêndulo de modo alternado.

Joelhos: ao tocarem o chão os joelhos deve estar ligeiramente flexionado.

Tornozelos: deixe-os relaxados para quando toquem o chão realizem a flexão (dobrar) e ajudem no amortecimento.

Pés: na aterrissagem, o contato do pé com o solo deve ser feito com o meio do pé ou antepé (parte da frente).

Espeecificacoes da corrida

Como falei acima, sempre volto a um estilo de corrida que esta adaptado ao meu corpo, mas é bom ficar atento e se policiar para alguns erros básicos que devem ser solucionados e um deles esta relacionado aos pés que sempre devem tocar de forma completa o chão, pois ajuda na distribuição do peso preservando os joelhos, tornozelos e coluna. Em relação as passadas curtas o ideal é a passada longa que consome menos energia e te dá mais velocidade, essa sim é o ideal.

Outro erro muito cometido pelo atletas de rua é quando o olhar esta fixo ao chão e o pescoço muito a frente do tronco, isso não é legal e com o tempo pode trazer dores além de desalinhamento das costas. Se você se encaixa em alguns desses erros citados, realize exercícios educativos nos seus treinos e até mesmo nas suas corridas oficiais, eles são muito importantes e você sentira a diferença.

Alguns atletas durante a corrida acabam se distraindo e voltando aos erros básicos devido ao desgaste, cansaço e a ansiedade de chegar logo ao final da corrida atuando com influência significativa na distração e consequentemente ao erro.

No meu caso, estou corrigindo o olhar ao chão e a passada mais curta e, você o que precisa corrigir para que sua corrida seja perfeita?

Não dá para entender algumas pessoas!
roberto_lopes

Gente, o que é esse senhor Roberto Lopes Diniz, na São Silvestre de 2015 (na época com 61 anos) foi acusado de ter burlado a prova e agora esta aí de novo nas primeiras páginas da internet, dessa vez foi na Meia Maratona no Rio de Janeiro (09/04) onde ele aparece como TOP 100 no Rio City Half Marathon.

Ele fez os 21km em 1h23m, mas o pessoal esta achando que ele pegou um taxi próximo da largada, imagina isso. Mas o problema é que ele não aparece nos pontos de registros ao longo da prova e ainda correu com uma inscrição que não era sua. Ele foi desclassificado é claro.

Ai você que se mata nos seus treinos, levanta cedo ou treina a noite depois de um dia cansativo, se arrebenta para finalizar a prova, supera seu limite e o cidadão pega um Táxi para realizar a prova. Parece até engraçado um senhor com essa idade fazer uma coisa dessa, mas NÃO meu amigo, não é engraçado, é falta de respeito com todos nós atletas e espero profundamente que este cidadão seja proibido de participar de qualquer tipo de prova de corrida de rua.

Print

A dica dessa semana é para quem quer ter aquela barriga tanquinho, se você ter disciplina e estar realmente disposto a perder a famosa barriguinha a dica é realizar alguns exercícios Abdominal-lateraldirecionados e pode ser em casa mesmo. Dá uma olhada no site abaixo onde você encontrará as forma que deve ser feito o exercício e também suas séries. O ideal é que você reserve um período do seu dia para estar realizando os exercícios. Boa sorte!

Marcos Sousa

Marcos Sousa
corridapelasaude.com.br/

Fontes:
* http://www.todabiologia.com/dicionario/traqueia.htm
https://www.ativo.com/corrida-de-rua/iniciantes/postura-na-corrida/
http://blogs.oglobo.globo.com/pulso/post/coadjuvante-de-fraude-na-sao-silvestre-corredor-volta-atacar-no-rio.html

Nenhum comentário ainda