Home » A superação de um atleta, passa primeiro pela escolha certa.

A superação de um atleta, passa primeiro pela escolha certa.

Publicado em 17 de março de 2017

Fitness woman training and jogging in summer park, close up on running shoes. Healthy lifestyle and sport concept

 

 

Galera, que calor é esse? As corridas se tornam mais difíceis porque o calor vai minando as nossas energias, então a hidratação e estratégia são fundamentais para finalizar a corrida ou o treino sem estar ‘pregado’ no final, sem contar que asfalto parece que vai derreter os tênis. Inclusive nas corridas noturnas nosso desgaste esta sendo maior que o de costume. Mas não podemos parar, a corrida nos leva a superar nossos limites! E claro, sair do sedentarismo ampliando um universo de superação e motivação.

 

Desta formas, as roupas e o tênis são acessórios essenciais para uma corrida perfeita, tudo deve estar de acordo com nosso corpo para que a eficácia da corrida seja plena. A nossa saúde agradece pelos benefícios recebidos na sua totalidade e, em dias quentes, o ideal é correr com roupas leves que absorvam rapidamente o suor. Uma dica são as camisas Dryfit, também conhecida por poliamida (tecido leve, seca rápido e o fio do tecido tem capacidade de absorção 4 vezes maior que o poliéster e possui boa resistência). Algumas pessoas preferem correr com Shorts ou bermudas para não atrapalhar seus movimentos e eliminam o calor rapidamente, para os mais gordinhos, bermudas de lycra ajudam na diminuição de atritos entre as coxas.

 

Quanto ao tênis, é bom ficar atento na escolha e seguir alguns passos: primeiro descubra qual a sua pisada, ela quem vai direcionar para uma corrida segura e principalmente confortável alinhada ao tênis de sua preferência. O mercado oferece uma gama de marcas específicas de tênis para corridas e o mais adequado ao terreno que você escolheu para correr, não escolha seu tênis somente pela beleza ou por impulsão. Tenha em mente que é ele o responsável em dar conforto os seus pés.

 

Vitrine Oscar Jacarei

 

A pisada se divide em três tipos: a Pisada Neutra, Pisada Pronada e Pisada Supinada. Vale ressaltar que uma análise detalhada deve ser feita para que você descubra a sua pisada. Recomendo que consulte um profissional da saúde, como um Fisioterapeuta ou Ortopedista, para que esta definição seja feita de forma segura. Quanto ao terreno, o asfalto e a trilha aparecem como preferidos e o tênis deve estar alinhado ao terreno escolhido para que você tenha mais conforto e absorção do impacto.

A questão de lesões causadas por tênis é um assunto muito amplo e diverge de várias opiniões, mas é interessante ficar atento e buscar o máximo de informação seja com especialistas ou atletas…. afinal, o seguro morreu de velho, né!

Segundo o Fisioterapeuta André Mendes – Clinica Alexandre Mercadante (www.clinicamercadante.com.br) – muitas pesquisas já foram feitas nesta questão entre de tênis x pisada x lesões: — “Hoje em dia não existem evidências científicas que suportem a relação entre tênis e prevenção de lesões, vários estudos investigaram essa relação referente ao tipo de tênis, maciez ou não do tênis e notaram que todos os sistemas que existem estão mais ligados ao conforto do que necessariamente ao impacto.”

A evolução das marcas esta sempre em busca de novas tecnologias e atenta a um mercado emergente de corredores, fabricantes veem buscando desenvolver produtos de alta performance e qualidade para um público exigente. A tecnologia aplicada nos tênis como conforto, durabilidade, ventilação, amortecimento e até mesmo o peso do tênis influenciam na escolha do corredor na hora da compra, e eles sabem disso!

Se você esta a par de todas as informações para comprar um novo tênis as que mais se destacam são Asics, Nike, Mizuno, Adidas e Olympikus. Os preços variam muito, mas é possível encontrar alguns modelos mais acessíveis e são excelentes para uma boa corrida. Boa sorte na sua escolha.

 

whitlock_ed4-toronto16_2

Foto: Reprodução runnersworld/Canadá

O asfalto ficou sem sua lenda, com pesar notificamos a morte do corredor veterano Ed Whitlock, realmente uma lenda da corrida de rua.

Ed, faleceu no dia 13/03, vítima de um câncer de próstata. O canadense tinha 86 anos, e era referência para milhares de corredores, com vários recordes batidos, em 2003, aos 72 anos se tornou a primeira pessoa com mais de 70 anos a terminar uma maratona sub 3h. Ed foi um dos melhores atletas veteranos do mundo e sempre será uma inspiração para todos nós corredores.

 

Correr Drauzio Varella

 

 

Vamos de leitura, um bom livro para você que esta pensando em correr maratona:
Correr – O exercício, a cidade e o desafio da maratona.
Escrito pelo oncologista Drauzio Varella, conta como e por que decidiu espantar o sedentarismo, relata o desafio da primeira maratona e histórias de treinos e informações médicas. Vale a pena.

 

 

Marcos Sousa

 

 

Marcos Sousa
corridapelasaude.com.br/

Nenhum comentário ainda