Home » CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS ACADEMIAS!

CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS ACADEMIAS!

Publicado em 19 de dezembro de 2016

BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

15608988_10207583294171538_8503436_o

Todas as crianças que praticam atividade física devem mudar seus hábitos alimentares afinal para que possa atingir qualquer objetivo, com qualidade de vida.
No século 21, o mundo deparou-se com o fenômeno “ATIVIDADE FISICA”, preocupando-se com a manutenção de hábitos saudáveis visando a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.
Estudos feitos nas últimas décadas sobre treino de força para crianças e adolescentes, concluiu que a musculação traz benefícios, quando bem orientado sob a supervisão de um profissional, e liberado pelo Pediatra.
A academia pode e deve cuidar do estilo de vida das crianças e adolescentes, por desenvolver todas as necessidades dessas faixas etárias e promover a ligação com a possibilidade de continuidade da atividade por meio do fitness. Essa ligação é importante e favorece o estilo de vida saudável na vida adulta.

Depois das declarações médicas como aptas ao exercício físico, e devidamente autorizadas pelos pais.
Para o combate da obesidade e sedentarismo infantil, indica-se que a crianças façam uma hora de atividade física por dia de forma livre ou com orientação profissional, três dias na semana.
A atividade física para criança e adolescente deve ser desenvolvida como primeiro objetivo de incentivo à adoção de um estilo de vida apropriado à prática de exercícios por toda a vida, com o intuitivo de desenvolver e manter condicionamento físico suficiente para melhoria da capacidade funcional e da saúde.

Os riscos de treinamento com pesos para crianças e adolescentes são menores do que em muitas outras atividades tidas como seguras, como em esportes coletivos, (riscos de cotoveladas e trombadas, movimentos bruscos). Na musculação os treinos se torna seguro e eficiente e os riscos são menores porque os exercícios são monitorados todo tempo, por isso a chance de se fazer errado é muito pequena e os programas são individuais o peso, o tipo de exercício são escolhidos de acordo com as característica de cada um. O professor pode controlar os principais itens relacionados a lesões como: carga, intensidade e volume de treino e amplitude de movimento.
As respostas do organismo da criança e do adolescente ao exercício são diferentes das respostas do organismo adulto. Portanto, o programa de exercícios deve ser elaborado por um profissional que tenha profundo conhecimento das modificações pelas quais o corpo passa durante essa fase de crescimento. Já o excesso, a orientação inadequada ou a falta de atividade é que são maléficos às crianças e adolescentes.

Benefícios da Musculação:

Sabe-se que atividade física na adolescência, é eficiente e com inúmeros benefícios como aumento de força muscular e consequentemente maior proteção às articulações, diminuindo as lesões relacionadas a outros esportes (futebol, basquete, etc). As atividades, acelera o crescimento longitudinal, a espessura dos ossos, a liberação da testosterona e do hormônio de crescimento, melhor controle da postura; e melhora na composição corporal; ajuda na perda e no controle de peso nos casos de obesidade; ajuda a manter a flexibilidade; qualidade esta, imprescindível nessa faixa etária. Esses benefícios são mais evidentes com a musculação, com alguns critérios que são estabelecidos a saber: em primeiro lugar Avaliação Médica.

O programa: Não deve ter enfoque competitivo e sim dar ênfase à boa postura e técnica correta. O objetivo deve ser sempre um condicionamento físico geral.
Utiliza-se com frequência os pesos livres como halteres, anilhas, barras, elásticos, cordas, Jump, Step etc, ou próprio peso do corpo. Fazem-se em circuitos divertidos, treinamento funcional. O objetivo é o mesmo de adultos, mas numa dose menor para melhorar a força, a potência, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação, a velocidade, a resistência a agilidade.
É importante frisar, não significa que agora crianças e adolescentes possam sair por ai fazendo musculação de qualquer jeito. Saber dosar a intensidade do exercício, técnica de execução correta, peso deve ser aumentado de forma gradual.
Bom treinos!!!

pppp

Colunista: Tereza Vasconcelos Monteiro
Especialista em Ginástica Coletiva com Treinamento Funciona

Nenhum comentário ainda