Home » De Bem com Sua Mente – Com Elaine Ribeiro

De Bem com Sua Mente – Com Elaine Ribeiro

Publicado em 22 de agosto de 2017

                                                                                                              Ansiedade: Aliada ou inimiga em sua vida?

21081658_10209398474349908_901038724_o

A expectativa da sociedade em valorizar quem na vida é bem sucedido moral, afetiva, profissional e economicamente, faz com que pessoas desenvolvam transtornos de comportamento como síndrome do pânico, depressão, fobias e outros males. Como se inicia isto? Com pequenos quadros de ansiedade que não foram cuidados. Ansiedade muitas vezes é confundida com medo, a principal diferença entre os dois é que o medo acontece em resposta a um perigo real, enquanto a ansiedade ocorre sem que qualquer tipo de perigo objetivo seja presente. Mas, não pense que todo esse sentimento é ruim. Traça-se de uma proteção motivacional para que a pessoa se esforce em fazer algo bem feito, com excelência. Artistas, palestrantes, executivos e empresários usam da ansiedade como arma fundamental para suas execuções. O ser autocritico sempre nos impulsiona para o melhor. E quanto a você? Costuma usar a ansiedade como meio natural de melhorar sua rotina, ou deixa-se envolver por ela para tornar sua vida um tormento? O corpo pode somatizar as tensões do dia-a-dia, causar gastrites, alergias, dores intensas entre outros sintomas que podem ser amenizados se seguir alguns cuidados simples para a qualidade de vida:

1- Não se esqueça de respirar da maneira correta, profunda e lentamente, para oxigenar o fluxo sanguíneo.

2- Tente relaxar, alongando os músculos e fechando os olhos percorrendo mentalmente desde os pés a cabeça.

3- Pratique alguma atividade física ou esporte para canalizar toda energia negativa para fora, como se a cada impacto você se livrasse do que te faz mal.

4- Evite cafeína e outros energizantes que impossibilitem as ondas cerebrais de relaxarem.

5- Medite sobre suas ações todos os dias e pense na melhor forma de resolver um problema antes de agir.

6- Seja positivo e não de um final catastrófico para suas decisões.

7- Encare os problemas de frente e não fuja das resoluções, verá que se tornam um peso a menos.

8- Evite situações relacionadas a traumas passados.

9- Mantenha o autocontrole sempre.

10- E seja observador, tire o foco de si mesmo e seja participativo, expressando suas emoções e pensamentos.

A ansiedade nunca vai deixar de existir dentro do seu intimo, mas só você pode usa-la de forma saudável. Esteja sempre no controle das situações e viva melhor!

  1. Jaqueline disse:

    Adorei cada dica, em especial a 5 é mega importante não diminuindo a importância das outras claro, mas é que ela se não aplicada pode aumentar o estado de ansiedade gerando ciclos de culpa, você se pega pensando de forma obsessiva: porque não fiz de tal jeito? poderia ter tentado assim e não daquela forma!.Você é uma pessoa iluminada que divide um pouco do seu brilho com a gente. Obrigada! Namastê