Home » Exercício Físico, um poderoso aliado contra o Diabete tipo 2

Exercício Físico, um poderoso aliado contra o Diabete tipo 2

Publicado em 9 de maio de 2016

exerciciosediabetes

 

 

 

Nosso corpo deve estar sempre se movimentando
Por isso a atividade física é essencial.

DIABETES TIPO 2: distúrbios metabólicos relacionados à resistência insulínica, caracterizada por hiperglicemia e hiperinsulinemia, esses mecanismo estão ligados atrelados a má alimentação e ganho de peso.

Quase todos os estudos médicos demonstram que prática de atividade física é elemento fundamental para a obtenção do bem-estar físico, mental e melhora 100% a qualidade vida. Onde aumenta o número de mitocôndrias nas células. Além disso, o diabetes na velhice está associado à diminuição de Mitocôndrias (centrais energéticos), que resistem à insulina e consequentemente a doença aparece.

Estudos epidemiológico e de intervenção demonstram claramente que a prática regular de atividade física é eficaz para a prevenção e controle do diabetes Tipo 2. A prática regular, de atividade física é uma poderosa ferramenta e tem demonstrado diminuir o risco de desenvolver Diabetes do Tipo 2, tanto em homens como em mulheres, independente da história familiar, do peso e de outros fatores de riscos Cardiovascular como o fumo e Hipertensão.

Existem muitos conflitos na Literatura no que diz respeito ao tipo de atividade física mais eficaz na metabolização de gordura e consequente perda de peso.
A glicose e a gordura são os principais combustíveis do nosso corpo. É graças a elas que temos energia para andar, correr, pedalar, dançar etc. O exercício vai fazer o sangue circular mais rápido, melhorando a utilização da glicose. Sabe-se que o ganho de massa muscular faz com que aumentos o números de receptores musculares.

Estudos de intervenção tem demonstrado que mudanças no estilo de vida, adotando-se novos hábitos alimentares e prática regular de atividade física, diminuem a incidência de Diabetes do Tipo 2 em indivíduos com intolerância à glicose.
Sem dúvida, de suma importância para todos aqueles devem realizar de pelo menos quatros horas semanais de atividades físicas de intensidade moderada a alta diminui em média 70% a incidência de Diabetes do Tipo 2, em relação ao estilo de vida sedentário e também perda de gordura, melhora circulação, estimulo de hormônios, aumento da capacidade Cardiopulmonar, melhora na Pressão Arterial.

É recomendada a realização de exercícios aeróbios, para indivíduos com diabetes do Tipo 2, e os exercícios resistido pode ser especialmente no controle glicêmico de diabéticos do Tipo 2 e idosos, pois durante o envelhecimento há diminuição da força e massa muscular, a qual afeta o metabolismo energético maneira indesejável.
Já com o aumento da força e massa muscular através da prática de exercício resistido pode reverter esse quadro, melhorando o controle glicêmico.
Prática de exercícios em diferentes volumes e intensidades como estratégias para a promoção do emagrecimento e a prevenção do Diabete tipo 2, tem demonstrado também, no controle glicêmico de diabéticos, melhorando assim a sensibilidade à insulina e tolerância à glicose e diminuindo a glicemia sanguínea. Diminuição dos níveis glicose sanguínea, aumento dos estoques de Glicogênio muscular, redução da pressão sistólica.

DIABETES TIPO 2: Contribuir para redução de peso e adoção de estilo de vida saudável promove o bem estar e a longetividade.

DICAS: A atividade física precisa estar presente em seu dia-a-dia. Antes de iniciar um programa de Exercícios Físico, portador de Diabetes deve ser submetido a uma avaliação médica para identificar a presença de complicações da saúde.

pppp

Colunista: Tereza Vasconcelos Monteiro
Especialista em Ginástica Coletiva com Treinamento Funcional.

Nenhum comentário ainda