Home » EXERCÍCIOS PARA OS OSSOS

EXERCÍCIOS PARA OS OSSOS

Publicado em 17 de março de 2017

A ATIVIDADE FÍSICA É IMPORTANTÍSSIMA PARA PREVENIR A OSTEOPOROSE. SEMPRE É TEMPO DE COMEÇAR, MAS NÃO DEIXE PARA AMANHÃ.

IMG_5607

O trabalho, a casa, a família, os filhos o cachorro. Quanta coisa para pensar. Mas acrescente à sua lista de atenções seu corpo e sua mente. “Má alimentação, falta de sono e estresse são responsáveis pelo declínio da potência de vários órgãos, mas se você se cuidar tem a chance de retardá-los”. Mais trabalho, mais responsabilidade, mais estresse. Alerta! A mudança de estilo de vida ocupa mais tempo do seu dia, por isso todo zelo é pouco para preservar as horas dedicadas à saúde. Não perca de vista suas responsabilidades, mas olhe para si mesmo com mais vontade de estar bem.

Afinal que ideia você tem do envelhecimento? Um mar de doenças inevitáveis? Uma sucessão de perdas – saúde, vitalidade, prazer?

Com o passar do tempo, lá pelos 35 anos, as pessoas começam a perder massa óssea. Essa perda pode chegar a um estado grave a ponto de ocorrer fraturas nos ossos, simplesmente porque eles não aguentam mais o peso do corpo. É a osteoporose. A doença vem atraindo atenção de médicos e da população em geral.

Não é para menos: só os Estados Unidos existem cerca de 20 milhões de pessoas com o problema. No Brasil não há dados oficiais, mas os especialistas avaliam que o número de casos é alto e vai aumentar ainda mais. Lógico, a população está envelhecendo. Hoje, a expectativa de vida é de 65 anos; no ano 2020, a média será de 75 anos. Considerando-se que o país terá muito mais gente acima dos 50 anos (quando ocorre a osteoporose), dá para imaginar que o número de brasileiros com a doença também vai aumentar É preciso tomar uma providência.

O osso é formado por dois tipos de células: as responsáveis por produzir material ósseo, e as responsáveis por destruí-lo. Por incrível que parece às células destruidoras são importantíssimas. Elas funcionam como escultoras: desfazem o osso em pontos específicos, dando a cada uma sua forma característica, até 20 anos, as células construtivas são as que mais trabalham; dos 20 anos aos 35 anos, em geral, há um equilíbrio entre esses dois tipos de célula e depois as destruidoras levam vantagem, que no futuro pode levar à osteoporose.

Quanto mais massa óssea se acumula até os 20 anos, mais lenta será a degradação que começa entre 35 e 40 anos.
Os ossos perdem a capacidade de produzir novas células. Por isso, é essencial investir nos ossos desde a infância com uma alimentação rica em cálcio, proteínas, vitaminas D, e acima de tudo, praticar atividade física. Tudo bem cálcio e proteína são matérias-primas para a construção do osso, e a vitamina D ajuda na absorção do cálcio, estimulando a produção de massa óssea.

Osteoporose é definida como diminuição da densidade dos ossos causada por distúrbios metabólicos, que levam à absorção de cálcio. Ao observar o osso afetado por osteoporose no microscópio, dá para ver os espaços deixados pela perda de tecido. Quando se sofre de osteoporose, o risco de quedas e fraturas é alto, principalmente as de quadril, vértebras, costelas ou pulso. Essa doença pode ser prevenida com um estilo de vida saudável e uma alimentação rica e, cálcio.

Acomete mais as mulheres, sobretudo após os 45 anos, devido à queda na produção do estrogênio (hormônio feminino). Infelizmente, nada faz regredir a doença, nem os exercícios físicos. Mas eles são fundamentais como parte do tratamento, porque ajudam (juntamente com dieta e medicação adequada) a deter o avanço da descalcificação. Além disso, exercícios regulares, principalmente os aeróbicos (caminhada, bicicleta, corrida), são importante para evitar o surgimento da osteoporose.

Mas como o exercício previne a osteoporose?

Osteoporose não é doença só de idosos, ela começa a se desenvolver desde a juventude mas, acostuma se manifestar após 50 anos.

Sabe-se, mexer o corpo é essencial. Isso porque quando o osso sofre uma pressão ao longo do seu eixo, acaba produzindo mais massa óssea. Em outras palavras, ao se praticar uma atividade física, o organismo se submete à força da gravidade.

Considerando que o peso do corpo sobre os ossos exige que eles se fortaleçam, fabricando mais material ósseo. É um processo similar ao que acontece com os músculos, que ganham aumento da massa muscular, aumento da densidade mineral óssea com os exercícios físicos.

Bem, se você é do time dos sedentários, agora tem mais um motivo para fazer atividade física, ou até mesmo aderir às caminhadas naquela praça perto da sua casa. O ideal é exercitar-se desde a infância, mas a atividade física é bem-vinda em qualquer idade. A boa notícia, é que a osteoporose pode ser prevenido (ou o menos, controlado), com à prática regular de exercícios físico. Colocar o corpo em movimento pode retardar o processo de diminuição da massa óssea, mesmo no idoso. E mais: ajuda no tratamento da osteoporose, que pode sim, ter cura. É sempre tempo começar.

E cabe a cada um, como pessoa, e também responsável por si, por seu corpo e por sua própria saúde, seguir e praticar não só exercícios, mas outras orientações que visem uma melhor qualidade de vida. Bom treinos….

IMG_5623

Colunista: Tereza Vasconcelos Monteiro
Especialista em Ginástica Coletiva com Treinamento Funcional.

Nenhum comentário ainda