Home » Jornalista, apresentadora e cantora. Essa é Ana Paula Torquetti

Jornalista, apresentadora e cantora. Essa é Ana Paula Torquetti

Publicado em 20 de março de 2019

jmaHV4Iw

 

 

 Natural de São José dos Campos, jornalista, apresentadora e cantora. Essa é Ana Paula Torquetti

Toda a manhã na Record TV Vale, lá está ela. Sempre com simpatia e precisão na informação. Ana Paula Torquetti, 34, iniciou sua carreira profissional no terceiro ano da faculdade de jornalismo. Fez provas e testes até conseguir a vaga de estágio na TV Vanguarda, afiliada local da Rede Globo. Isso foi em 2005.

Passou pelas funções que a redação proporciona, como apuração de notícias, produção de pauta, mas sempre demonstrou interesse em ir para a frente das câmeras. “Neste período, cheguei a gravar algumas reportagens na rua, mas o máximo que aparecia na tv era minha mãozinha segurando o microfone”, relembra Ana com bom humor.

Ela diz que desde o começo recebeu orientações e incentivo da fonoaudióloga da emissora, que semanalmente atendia os repórteres e apresentadores. “E nas horas vagas corria para o estúdio para gravar pilotos e depois mostrava para minha chefia”, conta a jornalista.

Certo dia, a apresentadora que gravava boletins da agenda cultural saiu de férias e indicou Ana Paula pra ficar no lugar dela. Foi sua primeira aparição no vídeo! A partir daí foram surgindo outras demandas e oportunidades de gravações em estúdio. Substituía um aqui, cobria licença de outro alí, até que em 2010, assumiu definitivamente a apresentação e reportagem do programa de entretenimento adulto da casa, o Madrugada Vanguarda. “Foram oito anos à frente do programa e em setembro 2018 a RecordTv Vale me procurou com uma proposta de um novo projeto na região. Topei a mudança! E aqui estou hoje, dando início a uma nova fase da minha carreira como apresentadora do primeiro jornal da manhã, o Direto da Redação”, comenta Ana Paula.

Cantar é um dom maravilhoso que essa jovem talentosa tem. Uma voz que encanta e um carisma que emociona o público.

A paixão pela música vem de berço, a família toda sempre gostou da arte. Ana cantava nos festivais da escola, em aniversários infantis de conhecidos da família, dava canja nos barzinhos com músicos amigos dos seus pais. Na adolescência chegou a entrar numa banda só de mulheres, que cantavam apenas Spice Girls e Back Street Boys. Participou também de concursos de música, fez aulas e apresentações de teatro musical. “Mas formar a minha banda mesmo só aconteceu em 2016. A oportunidade surgiu quando eu apresentava um projeto musical num teatro de São José dos Campos. Os organizadores me perguntaram: você também não quer fazer um show aqui? Eu disse: quero! (rs) Montei, então, um repertório que contava os 100 anos da história do samba. Fizemos alguns shows em São José e no litoral norte. Foi incrível! E agora estamos montando um novo repertório… logo logo teremos novidades por aí”, ressalta.

C7VaU9HV

Ao mesmo tempo em que ela transmite uma leveza ao falar, conseguimos enxergar em seu olhar uma fortaleza incrível. Torquetti fala que isso tudo vem de seus pais que sempre ensinaram a respeitar o outro, a tratar todas as pessoas da mesma forma. A ensinaram que ela nunca perderia por ser honesta e gentil. O pensamento dentro de casa era sempre positivo e os sentimentos de amor e gratidão prevaleciam. “A educação que eles me deram é meu maior orgulho. Isso não tem preço”, emociona Torquetti.

Em 2018 surge uma nova fase na vida de Ana Paula: assumir o papel de apresentadora na Record TV Vale. Fase de muito crescimento em todos os aspectos. Estúdio, equipe, programa, estilo, horários… novas responsabilidades e muitos desafios, como por exemplo, ancorar um programa, ao vivo, durante meia hora, de segunda a sexta. “Ah, como eu aprendo! E agradeço todos os dias pela oportunidade que estou tendo de desenvolver outras habilidades, e claro, pela confiança que tiveram em mim e no meu trabalho. A sensação de ser reconhecida e valorizada é boa demais”, fala com orgulho desse novo papel.

Ana conta que se sente mais próxima do telespectador, que diariamente manda mensagens carinhosas, fotos do amanhecer e até do café da manhã que ele está tomando! “É um desenvolvimento constante de interação e criatividade, diante das ferramentas que nos são oferecidas. Fico feliz em saber que eles gostam de me acompanhar, independentemente da emissora”.

A revista Elite Vale fez um pingue pongue:

1) Um estilo musical. Qual música seria a trilha sonora dessa nova fase na TV?

Gosto de cantar MPB, acho que combina mais com meu timbre de voz. Mas também sou curiosa e amo conhecer tudo o que está rolando no momento. Acho que tenho um estilo musical diferente pra cada situação. Tem hora que curto pagode e funk, também tem o momento da sofrência sertaneja (rs), aí chega o pop e as internacionais mais swingadas, a doce MPB… ah, desisto. Não consigo escolher! (rs)

Mas hoje a trilha sonora fica por conta de Cidade Negra, com A Estrada:

“Você não sabe o quanto

eu caminhei

Pra chegar até aqui

Percorri milhas e milhas

antes de dormir

Eu não cochilei…”

2) Durante todo seu tempo de carreira, teve alguma história que te marcou? Comente.

São quase 14 anos na área. Que difícil! Mas me lembro de quando estava na produção de pauta e marquei uma matéria sobre casamento cigano. O costume deles é festejar durante vários dias. E a produtora inexperiente aqui, mandou a equipe de reportagem no último dia de festa. Conclusão: noivos e convidados totalmente embriagados e um jornal sem matéria sobre casamento cigano (rsrs)

Como repórter e apresentadora tive o privilégio de entrevistar profissionais que admiro ou que fizeram parte da minha infância e adolescência, como, Sandy, Xuxa, Ivete Sangalo, Tony Ramos, Tarcísio Meira, Lima Duarte, Lília Cabral.

3) Como é Ana Paula Torquetti família?

Quietinha (rs) Moro com meus pais e meu irmão e me sinto abençoada por estar em um ambiente familiar tão saudável e amoroso. Dentro de casa sou bem tranquila, acho que o “poder” (e a cara de pau rs) da ariana aparece mesmo na frente de uma câmera ou em cima de um palco. Me transformo!

4) O que podemos esperar para 2019?

Crescimento! Quero aproveitar a fase de mudanças profissionais e investir em outras áreas. Internet, publicidade, música… #vem2019

5) Um sonho realizado e um sonho a realizar?

Não sou muito de sonhar… mas hoje sinto como tudo se encaixa e acontece na hora que tem que acontecer. Sinto que a boa energia dessa fase de crescimento profissional também está amadurecendo minha vida pessoal. Quero formar a minha família e conhecer cada canto desse mundo!

Foto: Esquadrão do click

Ana Paula veste Villa Moraes

Make e cabelo: Camila Moraes

Nenhum comentário ainda