Home » O significado da felicidade ao se ter um animal de estimação

O significado da felicidade ao se ter um animal de estimação

Publicado em 7 de julho de 2017

Todo mundo que tem um pet comprova os benefícios de ter um companheiro desses em casa. 

“Se eu posso conquistar você com lambidas e amor, eu tenho um propósito”. Você já deve ter ouvido ou lido essa frase em algum lugar.

Entre as alegrias indescritíveis de se chegar em casa depois de um dia de trabalho ou de uma rotina agitada é ter alguém te esperando repleto de carinho e amor para dar. E, muitas vezes, esse alguém é o nosso animal de estimação. Só quem tem ou já teve um, seja ele qual for, entende a sensação de felicidade ao cuidar de um ser tão companheiro e especial.

Esses sentimentos bons ao se ter um animal vão além da diversão e dos sorrisos arrancados. Estudos comprovam que, o contato com animais de estimação pode ser fonte significativa de suporte e bem-estar para pessoas de todas as idades.

Recentemente, a Mars, dona de marcas como PEDIGREE®, WHISKAS® e ROYAL CANIN®, em parceria com WALTHAM® – principal autoridade científica em nutrição e bem-estar animal, desenvolveu uma série de estudos para analisar os benefícios que o relacionamento entre humanos e animais trazem.

Algumas das pesquisas compartilhadas comprovaram que, uma das mais fortes evidências sobre os benefícios à saúde ao se adotar um pet, são as melhorias à saúde cardiovascular, excitação fisiológica (o efeito moderador do estresse que os animais têm), depressão, ansiedade e suporte social. Entre diversos outros resultados benéficos.

IMG-20170424-WA0021

A Jornalista Camila Carvalho, de Jacareí, afirma que um animal de estimação só traz alegria, qualidade de vida e saúde. “Um amor tão puro só pode fazer bem. Os gatos são muito companheiros e carinhosos, adoram ficar grudadinhos, quando eles querem, claro. Eles são cheios de personalidade e isso deixam a casa mais alegre, consequentemente os humanos ficam também. Tenho cinco e se tivesse mais dinheiro, e espaço teria dez, com certeza”, diz.

Cachorro ou gato, não importa. O que vale é você escolher o animalzinho que mais se adapte à sua rotina e que te traga alegrias. Muitas vezes, eles podem mudar um pouco a rotina e exigirem cuidados especiais que, aliás, são fundamentais. Os pets precisam de acompanhamento. É necessário que a alimentação adequada, vacinas e medicamentos e, muitas vezes a castração, sejam supridas de acordo com as recomendações veterinárias. Porém, uma coisa é garantida: todo esse esforço será recompensado com muito amor.

FTN_0003

“Ter um bichinho de estimação, é ter um companheiro de existência. E, muitas vezes, quando o coração aperta é com eles que dividimos nossas angústias. “Aquele olhar calmo, a lambida inesperada no rosto, o pulo com a pata suja, a mordida quando é filhote. Tudo isso nos enche de alegria! É essa a sensação de se ter um bichinho em casa, nunca tive outros a não ser cachorros, mas imagino que a sensação deve ser a mesma, afinal esses nossos companheiros tem o dom absurdo de nos amar e nós, por obrigação, devemos amá-los de volta”, descreve o cinegrafista Silas Basílio, de São José dos Campos.

Se você tem ainda não tem um pet e está pensando em trazer mais alegria para sua casa, uma dica é procurar na sua cidade, as Organizações Não Governamentais (ONGs) voltadas para animais. Elas encaminham e direcionam para a adoção. Depois disso, tenha um veterinário de confiança para te orientar e dar todo o suporte necessário aos cuidados do seu novo companheiro.

IMG-20170424-WA0080

“Porque não existe amizade mais leal e pura do que a de um animal. Nós nos entendemos com apenas uma troca de olhares! Tudo isso traz leveza e bem-estar em cada sorriso que a Melissa tira de mim”, finaliza Paula Heredy, de Jacareí.

Nenhum comentário ainda