Home » Praticantes de Corridas de Rua e os CUIDADOS com a POSTURA.

Praticantes de Corridas de Rua e os CUIDADOS com a POSTURA.

Publicado em 11 de setembro de 2016

Se seu estilo é viver bem venha Correr e aprimore sua Corrida.

 

metas-na-corrida

 

Um dos exercícios mais praticados hoje em dia é a Corrida de Rua. Se o dia-a-dia é agitado, estressante e quase não sobra tempo para se cuidar. Começa agora a Corrida de Rua, pois é um dos esportes que mais ganha adeptos no Brasil. Considerada uma das práticas mais completadas quando o assunto é perder peso, já que promove gastos energéticos.

A Corrida de Rua, é antiga e de baixo custo e que mais cresce no mundo, por ser um exercício democrático, pois pode ser praticado em qualquer lugar. É uma excelente alternativa para quem procura fortalecimento muscular.

A Corrida de Rua é considerada umas das modalidades mais antigas. A corrida nada mais é do que um deslocamento efetuado através de uma sucessão de saltos. Difere da marcha (caminhada) porque, enquanto nesta o corpo tem sempre um apoio no solo através de um ou ambos os pés. Correr existe um momento de suspensão no qual os pés perdem o contato com solo.

A prática da Corrida é sempre recomendável, quer como um exercício de grandes e profundos efeitos gerais sobre o organismo, quer também como preparação física ás outras provas e aos demais esportes.

Correr é um exercício natural, é simples porque é um exercício instintivo e automatizado. Como exercício de rendimento é complexo, resultante de um trabalho preciso de todos os segmentos corporais e orgânicos. Ao se Correr, você recruta diversos músculos.

A Corrida é uma expressão individual: não existem dois atletas correndo de modo idêntico devido as diferenças anatômicas (biótipo),a força, a flexibilidade, a coordenação, a harmonia de gestos e até a interpretação pessoal da Corrida. Existem formas de execução diferentes, mas os princípios da técnica sejam os mesmos. O Velocista corre de modo diferente do corredor de meio fundo, que por sua vez utiliza uma técnica de corrida diferenciada do fundista.
Sabemos que a Corrida de Rua torna-se uma excelente estratégias para prevenção e controle de doenças Crônica Degenerativas (Hipertensão, Diabetes, Depressão, Problemas Cardíacos, tonifica os músculos, melhora o sono, e também o humor, etc).

Cuidados: Corridas sem riscos…
Entende-se que dentro do campo da biomecânica a cada passada, e com o aumento da velocidade as forças de impacto aumentam de 2 a 3 vezes o peso corporal, gerando fadiga precoce e perda da técnica do movimento. Essa perda da técnica perde-se também a capacidade de estabilização das articulações, gerando uma onda de choque de baixo para cima, o que pode ocasionar as lesões por sobrecarga.

É extremamente necessário uma boa postura, pois é classificada como postura dinâmica, são essenciais para o desenvolvimento de sua prática como a postura da Cabeça, Coluna, Braços, Quadril, Joelhos e Pés. Porque exige ações constantes de ossos, músculos, Articulações, Tendões e Ligamentos. Esses diversos sistemas estão atuando e buscando se coordenar no momento da Corrida: Cardiorrespiratório, Osteomuscular, e Digestivo, etc.

O pleno funcionamento permitem executar com qualidade as solicitações (Velocidade, Respiração, Coordenação Motora e Força muscular), onde irá trazer economia de esforço, redução da tensão e fadiga muscular, minimizando os problemas musculoesqueléticos.

Antes de CORRER e depois da Corrida.

Recomenda-se um aquecimento de aproximadamente 9 minutos com exercícios de alongamentos das musculatura dos membros superiores e inferiores como também do tronco.

Depois de CORRER: também.

A DICA: Antes de Praticar essa atividade, é consultar um profissional.

 Tênis especifico é fundamental para o desempenho na Corrida, pois a modalidades que exigem deslocamentos, com os membros inferiores, o Tênis que ajudam no desempenho, e previnem muitas lesões

Consultar um especialista (Cardiologista ou Médico do Esporte). O exame médico é um cuidado necessário.

Fator importante para se ter sucesso efetivo na prática da Corrida de Rua é levar em consideração, a idade, pois ela interfere e muito no rendimento físico de cada praticante. BOM TREINO!!!

09

Colunista: Tereza Vasconcelos Monteiro
Especialista em Ginástica Coletiva com Treinamento Funcional.

Nenhum comentário ainda