Home » Preparação Psicológica: tão fundamental quanto a física

Preparação Psicológica: tão fundamental quanto a física

Publicado em 13 de abril de 2018

Talvez esse seja um título intrigante que nos cause um momento de reflexão, afinal treinamos e buscamos orientações para realizar uma boa corrida o tempo todo, mudamos a alimentação e nos transformamos em “Fitness”, tudo isso em função da corrida, estar em boa forma e claro ter uma qualidade de vida melhor. As palavras de incentivo estão a todo momento martelando em nossas cabeças: você é forte, você é vencedor, é capaz… enfim são várias as palavras que nos motivam e nos levam a correr e se superar.

Por outro lado, analisamos o fato de que a maioria dos atletas de rua se preparam intensamente para uma corrida com treinos específicos com variações de percurso incluindo subidas e descidas e, mantendo a sequência de treinos de 3 vezes na semana. Não tenha dúvida que você terá um resultado muito positivo na sua corrida e seria até errôneo da minha parte dizer o contrário. Estaria contradizendo tudo o que penso: Treinar e alimentar-se bem, hidratar-se muito durante a corrida, fazer exames periódicos, todas essas peculiaridades que envolvem uma corrida.

123

Toda corrida ou treino passa por um momento psicológico e emocional que reflete diretamente no atleta e esse fator é tão importante sendo positivo ou negativo. Quando chega no estado negativo acaba nos colocando em uma condição de “não vou conseguir”. A partir daí, inconscientemente, o atleta começa a desistir antes mesmo de tentar se superar, sua mente e seu corpo acabam se entregando ao cansaço e desânimo. Um exemplo recente aconteceu em um de nossos treinamentos onde uma de nossas atletas me disse que não conseguiria ir até o final do treino por estar cansada, tínhamos acabado de subir um morro bem íngreme e nossa distância inicialmente chegaria a 5,5k. Nosso trabalho foi unicamente focar no emocional dela dentro da corrida e no final subimos mais um morro, finalizando o treino com 6,6k. Então chegamos a conclusão que entre o psicológico e ser vitorioso passa pelo esforço e a convicção de que você pode chegar em qualquer lugar e que é capaz de superar seus limites mesmo que a dificuldade se coloque à sua frente.

O que quero dizer é que a parte psicológica e emocional é um dos fundamentos mais importantes para a superação dos nossos limites, ahhh eu sei você já esta “careca de saber disso”, mas será que você esta utilizando o seu estado emocional de forma correta?

Algumas etapas devem ser analisadas mais de perto como o antes, durante e depois da corrida. Vejamos:

Antes: Entender que ir para uma corrida é o ápice dos nossos treinamentos. Gostamos e somos apaixonados pela corrida, ou você não é? Toda corrida tem uma história diferente e que estudar e buscar informações do percurso é uma das formas de se preparar psicologicamente, mentalizar coisas boas para a prova, superar a ansiedade e pensar na dificuldade como um obstáculo já superado, isso irá te colocar em uma outra condição em relação aos demais corredores. Tenha uma mente de vencedor, você precisa do equilíbrio emocional para manter o clímax de uma prova ou treino acesos dentro de você.

Durante: A tomada de decisão durante a prova é fundamental e é essencial deixar de lado os fatores que sugam suas energias, acabam com a sua euforia e alegria de estar participando de uma prova ou que seja um treino. Não se preocupe com o atleta mais rápido, um possível morro ou a distância a percorrer como se fossem adversários impossíveis de se vencer, apenas faça da sua corrida “a melhor”. Quando estamos determinados a participar de algo e saímos da nossa área de conforto significa que precisamos dar o nosso melhor, buscar tirar o máximo do máximo. Desenvolva estratégias que passem pelo processo psicológico de como se comportar dentro da corrida para que o seu principal adversário, o seu corpo, não te vença com o cansaço. Crie pequenas metas dentro da corrida, por exemplo: mentalize alcançar e ultrapassar um determinado atleta. Divirta-se na corrida para que seu lado emocional junto com o seu corpo treinado e forte te levem a finalizar a prova com alegria e entusiasmo. Na parte final da prova comece a imaginar a sua chegada como um momento de superação e vitória pessoal, afinal você é um vencedor.

Depois: Esse é o momento da análise de como foi a corrida e corrigir o que trouxe mais dificuldade durante o percurso. Busque qual foi o momento em que o psicológico sofreu uma queda e que você talvez tenha deixado o cansaço te vencer com mais facilidade. Prepara-se mais!

Na condição de atleta amador de rua, gosto de compartilhar minhas experiências com você, meu amigo leitor e posso afirmar com muita tranquilidade que o fator emocional pode levar atletas extremamente treinados a serem superados por outros que não tem o mesmo nível de treinamento. Quando chega nesta etapa o emocional negativo já tomou conta de toda a situação, por isso a preparação emocional positiva exerce uma função importante exigindo do atleta a concentração para que seja ultrapassado todas as barreiras – internas e externas – entrando em êxtase e deixando evidente toda a magia do esporte.

Concluo então que ao imaginarmos largando bem, com o controle de tudo e continuando focado mentalmente, isso nos leva a certeza de que o cansaço será superado pelo pace mantido e o “sofrer” será eliminado pela CONFIANÇA e DETERMINAÇÃO de um vencedor FORTE FISICAMENTE, TREINADO e PSICOLOGICAMENTE dominante e equilibrado. Seja forte na área física e mental e suas metas serão alcançadas.

Até a próxima galera.

896

Marcos Sousa
corridapelasaude.com.br/

5632

  1. Grasiele Querino disse:

    Bela matéria sofro muito com meu psicologico. Com certeza o trabalho do grupo corrida pela Saúde me fez vencer meu psicológico e correr 7 km sem parar.