Home » Projeto Mulheres de Peito Aberto

Projeto Mulheres de Peito Aberto

Publicado em 21 de junho de 2018

JOICE PATELLI

O projeto “Mulheres de Peito Aberto” tem o intuito de resgatar a autoestima da mulher com câncer e foi colocado em prática no hospital São Francisco em Jacareí-SP.

A fotógrafa Joice Patelli relata que já passou por várias experiências, uma delas foi a de fotografar mulheres que lutavam contra o câncer, quando foi convidada por uma amiga para conhecer o projeto “Mão Amiga”, dentro da oncologia do hospital. Ela confessa que não sabia muito o que esperar do projeto, mas aceitou o convite na hora, mesmo estando muito atarefada com sua vida pessoal, afinal o convite era para homenagear as mulheres em comemoração ao dia da mulher e o aniversário deste projeto.

A proposta era para montar o estúdio fotográfico e realizar ensaios para as pacientes, enquanto a festa acontecia. Joice relata que estava tranquila pelo fato de ser profissional em fotografar eventos, mas ela se enganou, pois, os fatos acontecidos neste dia foram únicos e inesperados.

A primeira paciente para fazer as fotos era uma mulher linda, jovem, completamente careca e que tinha uma expressão entristecida. Joice aproximou-se e perguntou para a moça se ela gostaria de fazer umas fotos, mas ela negou, não queria fazer as fotos, pois se sentia feia, entretanto a fotógrafa respirou e disse-lhe: “todas as mulheres têm sua beleza, a ausência de seu cabelo não torna você uma pessoa pior do que ninguém. Vamos fazer algumas fotos e eu te mostro. Se você não gostar apago agora mesmo. ”

A moça pensou bem sobre a proposta e aceitou. A fotógrafa com suas táticas profissionais começou a tirar fotos da paciente e enquanto isso perguntava discretamente sobre a vida da moça. Descobriu então que atrás daquele ser humano entristecido e fechado, existia uma mulher vítima do câncer, que não tinha perdido apenas o cabelo, mas também tinha perdido a vontade de viver, a esperança, a vaidade e tudo aquilo que ela acreditava. Joice tinha apenas uma chance de devolver a autoestima para a moça e principalmente de fazer a diferença em sua vida.

Continuando os cliques, em determinado momento a paciente disse que tinha vontade de fazer ensaio sensual, mas ela não sabia que essa era a especialidade de Joice Patelli. Então a fotógrafa comentou que poderiam fazer as fotos sensuais naquele momento; a moça ficou entusiasmada, mas ao mesmo tempo pensativa por tirar fotos sensuais dentro de um hospital. “A sensualidade não requer tirar a roupa, você pode ser sensual num sorriso, olhar, gesto ou em uma atitude. Pode ser sensual sendo você mesma.” Disse a fotógrafa Joice. A
paciente experimentou grandes sensações entre a realização de sua vontade e a percepção de que a beleza vai além dos atributos físicos.

No evento a fotógrafa pôde conhecer várias mulheres, cada uma com histórias diferentes para contar, mas que estavam ali pela mesma causa. Sempre quando uma mulher chegava para fazer as fotos Joice permitia primeiro alguns minutos de conversa e procurava olhar o interior de cada uma e assim resgatar aquilo que o câncer roubou dessas mulheres e tentar devolver o sorriso fácil e a vontade de lutar contra esta enfermidade.
As histórias eram muitas, tanto de mulheres mais velhas, quanto de mulheres jovens e bonitas, ao qual era a grande maioria. Para a alegria de Joice, as mulheres estavam gostando da ideia de serem modelos por um dia. Apesar de não se enxergarem bonitas era uma nova forma dessas mulheres terem um momento de descontração.

Na finalização dos ensaios fotográficos, Joice estava quase desmontando seus equipamentos e se aproxima dela uma senhora; ela era bem simples, com um lenço na cabeça, um olhar perdido e entristecido, parecia carregar nos ombros um mundo que era só dela. Com sua paixão pelo trabalho ofereceu-lhe para fazer algumas fotos dessa senhora. Por sua vez a senhora aceitou a proposta, acenando a cabeça que sim e com um sorriso envergonhado no rosto demonstrou interesse.

Após minutos de conversa, a fotógrafa sugeriu algumas poses e no final do ensaio mostrou as fotos para a senhora; esta por sua vez se emocionou. Com mais essa experiência Joice percebeu que seu trabalho naquele dia foi muito além do que fotografar mulheres, foi ainda mais valioso, pois ocorreram demonstrações de exemplos vividos.
Contudo, as modelos da exposição foram selecionadas pelo hospital São Francisco e após a escolha Joice marcou um café com todas elas, para que pudessem se conhecer melhor e falar um pouco mais sobre o projeto. A ideia era realizar sonhos através do ensaio fotográfico e isso foi possível com a competente fotógrafa Joice Patelli.

Relatos de Joice Patelli:

“Percebi que o câncer não causava apenas dores físicas, sua principal dor era emocional, ele mutilava esperanças, destruía corações e roubava sonhos. Eu não estava ali para apenas fotografar, estava ali para mostrar a essas mulheres que elas não tinham perdido sua beleza e sua essência feminina com a descoberta do câncer, pelo contrário, elas iriam descobrir a sua beleza verdadeira, aquela que vem da alma, que não necessita de um cabelo, um seio ou uma maquiagem bonita. Eu estava ali para fazer com que aquelas mulheres
voltassem a encarar o espelho na certeza que iriam vislumbrar uma beleza de dentro para fora.”

“Eu me senti quebrando barreiras do preconceito, da dúvida e principalmente devolvendo a autoestima para aquelas mulheres. Foi a primeira vez que tive contato direto com pessoas que tinham câncer e pude ver que o estrago da doença era muito maior no âmbito emocional do que físico. Encarar um espelho sem cabelo, sem sobrancelha era uma tarefa apenas para mulheres muito fortes.”

“Saí dali com a certeza que o meu trabalho estava apenas começando e que seria um trabalho árduo, pois eu queria devolver para outras mulheres a autoestima, queria permitir a elas que se olhassem no espelho e enxergassem a sua verdadeira beleza, e que estas pudessem perceber que o câncer poderia até ter tirado seu cabelo, sua mama, mas não tinha tirado sua beleza e sua essência feminina.”


Mulheres que participaram do projeto “Mulheres de Peito aberto” no hospital São Francisco:

Janaite (2)

Janaite
Fotografou alegremente ao lado do seu marido, fazendo travessuras dentro de um supermercado.

Alessandra  (1)

Alessandra
Realizou seu ensaio em Campos do Jordão, com delicadeza e muito charme.

Noeli (3)

Noeli
Alegre e extrovertida, fez seu ensaio num parque ao lado de sua irmã Silvia.

Silvia (1)

Silvia
Alegre e divertida, foi fotografada em Campos do Jordão, mostrando sua força e paixão.

marinete (2)

Marinete
Conquistou seu sonho fotografando na praia, mesmo não acreditando que tudo isso seria verdade.
Solange
Seu ensaio foi em um parque ao lado de seu amigo inseparável, o livro.

vera lucia (7)

Vera Lúcia
Tem o espirito alegre e jovial. Divertiu-se muito ao ser fotografada em um parque com sua filha . Empresária, venceu o câncer e conta com um marido apaixonado ao seu lado.

milene (1)

Milene
Apaixonada pela dança, fez suas fotos em uma escola de dança, deixando transparecer sua beleza.
Rosângela
Foi

fotografada pensativa, em um lindo fim de tarde no campo de lavandas.

Aurélia (4)

Aurélia
Tem ao seu lado o grande companheiro Telmo, foi ele quem descobriu seu câncer de mama.

fabiola (4)

Fabiola
Realizou seu ensaio na praia. Tem um espírito aventureiro e descobriu-se linda através das fotos.

Nenhum comentário ainda