Home » Selic x Economia Governamental

Selic x Economia Governamental

Publicado em 29 de novembro de 2017

taxaselic3-615x390

 

Após dois anos consecutivos de muitas altas na Taxa Selic, estamos vivenciando do uma diminuição constante e com isso, a economia voltando a respirar e dar mais esperança a investidores, e as consequências são trabalhadores mais felizes e diminuição na taxa de desemprego.

No entanto, a diminuição da Taxa Selic tem mudado é a economia do governo durante esse período, desde o mês de outubro o governo Federal tem feito uma economia nos cofre públicos de R$51,9 bilhões no acumulado, tudo isso com os juros da dívida pública. Com a diminuição além de economia, os reduz também os custos com o financiamento do déficit publico e o financiamento da dívida publica. Onde isso leva a reequilibrar as contas governamentais que estiveram em um tremendo desequilíbrio durante o período de recesso econômico.

Vamos recapitular, a Taxa Selic chegou ao seu ápice em outubro de 2016, a um nível estrondoso, levando a economia a recessão, com uma taxa de dois dígitos 14,25%. Com o advento do Impeachment da Presidente Dilma o novo Governo do então vice presidente Michel Temer, vem diminuindo essa taxa, onde hoje encontra-se em 7,25%.
O que muitos ainda não sabem é que quem fez esse estudo foi o Senado Federal, pelo IFI – Instituto Fiscal Independente, que usou as despesas públicas como mensurador do estudo. Foi verificado que os gastos públicos é o segundo maior gasto do governo, e com uma política mais fiscal, os gastos podem ser reduzidos.

O Instituto IFI, irá divulgar mais estudos sobre a política fiscal e política monetária.

Por Corifeu Alberto

Nenhum comentário ainda