Home » TRÂNSITO É A SOMA DO RESPEITO COM A CIDADANIA

TRÂNSITO É A SOMA DO RESPEITO COM A CIDADANIA

Publicado em 2 de agosto de 2016

 

lpoi

Conhecido por alguns como Junior e por outros como Pedrinho, Pedro de Alcântara Motta Junior é pré-candidato a vereador para as eleições de 2016 pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) em Jacareí. Graduou-se em técnico de administração e está se formando em gestão pública. Deu sequência aos negócios da família e, em 2005 formou-se, posteriormente, em instrutor técnico teórico e prático de trânsito, credenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN). Desde 2010 é o proprietário da autoescola Estrela, não deixando a função de Instrutor Prático de Trânsito.

TRÂNSITO É A SOMA DO RESPEITO COM A CIDADANIA

Educação é a base do desenvolvimento da conduta do cidadão em qualquer situação do cotidiano, seja ela expressa por palavras ou ações. A nossa postura no trânsito não foge dessas condutas. Educação gera respeito e, a partir desse princípio, exercemos a caridade, a paciência e a prática daquela famosa frase: dirija por você e pelo outro. O respeito influência. Pequenos cuidados que muitas vezes deixamos passar despercebidos e desrespeitam legalmente as regras de trânsito, podem ser moldados com o tempo. A partir do momento que nos damos conta que todos nós somos educadores, o nosso olhar se diferencia. O que transforma a atitude do outro é o seu exemplo. Como você vai exigir segurança nas vias e estradas, se você não dirige de maneira responsável? Eu sou professor de trânsito e afirmo que, para me responsabilizar pela minha conduta e parar de colocar a culpa no outro, foi um processo longo e contínuo. Repito: o respeito influência. Ter cuidado com o pedestre, ficar atento para nos sinais, placas e radares, respeitar a velocidade, lidar com a ansiedade de chegar no destino ou tantas outras situações podem ser controladas e transformadas em uma direção segura. Eu escolhi dedicar a minha vida para instruir o cidadão para o trânsito. A vida do instrutor não é fácil. Vibro com as vitórias e ajudo nas dificuldades dos meus alunos. Mas, essa responsabilidade me motiva diariamente. Claro que, a autoescola ensina e prepara como dirigir. Porém, a prática do dia a dia vem da cidadania que como disse logo acima, é resultado de um exercício cotidiano. Uma direção responsável garante a sua segurança, a segurança do tráfego ao seu redor, a fluidez da mobilidade viária e a tranquilidade de ir e vir para onde for necessário. O trânsito nada mais é que a soma do respeito com cidadania.

  1. Renata Fernandes disse:

    Adorei esta matéria e gostaria de poder receber outras voltadas para este tema importante para cada um de nós que é a cidadania.