Home » MUDE AGORA “ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADES FÍSICA”

MUDE AGORA “ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADES FÍSICA”

Publicado em 30 de maio de 2017

IMG_5654

 

Esforçar –se na academia não é suficiente para o desenvolvimento dos músculos. Comer corretamente é a chave para o sucesso.

De acordo com ”Rapier”, a autoconsciência que conecta o corpo e a mente é a chave para o êxito do treinamento. Exercitar o corpo e a mente é um bom remédio, contra depressão, stress, ansiedade…

Muitas vezes, as pessoas comem sem necessidades. Apenas por vício. E, claro, engordam!
Nosso corpo é uma máquina perfeita! Cabe a nós decidirmos que combustível usar para que ele dure muito tempo, com um bom funcionamento. A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do stress e redução de riscos de algumas doenças (principalmente hipertensão, obesidade, diabetes e o colesterol alto). E a alimentação correta ajuda a produzir mais serotonina, aumentando- o bom humor e ajudando no combate até da depressão.

Entretanto, para busca de resultados estéticos e de desempenho durante os exercícios, é perfeita a união da alimentação balanceada e suplementos alimentares.

Vivemos em sociedade, é fato! Mas não é porque a maioria das pessoas se alimenta mal, e não está nem ai para isso, que devemos copiar esses hábitos inadequados. A primeira mudança é a de atitude. É ela que atrai as outras transformações. Alimentar-se bem é o grande desejo de muitas pessoas, principalmente as que se preocupam com a boa saúde.

É essencial iniciar a formação de bons hábitos alimentares. Quando se fala em saúde, é ter equilíbrio e bom senso. Quem procura em estilo de vida saudável deve saber balancear a alimentação sem cortar grupos nutricionais essenciais.

Saiba comer bem não significa ingerir comida em excesso. Muito pelo contrário. O certo é saber o que e quando comer. Estomago vazio treinos sem resultado, quem pratica esporte gasta mais energia. Constatou –se os benefícios que a alimentação adequada pode trazer para quem pratica uma atividade física, e busca resultados efetivos e duradouros.

Alimentação é parte fundamental, para atingir objetivos na musculação, Cross Fit, treinamento Funcional e outros, traz ganhos tão importantes quanto o programa de treinamento ou o uso de suplemento alimentar no processo de hipertrofia ou emagrecimento. Fazer as melhores escolhas alimentares, como suprir as necessidades: proteicas para construir novos tecidos musculares, garantir carboidratos complexos para fornecer energia nos treinamentos e até mesmo gorduras, vitaminas, sais minerais e fibras fazem a diferença para o bom funcionamento de todo o organismo, promovendo o ganho de massa muscular de maneira mais completa.

A alimentação varia de acordo com o tipo de treino e a frequência dele, mas se o objetivo é pegar pesado no treino e, consequentemente, aumentar a massa muscular e diminuir ao máximo a gordura corporal, é preciso ingerir as quantidades corretas de micronutrientes – proteínas, carboidratos e lipídeos – e micronutrientes – vitaminas e sais minerais contidos nas frutas, verduras e legumes, para que o plano de treino funcione. As vitaminas permitem que o nosso organismo funcione corretamente, pois elas fazem parte de funções corporais, como processos e reações celulares essenciais.

Claro sozinhos não funcionam, não atuam no ganho de massa, pois o tipo treino, o descanso, a alimentação e uma suplementação alimentar adequada são fundamentais para que esse micronutrientes suplementados atuem da forma correta. Estima-se em torno de 60-70% do sucesso em um programa de treinamento dependa da alimentação. Então lembre-se que quando o assunto é ganho de massa muscular é preciso se alimentar muito bem, em quantidade corretas de acordo com a intensidade e duração do treino. O metabolismo de gorduras é dependente do metabolismo muscular, pois a gordura se transforma em energia ATP.

Devemos nos alimentar seis vezes ao dia para suprir à quantidade e a qualidade de alimentos necessários para um bom funcionamento do nosso corpo. Suplementos são uma ótima forma de adquirir o equilíbrio entre ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras para auxiliar na conquista de um corpo melhor e saudável. Ter uma alimentação fracionada também mantém a glicemia equilibrada, o que melhora o raciocínio e o humor.
Cada indivíduo possui suas características metabólicas, ou seja, pessoas do mesmo sexo, idade e rotina de treinamento, podem apresentar metabolismo diferentes.

Por isso é essencial consultar um profissional de nutrição para desenvolvimento deste plano de alimentação e suplementação, e não seguir apenas o que seu amigo ou instrutor da academia dizem. Além disso, cada tipo de produto é indicado para um objetivo diferente, por isso, os resultados desejados só serão alcançados se utilizados de forma correta.

Desta forma, procure aproveitar ao máximo o tempo em que estiver na academia. Lembre-se que talvez este seja o único horário do dia em que você está fazendo algo em benefício do seu corpo.

Não se esqueça da água diariamente. Evite sentir sede, este é um sinal de que está desidratada. E tenha cuidado também para não exagerar, pois isso poderá atrapalhar o rendimento do treino.

Uma boa conexão entre mente e corpo pode favorecer ótimos resultados na busca de um objetivo. Alimente-se bem, de forma saudável Viva melhor!

Bom treinos…

 

 

IMG_5626

 

Colunista: Tereza Vasconcelos Monteiro
Especialista em Ginástica Coletiva com Treinamento Funcional.

Nenhum comentário ainda