Home » CORRENDO SEM SURPRESAS.

CORRENDO SEM SURPRESAS.

Publicado em 6 de março de 2017

Corrida Pela Saude

 

 

Com o fim do Carnaval 2017, o Brasil finalmente começa o ano. Será mesmo? Para a galera das corridas de rua o ano começou mesmo em Janeiro, com provas e treinos por todos os lados.

Alguns atletas aproveitaram esse início de ano para colocar em dia seus km’s que andaram de férias e outros para melhorar sua performance e condição física, mas agora é hora de se reavaliar para que surpresas não aconteçam durante o percurso. Estamos com uma enxurrada de informações a respeito de circuitos e provas em diversos sites (Veja Dicas CpS), para que você possa desfrutar o máximo de corridas e assim atingir sua meta pessoal é, sem dúvida, essencial fazer uma avaliação de suas condições físicas como falamos na matéria – Um País de Tênis no Asfalto –Publicado em 25 de fevereiro de 2017 – Revista Elite Vale.

Depois das avaliações físicas, o ideal é criar uma agenda de corridas da qual você queira participar durante o ano, é imprescindível que se faça essa agenda para se preparar melhor para as provas fisicamente, psicologicamente e financeiramente, porque correr como “pipoca”* não é uma atitude muito legal. Ter acompanhamento de um professor de educação física é fundamental, no Parque da Cidade em Jacareí, você encontra vários grupos de corridas monitorados por professores qualificados que orientam seus atletas a terem uma corrida boa e tranquila e com valores acessíveis.

Outra dica importante para que você tenha um melhor aproveitamento em suas corridas é desenvolver uma planilha, isso ajuda muito na preparação para as provas, e não pense ou se engane que as planilhas deverão ser utilizadas apenas por corredores iniciantes, elas ajudam muito nas corridas de 10Km e meia maratona. Mas a planilha não faz milagres, heim! Portanto, realize os exercícios com disciplina e certamente você alcançará seu objetivo. Veja a planilha que melhor se encaixa em seu perfil, seja ela on-line ou off-line. No começo, elas se mostram um pouco complicadas, busque orientação com o seu professor ou com a assessoria que você faz parte.¬ Em 2016 eu participei da minha segunda meia maratona, a de Frei Galvão em Guaratinguetá – SP, foram 21 km de superação, porque eu não tinha me preparado tanto para esta prova, psicologicamente sim mas, fisicamente, não. Com a convicção que seria um prova difícil, o percurso com alguns morros me dominaram a partir do Km 16, foram muitas dores e um sol de estourar mamonas. A minha estratégia não funcionou.

Tabela_corrida_1

Foi uma experiência muito ruim, imagina que você quer correr mais do que você esta correndo e terminar a provar logo, mas seu corpo não responde o que seu cérebro manda. Conclui a prova, mas senti demais a falta de uma melhor preparação principalmente de seguir uma planilha (não segui uma planilha corretamente e paguei o preço da dor e cansaço), que certamente me deixaria em condições de completar a prova com mais energia. Utilize uma planilha e pesquise sobre o percurso, obtenha o máximo de informação da sua prova sobre morros, postos de hidratação e tenha um resultado satisfatório, sem surpresas.

IMG_8767

Foto arquivo pessoal Marcos Sousa

Então é isso, se preparar para uma corrida não é apenas colocar uma camisa, shorts e um tênis e sair correndo por ai, exige planejamento, metas/objetivos, pesquisa e disciplina. Agora que o carnaval já foi, acabou, não tem mais desculpas para ficar parado no sofá ou com aquela preguiça do “amanhã eu corro”. E como você já está munido de todas as informações necessárias para sua corrida, Borá correr pessoal! Estou pelas ruas de Jacareí correndo, quem sabe nos encontramos por aí?

Na próxima matéria vamos falar sobre tênis e roupa adequada para praticar corridas de rua.

– * Pipoca: corredores que participam de provas oficiais sem pagar inscrição.
– Fonte: http://corremulherada.com.br/planilhas-para-quem-esta-comecando/

Marcos Sousa

Marcos Sousa

corridapelasaude.com.br/

Dicas: Se você já esta treinando e se senti apto a participar de corridas oficiais, rompendo seus limites e conquistar sua medalha, veja alguns sites para inscrição de corridas. Algumas são caras, um pouco salgadas, mas vale a pena:

http://www.minhasinscricoes.com.br/
http://www.suacorrida.com.br/calendario/
https://inscricoes.corridaeaventura.com.br/

Nenhum comentário ainda