Home » Memorial JK

Memorial JK

Publicado em 30 de janeiro de 2018

O Memorial JK está localizado em Brasília-DF, este projeto foi encomendado por Sara Kubitschek, viúva de Juscelino para que Oscar Niemeyer projetasse em 1976 o memorial, quando teve sua primeira versão elaborada, mas só em 12 de setembro de 1981 aconteceu a inauguração do local. O Memorial JK apresenta ao público um grande acervo pessoal do ex-presidente e fotografias da construção da cidade.

O objetivo da construção deste museu foi perpetuar a história de vida do presidente da república Juscelino Kubitschek, mostrando sua trajetória política, bem como a memória da construção de Brasília.

No museu possui o hall, um espaçoso local com terminais de pesquisa touch screens que apresentam a história do presidente JK em português ou inglês. Em uma das paredes, uma TV com gravações de JK e do urbanista Lúcio Costa, contando a história da construção de Brasília. Dentro do passeio turístico também possui atrações tecnológicas para saber um pouco mais sobre Juscelino Kubitschek, suas conquistas de mérito e seus trabalhos.

Uma das tecnologias de entretenimento é um jogo de desafio com perguntas feitas para os visitantes sobre o ex-presidente JK e sobre Brasília. Ao final do desafio os visitantes recebem o resultado de quantas respostas acertaram e ainda aprendem um pouco mais sobre as metas e princípios de JK.

No local existe uma projeção em tamanho natural do próprio presidente que apresenta aos visitantes os cinco grupos de metas definidas para o seu governo: energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação. Essas metas tinham como slogan “50 anos em 5”. Nesta sala há fotos de obras que representam essas metas. Também há um retrato em tamanho natural do presidente pintado por Cândido Portinari em 1956, e a ampliação da carta escrita por JK em 1961, dirigida ao povo brasileiro em sua despedida do governo.

Dentro do memorial ainda possui uma biblioteca particular de JK com variados livros, que vieram do seu acervo no Rio de Janeiro, incluindo obras escritas pelo próprio presidente e uma coleção de Shakespeare.

O Memorial JK conta com rampas de acesso, banheiros adaptados, espelhos d’água, o verde do gramado e dos jardins que emolduram o edifício monumental, todo em mármore branco e um elevador para o uso dos idosos, grávidas e portadores de necessidades especiais no 2º piso.

Horário de visitação:

De terça a domingo, das 9hs às 18hs
Valor do ingresso:
R$ 10,00 ingresso inteiro e meia-entrada para os estudantes (leve seus documentos e carteirinha de estudante, caso tenhas) e idosos.

IMG-20180129-WA0073

 

 

 

juniaandradecorreia.jac@gmail.com
instagram- juniaandradec
twitter – juniaAndradec1

Nenhum comentário ainda