Home » Cinco dicas para ser um bom contador de histórias

Cinco dicas para ser um bom contador de histórias

Publicado em 8 de dezembro de 2020

 

 

Atividade é indicada para entreter crianças durante as férias em isolamento social

Desde que o mundo é mundo, o homem conta histórias. Nos primórdios da humanidade, ao redor das fogueiras, grupos se reuniam para compartilhar suas experiências e visões de mundo. Contar histórias é uma forma de perpetuar a cultura, transmitir valores, encantar quem as ouve. Afinal, todo mundo tem uma história que ouviu na infância e ficou guardada na memória. Neste momento em que o mundo enfrenta uma pandemia, a atividade é uma alternativa para aproveitar o período de férias escolares, em isolamento social.

“Contar uma história é uma maneira lúdica de proporcionar à criança uma nova percepção de mundo, apresentar a ela um universo diferente daquele conhecido, incentivar a criatividade. No período de final de ano, histórias e contos com o tema Natal são bem-vindos. O Natal inspira magia, bondade, trabalha os princípios morais, fortalece a religiosidade de cada família. As datas comemorativas levam os pequenos a viverem cada época com mais intensidade”, conta Débora Reale, docente da área de turismo e hospitalidade do Senac São José dos Campos.

Veja as dicas da especialista para ser um bom contador de histórias.

1. Forme leitores mirins

Estudos apontam que os bebês gostam de ouvir histórias desde quando estão na barriga. Depois do nascimento, os livros precisam ser seus melhores companheiros, mesmo que sejam só de figuras. Deixe o pequeno tatear, abraçar, folhear, dormir com o livro, essa é a fase de familiarização. Mais tarde, quando a criança for alfabetizada, ela vai se encantar ao descobrir cada palavra, ao compreender cada frase, e se tornará uma leitora.

2. Para cada idade, uma história

Escolha a história pensando na faixa etária da criança e com linguagem adequada para cada idade. Algumas editoras transformam livros clássicos em versões para crianças, mantendo a mensagem da obra, sendo mais uma opção para os pequenos. Lembre-se ainda que quanto menor a idade, menos paciência a criança terá para histórias longas.

3. Todo mundo espera um final feliz

Sempre termine a história com positividade. A criança não tem experiência de vida e não distingue o bem e o mal, podendo despertar sentimento de aflição e angústia com finais mal resolvidos. Os contos proporcionam reflexão que podem ser adicionados à leitura com o passar dos anos. Após a atividade, pergunte o que a criança entendeu para avaliar se a mensagem foi passada durante a contação, se a história foi adequada ou se mudanças são necessárias.

4. Envolva os pequenos na atividade

A contação de histórias é livre e democrática. Você pode contar da maneira clássica, lendo um livro, ou memorizando a história, adaptar à realidade, envolver o ouvinte. Experimente contar o início de uma história e pedir para a criança contribuir com a narrativa, estimulando a imaginação e a oralidade.

5. Use elementos para dar vida à história

Para tornar a experiência mais lúdica e divertida, apague as luzes e faça uma sessão de leitura com lanternas, crie uma cabana com lençol para “mergulhar” na história, alterne a voz para os diferentes personagens, insira na atividade artigos como fantoches, dedoches e objetos da própria casa, levando a criança a explorar o imaginário.

Formação na área

O Senac São José dos Campos está com inscrições abertas para o curso de curta duração Contador de Histórias. A capacitação tem duração de 16 horas e prepara o aluno para conhecer os diversos tipos de histórias, utilizar recursos de comunicação e expressão oral, analisar e identificar repertório cultural e interesses sociais do seu público, reconhecendo e valorizando a diversidade cultural nas suas narrações.

Para obter mais informações e fazer inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/sjcampos.

Serviço:

Contador de Histórias

Data: 30 de janeiro a 27 de fevereiro de 2021

Hora: aos sábados, das 8 às 12 horas

Local: Senac São José dos Campos – Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial – São José dos Campos/SP

Informações e inscrição: www.sp.senac.br/sjcampos

Nenhum comentário ainda