Home » O ANO SÓ COMEÇA APÓS O CARNAVAL?

O ANO SÓ COMEÇA APÓS O CARNAVAL?

Publicado em 23 de fevereiro de 2022

 

 

 

“O Ano só começa após o carnaval”. Não é difícil ouvirmos essa frase em rodas de amigos, eventos sociais e pasmem, até no ambiente de trabalho.
Será que este dito popular ainda se sustenta?

É sabido que para o setor de serviços em geral, os meses de janeiro e fevereiro costumam ser abaixo da média por uma junção de fatores como férias, viagens, contenção de gastos após o final de ano e sim, pelo carnaval.

No entanto, os consecutivos anos pandêmicos alteraram o perfil de consumo da sociedade e em muitos negócios a demanda reprimida faz com que muitos empreendedores estejam vivenciando um começo de ano atípico, com muita procura e necessidade de contratação de mão de obra. Tal fato já se refletiu em 2021 com um aumento de 10,9% no setor de serviços e para 2022 a tendência de crescimento se sustenta, mesmo com a alta da inflação e um iminente aumento dos juros para contê-la.

Este ano ainda nos reserva alguns cenários desafiadores e não recorrentes, como o ano eleitoral que deve monopolizar as atenções na mídia e diminuir o apetite de investidores, que receosos aguardarão pelo resultado a fim de determinar a melhorar estratégia para investimentos no país. Segundamente a Copa do Mundo, que acontecerá entre os meses de Novembro e Dezembro e fatalmente encurtará o ano, com a postergação de eventos e projetos para o ano seguinte.

Creio em um 2022 positivo, com forte aumento do consumo, principalmente no setor de serviços, no entanto o “momentum” e gastos supérfluos podem diminuir, assim como empresas endividadas precisam tomar cuidado com a alta dos juros para controle de suas dívidas. Pequenos e médios empreendedores atentos podem se beneficiar de novas tendências pós pandemia e dos eventos do ano, no entanto começaremos a presenciar uma seleção natural do mercado por boas empresas e bons produtos, eliminando aqueles que não possuam essencialidade em sua missão de prestação de serviços.

Danilo Magri
Gestor de negócios

Nenhum comentário ainda