Home » ATIVIDADE FÍSICA, UM REMÉDIO CONTRA A DEPRESSÃO E BOM PRA SAÚDE.

ATIVIDADE FÍSICA, UM REMÉDIO CONTRA A DEPRESSÃO E BOM PRA SAÚDE.

Publicado em 12 de julho de 2016

BONS HÁBITOS DE VIDA
É HORA DE COMEÇAR….

milhoes-pessoas-sofrem-depressao-OMS_ACRIMA20150608_0001_15

 

 

 

A prática de exercícios físicos é fundamental para o bom funcionamento do corpo e da mente, em qualquer idade. Provoca maior, elasticidade dos músculos, melhor circulação da corrente sanguínea, melhor oxigenação do organismo e acalma sempre dando maior disposição nos praticantes.

Mas além de detalhes importantes como uma prévia Avaliação Médico, antes de praticar qualquer esporte, a escolha do exercício adequado a cada faixa de idade.

No mundo atual, vários fatores influenciam a vida do ser humano, no que se diz respeito à saúde. Podemos descrever várias doenças do que, homem moderno, elucidando suas formas de degeneração física, psíquica e social, sabendo que a somatização desses processos levam a doenças ainda mais graves, e quem também tem hábito de fumar.

Não fumar, pois quem fuma, obriga o coração a trabalhar muito mais, uma vez que o tabagismo aumenta os batimentos cardíacos e estreita os vasos sanguíneos pela função vasoconstritora da nicotina, piorando toda a oxigenação do corpo.

yoga_na_praia_0

A pele também sofre com isso: fica flácida, sem brilho e perde a elasticidade. Quem fuma mais de dez cigarros por dia comprovadamente tem a pele três vezes mais envelhecida comparado a quem não fuma. Isso sem falar no acúmulo de substâncias tóxicas nos pulmões que, além de dificultar a respiração, gera várias doenças no órgão, como o câncer, por exemplo.

Uma atividade física aeróbica faz o volume do coração aumentar, diminuindo a frequência cardíaca. Batendo menos, o órgão é poupado. Há um aumento da flexibilidade das artérias e veias, facilitando a circulação sanguínea, evitando os depósitos de gordura e afastando a possibilidade de hipertensão.

Os exercício fortalecem os múculos respiratórios(intercostais e diafragma), melhorando a amplitude do pulmão e a oxigenação das células. Previne a osteoporose(enfraquecime-to dos ossos), uma vez que os músculos fortalecidos apertam o osso e facilitam a absorção do cálcio.

Também está provado que a atividade física diminui a secreção do ácido clorídrico no estômago, evitando gastrite e úlceras. Isso sem falar no fortalecimento de todos os grupos musculares, no controle do peso, na diminuição da tensão e na melhoria da auto-estima.

Mas a atividade física vem sendo estudada e testada como tratamento coadjuvante nas terapêuticas tradicionais dessas enfermidades que apavoram o homem moderno. Hoje em dia, as academias de ginástica, clubes esportivos e centros de treinamento personalizado são procurados por homens e mulheres para a prevenção e apoio no tratamento da diminuição do stress e dos transtornos de humor (Ansiedade e Depressão).

A Depressão é uma das enfermidades mais presente na vida atual. Segundo a Organização Mundial de Saúde é uma das doenças psiquiátricas que mais atinge a população em geral, cerca de 3 a 5% da população mundial sofre desse mal.

Ela se caracteriza por sintomas intensos, como a tristeza, cansaço, crises de choro, angustia, desesperança, baixa auto-estima, falta de prazer, culpa, ruína, desvalia, pessimismo, excessivos pensamentos sobre morte, isolamento, perturbação do sono e outros. Alguns autores e pesquisadores descrevem sua origem como biológica, sendo uma possível disfunção dos neurotransmissores, a serotonina e noradrenalina e também do ponto de vista psico-social, formada por problemas psicológicos e ou ambientais.

Vários estudos como MARTINSEN 1994, COYLE e SANTIAGO 1995, LOPES 2001, confirmaram a eficiência da atividade física na diminuição do estado de depressão. Assim a melhora da auto-estima, da capacidade funcional geral, da diminuição do porcentual de gordura, significativa melhora na qualidade de vida e ainda efeitos benéficos fisiológicos formam os fatores que alteram para melhor o quadro de depressão do individuo.

Dentro desses estudos, a atividade em ênfase é o exercício aeróbio de media intensidade, sendo necessária que esta prática tenha algumas características:

*Seja agradável.
*Não competitivo.
*Previsível.
*Rítmico.

Contudo, algumas pesquisas também comprovaram a eficácia dos exercícios anaeróbios na diminuição da depressão, porém a utilização da atividade aeróbia é mais comum e talvez mais segura.
A avaliação médica e psicológica do diagnóstico de cada paciente é imprescindível para que o professor saiba quais as limitações e necessidades, garantindo a elaboração de um planejamento que atinja os objetivos do tratamento antidepressivo. Então se vê necessário uma interdisciplinaridade entre os profissionais que acompanham este individuo durante este processo de melhora.
Neste momento vivenciamos a necessidade de um treinamento personalizado, visto a necessidade de uma atenção redobrada, com muito bom senso, carinho, paciência e uma cumplicidade única entre o professor e aluno.

A preocupação surge não tanto pelo conhecimento técnico dos profissionais que estão no mercado, mas pela atitude humana que deverá ser a principal alavanca para uma melhora no quadro desse aluno, em relação á depressão. A humanização das teorias e técnicas aprendidas na formação deste profissional da educação física é um fator que propicia a aplicabilidade desses conhecimentos de uma maneira mais eficiente.

Atuar de maneira a pensar o ser humano integrado como físico-psico-social é de extrema importância, dando assim ao aluno a segurança da compreensão. Continue com exercícios regulares para controlar o peso, ansiedade, depressão, hábitos de fumar, e fortalecer todos os grupos musculares.

       pppp

Colunista: Tereza Vasconcelos Monteiro
Especialista em Ginástica Coletiva com Treinamento Funcional.

Nenhum comentário ainda