Por que não devo investir apenas em marketing digital?
Publicado em 26 de maio de 2023
Tenho visto muitos Empreendedores investindo muito tempo e dinheiro somente no “marketing digital” e dando pouca atenção para o “marketing offline”.
Primeiro ponto importante a esclarecer é que MARKETING é MARKETING e ponto final. Tanto faz se é online/digital ou offline, a estratégia é praticamente a mesma, o que muda são as ferramentas e os canais para viabilizar.
Seja no online ou no offline, seu objetivo de Marketing é atrair novos clientes e reter os atuais. Dito isso, vale lembrar 5 pontos importantes:
1) Não adianta nada fazer um marketing digital maravilhoso e quando o cliente chega na loja é mal atendido. O inverso também não pode acontecer, ter um atendimento de excelência no presencial e um pós atendimento péssimo no online.
2) As conexões genuínas são mais prováveis de acontecer presencialmente, em complemento a isso, o online permite uma maior abrangência de conexões, então, utilize o melhor de cada formato.
3) Marketing de experiência tem melhores resultados quando se explora os 5 sentidos, no online ainda se tem o desafio de se trabalhar olfato, paladar e tato. Em contrapartida, o online oferece uma experiência incrível com as realidades virtual e aumentada.
4) Um atendimento ou uma venda presencial permite fazer leitura corporal de forma mais ampla e entender melhor as reações dos clientes, já no digital pode-se utilizar a vantagem de contar com a inteligência artificial para te auxiliar nas melhores formas de atender e vender.
5) O offline permite que os clientes experimentem produtos e o online a simular a entrega de serviços que ainda serão concretizados.
Acho que já deu para perceber que um não é melhor do que outro, o marketing offline e online são complementares e, no máximo, pode acontecer de determinadas situações um ser mais vantajoso do que o outro, mas não se anulam e não são concorrentes.
Então, invista tempo e dinheiro em MARKETING no seu negócio, tanto online quanto offline, ambos têm a sua importância.


