Dores aumentam no frio? Médico explica por que isso acontece e dá 5 dicas para aliviar o desconforto neste inverno
Publicado em 25 de junho de 2025
Com a queda de temperatura, aumentam as queixas de dores crônicas e musculares. De acordo com Dr. André Mansano Médico Intervencionista da Dor, o frio afeta diretamente o funcionamento das articulações, a circulação sanguínea e até a resposta inflamatória do corpo e há estratégias simples que ajudam a aliviar esse incômodo durante o inverno.
Quando as temperaturas caem, o número de pessoas que relatam dores nas costas, nas articulações ou dores generalizadas sobe. De acordo com o Dr. André Mansano, médico Intervencionista da Dor e pós-doutor pela Faculdade de Medicina da USP, entre 60% e 90% dos pacientes com dor crônica relatam piora no inverno.
“Isso não é impressão. O frio realmente pode intensificar a dor, tanto pela queda de temperatura quanto pelas alterações na umidade do ar e pressão atmosférica”, explica. Não é raro que pacientes digam que “sentem” quando vai esfriar e, segundo o médico, há mesmo uma explicação para isso.
Entre os principais fatores, está a diminuição da viscosidade do líquido sinovial, que lubrifica as articulações. “Esse líquido fica mais espesso no frio, aumentando a rigidez, especialmente em pessoas com artrose ou artrite”, detalha.
Além disso, há uma tendência natural do corpo a se retrair com o frio, o que pode levar à contração de músculos e vasos sanguíneos. Isso diminui o fluxo de sangue, facilitando o acúmulo de substâncias inflamatórias e piorando dores musculares ou articulares.
As dores que mais costumam se intensificar no inverno, segundo o médico, são:
-Dores de cabeça
-Dores nas costas (cervicais e lombares)
-Artrose e artrite reumatoide
-Dores neuropáticas (como neuralgia do trigêmeo)
-Fibromialgia
-Gota e outros reumatismos
Mas, o que pode ser feito para aliviar o desconforto? O Dr. André lista cinco estratégias simples e eficazes para atravessar o inverno com menos dor:
1. Mexa-se!
“Muita gente diminui a atividade física no frio, mas o movimento é fundamental para aliviar e prevenir dores.”
2. Capriche nas roupas quentinhas
“Luvas, meias grossas, cachecol, camadas de roupa e tecidos térmicos ajudam muito a manter a musculatura aquecida.”
3. Cuide do ambiente
“Ambientes bem aquecidos ajudam o corpo a não se contrair tanto. Evite soluções perigosas como recipientes com álcool.”
4. Hidrate-se – mesmo sem sede
“No frio bebemos menos água, mas a hidratação é essencial para manter a elasticidade dos tecidos e reduzir o risco de inflamação. Aposte nos chás.”
5. Mantenha os tratamentos em dia
“Não abandone o tratamento só porque a dor parece estar um pouco melhor. E avise seu médico se notar piora no quadro.”
“Sentir dor não é normal. O inverno pode até ser mais desafiador para quem já convive com isso, mas há maneiras de melhorar a qualidade de vida”, reforça o especialista.
Dr. André Marques Mansano
MD, Ph.D, FIPP, CIPS
Área de Atuação em Dor – AMB Hospital Israelita Albert Einstein – SP
Fellow of Interventional Pain Practice – World Institute of Pain Certified in Interventional Pain Sonologist – World Institute of Pain Diplomate of American
Interventional Headache Society Board
Membro do Comitê de Educação do “World Institute of Pain”
Pós-Doutor HC/FMUSP


