Home » Julho Sem Plástico: Projeto Ondas incentiva consciência ambiental através do surfe e da educação em Guarujá

Julho Sem Plástico: Projeto Ondas incentiva consciência ambiental através do surfe e da educação em Guarujá

Publicado em 23 de julho de 2025

 

 

 

Iniciativa atua no contraturno escolar e já impactou a vida de diversas crianças e adolescentes por meio de ações de educação ambiental, inclusão e cidadania

Em meio à campanha “Julho Sem Plástico”, o Projeto Ondas, referência em educação socioambiental no litoral paulista, reforça o compromisso com o meio ambiente e a formação cidadã de crianças e adolescentes. A iniciativa, que atua há mais de 17 anos, alia o surfe à educação ambiental para conscientizar famílias sobre os impactos do lixo plástico no oceano e na vida marinha. O projeto busca formar uma nova geração comprometida com a preservação da natureza e com práticas sustentáveis.

Com atividades que integram o surfe educativo, suporte pedagógico, inclusão digital, educação ambiental e assistência social e jurídica às famílias, o Projeto Ondas utiliza o esporte como ferramenta de transformação social e ecológica. O coordenador pedagógico do projeto, Kaipo de Jesus, destaca: “Cada escolha conta. Descartar ou até mesmo reduzir o uso do plástico é surfar por um futuro mais limpo e justo.”

De acordo com Kaipo, o impacto do descarte irregular de plástico é visível no litoral de Guarujá. Resíduos levados pelas chuvas ou deixados na praia comprometem manguezais, áreas de desova e a vida de tartarugas, aves e peixes. Além de agravar enchentes e prejudicar o turismo e a pesca local, o acúmulo de lixo coloca em risco toda a biodiversidade marinha. “É um problema que atinge diretamente o nosso dia a dia e a saúde ambiental da cidade”, reforça.

O Projeto Ondas intensifica suas ações de conscientização, incluindo oficinas, atividades educativas e mutirões de limpeza nas praias. A mobilização também envolve escolas, empresas e órgãos públicos. Uma das ações recentes foi realizada em parceria com o Instituto Formare e a Santos Brasil, reunindo crianças para coleta de resíduos, oficinas e atividades lúdicas.

O envolvimento das crianças e de suas famílias tem gerado resultados significativos. “Já observamos mudanças consistentes. Os educandos têm refletido mais sobre o lixo que produzem e adotado novas atitudes dentro e fora de casa. Durante o surfe, muitos recolhem plásticos do mar de forma espontânea. É uma consciência que vai se construindo nas práticas cotidianas e que impacta toda a rede de convivência”, finaliza o coordenador.

 

Sobre o Projeto Ondas

O Projeto Ondas atende cerca de 80 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que residem em Guarujá, sendo que já beneficiou mais de 700, além de influenciar indiretamente na vida de mais de 5 mil pessoas. Muitas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregadas ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem.

O Projeto Ondas realiza as atividades no contraturno escolar há mais de 17 anos, desenvolvendo além do surf educativo, o apoio pedagógico, inclusão digital, educação ambiental, valores e assistência social e jurídica para os alunos e suas famílias.

A Organização conta com o apoio da SEL – Secretaria Municipal Esporte e Lazer de Guarujá, LIE – Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério do Esporte, através do Projeto Surfando Valores III (Santos Brasil, BTP, Rip Curl, Gerdau, Norfil, Ecoporto – Ecovias do Araguaia e EcoRiominas), parceria CMDCA e investimentos sociais.

Ajude o Ondas

Quem acredita no poder transformador do surf e da educação apoia o projeto! As doações podem ser feitas por meio do seguinte link: https://ondas.colabore.org/transformandoem1passo/single_step

O Projeto Ondas conta também com o apoio de empresas para continuar a se desenvolver como organização social e manter os programas integrados de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário ainda