Projeto Olho Vivo oferece aulas gratuitas de vídeo e educação ambiental para jovens do ensino médio
Publicado em 1 de setembro de 2025
Iniciativa estreia em Jacareí com a primeira turma atendida na Escola Estadual João Cruz
Criado para jovens do ensino médio da rede pública, o projeto Olho Vivo inicia sua trajetória em Jacareí, na Escola Estadual João Cruz, onde permanecerá até 26 de novembro com duas oficinas semanais, para ensinar pesquisa, criação e produção de conteúdo audiovisual artístico, com foco em questões ambientais, voltado à veiculação em redes sociais.
No final do semestre, os participantes realizarão uma mostra do percurso de aprendizagem e dos vídeos produzidos durante o curso, e a escola será beneficiada com a doação de materiais e equipamentos para que a prática possa ser continuada.
O projeto Olho Vivo é desenvolvido pela Hermes Produções com patrocínio da Dexco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Após Jacareí, o programa seguirá no próximo semestre para Botucatu (SP).
O objetivo é oferecer ferramentas técnicas e artísticas para que jovens desenvolvam conhecimentos específicos e olhar crítico, e possam produzir vídeos autorais para redes sociais, colaborando com a conscientização ambiental e práticas de cidadania em suas comunidades.
Redes sociais e caminhos possíveis
As redes sociais tornaram-se um espaço de socialização sem precedentes e é raro hoje encontrar adolescentes que não gostem ou não compartilhem fotos e vídeos. Neste contexto, é fundamental pensar como o jovem interage com as informações que acessa e que tipos de informações compartilha.
“Quando pensamos em trabalhar com jovens, estamos mirando o futuro, por isso escolhemos o meio ambiente como tema de trabalho nas oficinas de vídeo. Sabemos que é mais do que urgente uma mudança no modo de nos relacionarmos com a natureza, aprofundando ideias e práticas colaborativas sobre preservação ambiental. Com conhecimento sobre a linguagem audiovisual e a questão ambiental, esses jovens estarão capacitados a produzir conteúdos de interesse para suas comunidades com qualidade e que apontem para outros futuros possíveis”, afirma Maysa Lepique, produtora executiva do Projeto Olho Vivo.
“O Olho Vivo representa exatamente o que acreditamos na Dexco: educação ambiental e protagonismo juvenil como motores de transformação social. Esse investimento reforça nosso compromisso de estar presente em 100% dos municípios onde atuamos, meta prevista em nossa Estratégia de Sustentabilidade, e está alinhado a um dos pilares da nossa área de Responsabilidade Social, o Pilar de Incentivo Fiscal, que prioriza iniciativas com impacto real nos territórios. Apoiar o Olho Vivo significa fortalecer a juventude como agente da mudança socioambiental positiva e reafirma nosso comprometimento com a educação, cultura e desenvolvimento das comunidades”, comenta Perla Schein, especialista de Responsabilidade Social da Dexco.


