Home » Advogada de São José dos Campos, Camila Juliana se destaca no Direito de Família com uma visão humanizada.

Advogada de São José dos Campos, Camila Juliana se destaca no Direito de Família com uma visão humanizada.

Publicado em 10 de outubro de 2025

 

 

Nascida em Campos do Jordão, mas vinda ainda criança para São José dos Campos, Camila Juliana carrega no coração não apenas as memórias de sua cidade natal, como também uma base emocional sólida construída entre as montanhas da Serra da Mantiqueira.

Desde que decidiu seguir a carreira em Direito, a doutora não cogitou outra profissão. “Não tenho advogados na família, foi uma escolha muito pessoal e única.” O desejo de se dedicar à Justiça, mais especificamente àqueles temas que envolvem relações humanas, surgiu de uma vontade quase clichê, mas profundamente sincera: “equalizar todas as partes para que ninguém restasse prejudicado.”

Especialista em Direito de Família, ela atua também na Defesa da Mulher, do Menor e do Idoso. “Eu me identifiquei com o Direito da Mulher porquê percebi que estas não chegavam para uma negociação ou uma audiência no mesmo patamar de igualdade do que os homens e isso por diversos motivos: recursos financeiros, instrução, maternidade e outros.”

Hoje, cerca de 90% de suas clientes são mulheres e os homens que representa são, segundo ela, “colaborativos, que fazem parte do meu perfil de cliente”.

 

 

A advogada ouvinte Definindo sua missão profissional, ela afirma: “Não quero ser uma aplicadora da lei fria, mas sim trazer paridade entre todas as pessoas que compõem o processo.” Para ela, o Judiciário deve enxergar autores e réus, homens e mulheres, dentro da mesma perspectiva de igualdade. “Sem privilégios, mas com paridade. É preciso colocar a mulher em igualdade, para que tenha a mesma condição de diálogo e posicionamento.”

Segundo a advogada, o maior retorno que recebe é sobre sua escuta atenta. “Eu não tenho preguiça de ouvir o cliente, me importo com o que ele está sentindo e com a forma como os sentimentos impactam no processo.” Para Camila, ignorar as emoções e o histórico de vida de quem busca apoio jurídico é um erro que pode comprometer decisões judiciais.

 

Vitórias com rosto e voz

Mais do que sentenças em papel, o que importa são os resultados que transformam vidas. Ela ilustra com cases concretos: mulheres que sofreram violência doméstica, hoje divorciadas e com medidas protetivas obtidas, mandam fotos da nova casa, dos filhos sorrindo e vídeos que contam suas conquistas. Em encontros casuais, no supermercado ou no shopping, clientes a cumprimentam comovidas: “Hoje vivo bem”.

Para ela, mais do que sentenças bem escritas, o que realmente importa é que as decisões tenham efeito prático e benéfico na vida das pessoas. “Não me importo com sentenças favoráveis, me sim que tragam mudanças reais.”

 

Camila rejeita o estereótipo do advogado combativo. Prefere ser conciliadora, promotora do diálogo e da mediação. “Eu não acredito em advogados litigantes, que erguem a voz e querem ganhar os processos a qualquer custo. Quando fazemos isso no Direito de Família, acabamos com as relações familiares. Eu não quero ser instrumento de desunião.”

 

 

 

 

Além do escritório

Colunista do programa Pra Você, no SBT, ela também usa o espaço na mídia para compartilhar informações e orientar o público sobre questões jurídicas relacionadas à vida familiar. Entre os temas de sua atuação estão pactos de convivência e namoro, união homoafetiva, divórcios, consultoria em questões relativas ao casamento, inventários e seus efeitos, adoção e tutela de menores.

Hoje, instalada em São José dos Campos, Camila segue com o propósito de unir conhecimento jurídico e sensibilidade humana, transformando o Direito de Família em uma ferramenta de equilíbrio e dignidade para todos que passam por seu escritório.

Nenhum comentário ainda