Home » Últimos dias para visitar a exposição Tempos de uma casa na Casa Museu Ema Klabin

Últimos dias para visitar a exposição Tempos de uma casa na Casa Museu Ema Klabin

Publicado em 20 de outubro de 2025

 

 

Mostra propõe uma nova perspectiva sobre o cotidiano da casa, desafiando a visão idealizada frequentemente associada à vida de milionários colecionadores em filmes e séries de TV

Até 26 de outubro, a Casa Museu Ema Klabin apresenta a exposição: Tempos de uma casa. A mostra convida o público a conhecer os bastidores da residência de Ema Klabin (25/01/1907 – 27/01/1994) antes de sua conversão em museu, revelando aspectos pouco conhecidos de seu cotidiano.

Com curadoria de Paulo de Freitas Costa, a exposição propõe um olhar mais íntimo e realista sobre a vivência na casa, rompendo com a imagem idealizada que muitas vezes envolve a vida de grandes colecionadores. Em contraste com narrativas romantizadas, Tempos de uma casa apresenta histórias reais, atravessadas por afetos, rotinas e relações construídas ao longo do tempo.

O público poderá conferir um conjunto de aproximadamente 80 documentos, mais de 60 fotografias históricas e 90 objetos pessoais e domésticos do acervo da instituição. A exposição inclui ainda depoimentos de ex-funcionários e visitantes, que ajudam a compor um retrato sensível e multifacetado da casa e de seu funcionamento.

 

“O que esta exposição propõe é um olhar para além da elegância e do silêncio da casa: além de Ema Klabin, que construiu este espaço como extensão de sua personalidade, oito funcionários trabalhavam diariamente, cuidando de tudo com dedicação. Suas histórias ganham destaque na mostra, por meio de fotos, depoimentos e memórias que ajudam a reconstruir o cotidiano da residência. A casa também era ponto de encontro de empresários, artistas e autoridades, e tudo isso só acontecia graças ao trabalho discreto de quem estava nos bastidores. Embora Ema morasse sozinha, nunca viveu isolada: havia toda uma rede ao seu redor”, explica Paulo de Freitas Costa, curador da casa museu e dessa exposição.

Tempos de uma casa é um convite à escuta e à observação, resgatando memórias que habitam os espaços e que ajudam a compreender a trajetória da residência, e da própria colecionadora, empresária e mecenas Ema Klabin, para além da grandiosidade de sua coleção.

 

Catálogo

O público poderá adquirir o catálogo da exposição Tempos de uma Casa, que mergulha no universo da mostra por meio de fotografias das peças e documentos em exibição. A publicação reúne ainda textos e entrevistas que ajudam a compreender melhor tanto a exposição quanto o estilo de vida da empresária e colecionadora Ema Klabin. Mais do que um registro, o catálogo é uma extensão sensível da mostra, permitindo que os visitantes levem consigo uma parte dessa experiência.

Serviço:

Exposição Tempos de uma casa, com curadoria de Paulo Costa

Até 26 de outubro de 2025

Visitação

visitas livres: quarta a domingo, das 11h às 17h, com permanência até às 18h

visitas mediadas quarta a sexta, às 11h, 14h, 15h e 16h. sábado, domingo e feriado, às 14h.

R$ 20 (inteira)

R$ 10 (meia) para estudantes, idosos, PCD e jovens de baixa renda

gratuidade para crianças de até 7 anos, professores e estudantes da rede pública

Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo

Nenhum comentário ainda