Senac Taubaté vence 18º Empreenda na categoria Cursos Técnicos
Publicado em 17 de dezembro de 2025
Estudantes criaram projeto de moda sustentável para competição estadual
O Senac Taubaté conquistou o primeiro lugar na categoria Cursos Técnicos da 18ª edição do Empreenda Senac, promovida pelo Senac São Paulo em unidades de todo o estado e reconhecida como uma das principais competições de empreendedorismo e inovação do país. Os estudantes Douglas Batista dos Santos, Evelyn da Silva Santos, Giulia Lara dos Santos e Maria Eduarda Batista Soares, sob coordenação da docente Luana da Silva, desenvolveram o projeto Tekopy, focado em moda sustentável. Os vencedores foram anunciados em 27 de novembro, durante a cerimônia de encerramento realizada na capital paulista.
“Os idealizadores do projeto demonstraram ser possível transformar criatividade em propósito. O Ateliê Tekopy é um espaço inovador que dá vida a roupas usadas por meio da técnica de upcycling (reciclagem), transformando o que seria descartado em peças únicas, cheias de estilo e significado. É fascinante ver como camisas viram bolsas, calças jeans se transformam em jaquetas, e tecidos esquecidos se tornam produtos exclusivos. O ateliê aposta em uma moda que vai na contramão do consumo rápido, valorizando o trabalho artesanal e o respeito ao meio ambiente”, explica Luana da Silva, docente do Senac Taubaté.
Ela pontua que, além de reduzir o desperdício têxtil, a Tekopy fortalece a economia local, envolvendo costureiras, artesãos e jovens designers da região. “Com o lema “Recosturar é resistir”, a equipe busca inspirar outras pessoas a repensarem a forma de consumir e enxergar a moda. Mais do que roupas, o que eles produzem são novas histórias, peças com identidade, consciência e um propósito: provar que a moda pode, sim, ser bonita e sustentável ao mesmo tempo”, afirma Luana.
Sucesso na apresentação
“Tive a oportunidade de participar como avaliadora na banca da competição, ao lado de outros três especialistas de mercado, quando a equipe Tekopy realizou seu pitch (apresentação da proposta). Desde o primeiro momento, os estudantes demonstraram muita segurança na exposição do projeto, além de uma postura bastante profissional. Todo o time participou ativamente, cada integrante assumindo seu papel com clareza e propriedade”, observa Valquiria Monte Cassiano Rizzo, responsável pelo Grupo de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovação do Senac São Paulo.
Reafirmando o desenvolvimento educacional e a astúcia dos alunos, Valquiria continua e relembra sua análise. “Um ponto que nos chamou muito a atenção foi o cuidado com a demonstração prática: eles trouxeram os equipamentos, a máquina de costura e as peças personalizadas produzidas por eles. Esse gesto evidencia não apenas o domínio técnico, mas também o elevado grau de comprometimento e de apropriação do projeto. Era nítido que acreditavam na proposta e que haviam se dedicado em todas as etapas do Empreenda Senac.”
Da sala de aula para o mercado de trabalho
“O Empreenda Senac promove exatamente esse tipo de experiência: uma vivência que conecta a sala de aula ao mercado de trabalho de forma real, permitindo que os estudantes coloquem em prática seus conhecimentos, enfrentem desafios e desenvolvam competências empreendedoras fundamentais para o futuro profissional. Ver iniciativas como a Tekopy ganhando forma e avançando para a aplicação prática do projeto reafirma a relevância do programa e o impacto positivo que ele gera na formação dos jovens”, diz Valquiria.
Douglas Batista dos Santos, porta-voz da equipe Tekopy, revela que o grupo já está se movimentando para colocar em prática o projeto. Os quatro integrantes do trabalho vencedor na categoria Cursos Técnicos concluíram o Técnico em Administração pelo Senac Taubaté. “Participar da competição nos trouxe um outro olhar sobre administração, pois nos incentivou a pensar como proprietários de uma empresa. Para isso é necessário conhecer todo o processo e os trâmites legais que precisam ser seguidos antes mesmo de abrir as portas de um empreendimento. O Empreenda nos proporcionou uma experiência muito rica em conhecimento e no trabalho em equipe”, relata.
Ele afirma que o grupo pretende colocar o projeto em prática. “Acreditamos na causa e no potencial da Tekopy, já estamos fazendo reuniões para organizar tudo. A fase mais difícil já concluímos, que é a criação do plano empreendedor. Agora é implantar tudo o que aprendemos no curso e na competição”, diz. Sobre o nome Tekopy, Douglas explica que vem do tupi-guarani: “Teko significa modo de ser, essência e Py significa origem, raiz. Queríamos uma marca que nos representasse como algo ligado à natureza, causas ambientais e cultura.”
Douglas relata ainda que a inspiração da Tekopy veio em 2019, quando trabalhava no setor administrativo de um ateliê de costura em Piranhas (AL). A ideia ganhou força na sala de aula do Senac Taubaté, após a apresentação da competição pela docente Luana. A mudança dele para o Vale do Paraíba, em 2021, foi motivada pela crise econômica causada pela pandemia de Covid, que afetou o turismo em Piranhas e, consequentemente, as vendas do ateliê, que produzia peças de banho e roupas leves para os visitantes que se banhavam no Rio São Francisco. “Diante disso, resolvi morar em Taubaté, onde estava meu pai”, esclarece.
Mais informações sobre os cursos técnicos oferecidos pelo Senac Taubaté podem ser obtidas no endereço: https://www.sp.senac.br/senac-taubate/cursos-tecnicos.
Serviço:
18º Empreenda Senac – Senac Taubaté vence na categoria Cursos Técnicos
Senac Taubaté
Endereço: Rua Nelson Freire Campello, 202 – Jardim Eulália – Taubaté/SP


