Felicidade também se constrói no trabalho: DM fortalece cultura de bem-estar em São José dos Campos
Publicado em 26 de maio de 2025
Empresa especializada em gestão de crédito valoriza ambiente humano, arquitetura integrada e ações comunitárias em sua sede na cidade mais feliz de São Paulo
São José dos Campos foi recentemente apontada como a segunda cidade mais feliz do Brasil e a mais feliz do estado de São Paulo, segundo levantamento da Revista Bula que avaliou mais de cinco mil municípios com base na percepção dos moradores. O reconhecimento, que valoriza atributos como infraestrutura urbana, acesso à cultura, limpeza e qualidade de vida, encontra eco nas práticas de empresas que escolheram a cidade como base para suas operações.
É o caso da DM, grupo especializado em gestão de crédito, que mantém sua maior sede em São José dos Campos. Para a Companhia, o reconhecimento da cidade reforça um alinhamento natural com seus próprios valores organizacionais. “A DM tem como um dos seus valores a felicidade. Ter nossa sede principal na segunda cidade mais feliz do país mostra que a sinergia é grande”, afirma Sandra Castello, diretora de Gente e Gestão. “É muito legal saber que os cidadãos de SJC valorizam atributos que nós também buscamos oferecer aos nossos colaboradores.”
A sede da empresa reflete essa visão. O ambiente de trabalho foi pensado para promover bem-estar e conexão: arquitetura moderna, espaços integrados, cores vibrantes e áreas de descompressão fazem parte do dia a dia dos colaboradores. “Claro que isso, por si só, não garante felicidade. Mas quando somado ao cuidado com as pessoas e aos benefícios oferecidos, ajuda a completar a equação de um ambiente mais saudável e engajado”, destaca Sandra.
O modelo da DM tem influenciado outras unidades da empresa, como a nova sede em Fortaleza, que será inspirada no mesmo conceito. Para além do espaço físico, a DM também investe em ações que valorizam a cultura local.
Mais que sede, São José dos Campos é parte da cultura organizacional da DM
A empresa apoia instituições da cidade, como o GACC e o Parque Vicentina Aranha, patrocina modalidades esportivas e promove eventos internos que reforçam laços com a identidade joseense — como a tradicional Festa Junina.
Outro diferencial apontado pela executiva é a influência da cidade na atração e retenção de talentos. “Estar numa cidade em que a felicidade é vivida torna mais fácil encontrar profissionais que valorizem e vivenciem o mesmo que buscamos oferecer. Temos colaboradores que se mudaram para São José após conhecerem a cidade por meio da empresa e perceberem sua qualidade de vida — trânsito fluido, organização, arborização”, relata.
A empresa adota hoje um modelo de trabalho híbrido, com colaboradores da região frequentando o escritório três vezes por semana. Para garantir qualidade de vida e liberdade, a DM também oferece uma série de benefícios voltados ao bem-estar: convênio com o Wellhub, cartão de benefício flexível, jornada semanal reduzida, “birthday off” e convênio médico de qualidade são algumas das iniciativas destacadas.
Para a DM, a felicidade no ambiente de trabalho vai além da estrutura física ou dos benefícios. Trata-se de um compromisso com a valorização humana, que começa na escuta, se reflete na rotina e encontra em São José dos Campos um território fértil para florescer.
Sobre a empresa – Fundada em 2002, a DM é uma plataforma de serviços financeiros, com foco na democratização do acesso ao crédito. A empresa se consolidou no mercado como a maior gestora independente de cartões private label (de loja) com mais de 17 milhões de cartões emitidos. Com presença em mais de 13 mil pontos de venda em todo o País e com mais de mil parceiros ativos, a DM conta também com empréstimo pessoal, DM App para gestão de cartões e conta digital, oferta de microcrédito, dentre outros serviços.


