Home » Giro pelo Mundo: Hoje vamos para Torino também conhecida como Turim

Giro pelo Mundo: Hoje vamos para Torino também conhecida como Turim

Publicado em 12 de junho de 2023

 

 

Torino ou também conhecida como Turim, a primeira capital da Itália após a reunificação; é uma cidade clássica, sofisticada e fascinante. Muito rica em história, cultura, além de ser um importante centro industrial e tecnológico é associada à marca de carros FIAT.

Capital de Piemonte, que foi completamente redesenhada para as Olimpíadas de 2006 e é hoje uma das cidades mais agradáveis para se visitar na Itália, pois possui diversos edifícios importantes, museus e excelentes restaurantes e tudo isso você consegue conhecer no centro histórico onde fica concentrado as principais atrações.

Tais como, o PALAZZO REALE: Durante muitos séculos, o centro de Turim foi o coração do poder político da Casa de Saboya. Nesse período, diversos palácios foram construídos para demonstrar esse poder. É, definitivamente, um local que merece ser visitado para se entender um pouco do que foram os tempos de monarquia em Turim. Ele forma parte do chamado Polo Real, junto com o palácio Chiablese (que foi a residência de Paolina Bonaparte e a casa natal de Margarita, a primeira rainha da Itália), a Galeria Sabauda (com coleções de obras de arte renascentistas, o Arsenal Real (com uma coleção de armamentos utilizados nas guerras da região), a Biblioteca Real, o Museu Arqueológico, além dos jardins do Palácio. As Residências Reais do Saboia, é a sede da família real italiana, Patrimônio Mundial da Humanidade.

PALAZZO MADAMA: O Palácio Madama fica também na Piazza Castelo é de uma importância inigualável para a cidade de Turim e Itália. Ele possui inúmeras marcas dos romanos, medievais e barrocos. Neste Palácio se proclamou o nascimento do reino da Itália e hoje acolhe o Museu Cívico de Arte Antiga.

DUOMO DI SAN GIOVANNI BATISTA: A catedral de Turim tem uma um valor muito importante para o catolicismo, pois nela está guardada o famoso Santo Sudário, o manto que cobriu Jesus após a sua morte. A catedral foi consagrada em 1505 e o que foi a primeira igreja, que hoje se situa no subsolo, hoje é o Museu Diocesano, que pode ser visitado. Anexo à igreja há a torre do sino de San Adrea. É uma torre de 63 metros de altura, que pode ser subida, onde foram feitas algumas modificações no Século XVIII.

A cidade também é conhecida pelo futebol, pois é o lar de dois clubes bem conhecidos dos fãs do esporte: a Juventus e o Torino.

A gastronomia da cidade é rica em sabor e aromas característicos, feita com ingredientes típicos da região e beneficiando a agricultura local. Prove alguns dos sabores típicos de Turim como o Agnolotti Torinesi, uma saborosa massa recheada onde a tradição popular diz que sua invenção se deve a uma ideia do cozinheiro Angiolino que criou a receita. Em Piemonte existe uma dominante tradição camponesa de evitar qualquer desperdício, portanto criam-se receitas incríveis a partir do que há disponível. O recheio do Agnolotti é feito com carne e é colocado em um recorte quadrado de massa e o molho é de carne assada, com manteiga e sálvia ou molho de carne piemontesa. Vale a pena experimentar essa delicia ao visitar Turim!

Sendo assim, Turim é mais uma das muitas incríveis cidades italianas que vale a pena conhecer. Pois possui o melhor que o país tem para oferecer, entre história, arte e alimentação. Com certeza, é mais um destino incrível.

 

Por: Gabriela Veneziani

Nenhum comentário ainda