Inscrições para o Vestibular de Gastronomia do 2º semestre do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão estão abertas
Publicado em 10 de julho de 2025
A formação acadêmica na área e a excelência no trabalho renderam à empreendedora Adriana Gomes, ex-aluna do campus, a oportunidade de tomar café na casa da apresentadora Ana Maria Braga
O Centro Universitário Senac – Campos do Jordão está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre de 2025 para a graduação de Tecnologia em Gastronomia. O processo seletivo acontece até o dia 15 de agosto, por meio de redação on-line ou com utilização do resultado obtido no Enem entre 2009 e 2024. A inscrição deve ser realizada no site da instituição.
O mercado de alimentação tem registrado crescimento a cada ano. Em 2024, os bares e restaurantes criaram 230 mil novas vagas de emprego no Brasil, número 4,2% maior em relação a 2023. Esses dados levantados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foram assunto de matéria publicada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). A reportagem também aborda o aumento de 5,8% na remuneração dos trabalhadores do setor.
“A área de gastronomia é promissora, mas quem escolhe trabalhar ou empreender nesse ramo deve estar muito bem preparado. É importante manter-se atualizado sobre as novidades do mercado, técnicas de preparo dos pratos, equipamentos, novas demandas do público e ter conhecimentos inclusive sobre gestão, vendas, finanças e sustentabilidade”, reforça Felipe Vianna, Diretor do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.
Bolo de rolo abre as portas da casa da Ana Maria Braga
A empreendedora Adriana Gomes, moradora de São José dos Campos, encontrou seu nicho de sucesso na produção de alimentos sem glúten e sem lactose. Seu carro-chefe é o tradicional bolo de rolo de goiabada, que se tornou a chave para uma conexão inesperada com a apresentadora Ana Maria Braga. “Eu enviei meu bolo de rolo para a Ana Maria experimentar, e logo ela me convidou para um café em sua casa em São Paulo”, recorda. “Foi um momento mágico! No dia, aproveitei e levei mais algumas de minhas criações para ela degustar”, conta Adriana, revivendo o encontro especial que aconteceu em 2019.
Adriana é formada na graduação de Tecnologia em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, desde 2016. Ela compartilha um pouco da sua trajetória e paixão pelo ramo, que vem desde a infância, e dá dicas para quem deseja seguir essa profissão.
“Cresci vendo meus avós cultivarem alimentos frescos, no interior de Pernambuco, o que me fez ter um olhar diferenciado para a comida. Com o despertar da minha paixão por confeitaria, na adolescência comecei a produzir bolos e trabalhar como personal chef de cozinha. Para aprimorar minhas habilidades, fiz o curso de cozinheiro no Senac em Natal (RN), onde morava na época. Foi lá que descobri a graduação do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão e decidi seguir meus sonhos. Mudei-me para Campos do Jordão com minha família e, após formada, fomos para São José dos Campos, para facilitar meu acesso às capitais do Rio de Janeiro e São Paulo, onde ministrava aulas de gastronomia”, relata.
Seu primeiro contato com o público celíaco ocorreu quando foi desafiada a produzir um bolo de rolo sem glúten para a tradicional festa do arroz de Tremembé (SP). “A receita foi um sucesso, me incentivando a abraçar esse nicho”, conta.
Em 2019, ela abriu a sua primeira confeitaria, em São José dos Campos. “Fui adaptando as minhas receitas para deixá-las sem glúten. Sempre priorizei o sabor, textura e apresentação do prato. Esse cuidado me ajudou inclusive a ser indicada por médicos para personalidades do meio artístico com restrições alimentares. Virei referência em segurança alimentar e qualidade dos insumos”, relata.
Em 2025, Adriana optou por voltar a trabalhar individualmente, na sua casa, sendo um dos motivos a dificuldade de encontrar mão de obra capacitada para atuar na sua confeitaria. “O que fazemos é muito sério, pois envolve a saúde de clientes que são alérgicos a alguns ingredientes. O profissional que deseja trabalhar no ramo de alimentação precisa frequentar escolas renomadas, estar sempre atualizado e atento às demandas do mercado, além de ter muita responsabilidade na hora de preparar uma receita. A confeitaria estava crescendo muito e ficou difícil encontrar funcionários qualificados”, explica.
Adriana dá mais uma dica para quem está planejando trabalhar ou empreender no ramo de alimentação. “Escolher um nicho de atuação ajuda muito no crescimento profissional, pois torna o ofício mais direcionado, relevante e reconhecido. É uma forma inteligente de se destacar, agregar valor e crescer com mais segurança e consistência”, conclui.
Programa de descontos e bolsas
Para promover ainda mais o acesso à educação de qualidade, o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão oferece aos seus estudantes a possibilidade de obter até 50% de desconto nos cursos e parcelamento facilitado. Mais informações sobre o Programa de Descontos e Bolsas estão no site – https://www.sp.senac.br/descontos-e-parcelamentos/graduacao.
A graduação de Tecnologia em Gastronomia tem duração de dois anos e as aulas para a próxima turma serão ministradas no período noturno, de segunda a sexta-feira, com início previsto para agosto. O campus, que possui nota 5 (máxima) do MEC (Ministério da Educação), é referência nacional na formação para o ramo de alimentação e oferece, além do ensino superior, cursos livres e técnicos, atendendo de iniciantes na profissão aos que buscam especialização.
Serviço:
Inscrições Vestibular Digital 2025.2 – Graduação de Tecnologia em Gastronomia
Prazo: até 15 de agosto
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/graduacao
Taxa de inscrição: R$ 25
Centro Universitário Senac – Campos do Jordão
Endereço: Avenida Frei Orestes Girardi, 3.549 – Atalaia – Campos do
Jordão – SP
Informações: https://www.sp.senac.br/centro-universitario-senac-campos-do-jordao


