Líder, cometa estes erros e perca seus melhores colaboradores!
Publicado em 27 de abril de 2023
Empreendedores iniciantes na posição de liderança cometem erros muitas vezes porque não têm autoconhecimento, não estudaram e muito menos se formaram para serem líderes, não tiveram uma boa referência enquanto eram funcionários (no máximo sabem o que não fazer), entre outras causas.
Todo esse despreparo para liderar uma equipe costuma gerar um grande problema: a perda de seus melhores colaboradores. Então, conheça a seguir 10 erros comuns que são cometidos por empreendedores iniciantes na posição de líder.
1.Ausência de planejamento e visão de futuro: imagine você entrando em uma empresa que não tem planejamento, visão, valores, objetivos e metas. A ausência disso tudo gera insegurança para que o colaborador planeje sua carreira dentro da empresa.
2.Inexistência de plano de cargos e salários: mesmo que a empresa tenha tudo aquilo que foi descrito no item anterior, não adiantará nada se não tiver um bom plano de cargos e salários com descrição de funções, atividades, competências, hierarquia, sistema de avaliação, remuneração variável, etc.
3.Feedback aos extremos: muitos empreendedores de pequenos negócios acham que o que foi destacado nos itens anteriores é só para grandes empresas, então, quando chega a hora de fazer feedback, também o fazem de modo amador, tornando a conversa muito subjetiva, caindo na armadilha de ficar nos extremos do feedback: “loveback” (só elogios) e “ferroback” (só críticas).
4.Não entendem de pessoas: cada colaborador tem valores, modelo mental, personalidade e motivação muito distintas, influenciado por suas experiências de vida, o que proporciona perfis comportamentais distintos, isto tudo exige um líder bem preparado para tal desafio.
5.Não criam um ambiente de trabalho motivador: pesquisa da Isma Brasil (2014) mostrou que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho. A insatisfação em 89% dos casos tem a ver com a falta de reconhecimento, em 78% com excesso de tarefas e em 63% com problemas de relacionamento, ou seja, ganhar mais muitas vezes não é a questão principal.
6.Não desenvolvem seus colaboradores: mas, neste caso, têm uma ótima desculpa – “não invisto porque o funcionário melhora e sai da empresa”. Agora, reflita, e se você não treinar e ele ficar?
7.Só conversam sobre trabalho com seus colaboradores: converse com a equipe e conheça um pouco do lado pessoal de cada um. Você precisa ser capaz de alinhar e demonstrar que os objetivos pessoais e profissionais de cada um pode se alinhar com os da empresa e, desta forma, crescerem juntos.
8.Não atuam como líder coach: você deve alinhar deve promover o desenvolvimento contínuo de cada pessoa da equipe e, de preferência, também, formar novos líderes, do contrário você terá uma equipe muito dependente de você.
9.Não promovem o trabalho em equipe: cada membro da equipe tem que saber claramente o seu papel, assim como cada setor, departamento e unidade. É função do líder promover uma visão holística a todos, além de fomentar a sinergia, integração e empatia entre todos.
10.Sobrecarregam os mais produtivos e “empurram com a barriga” os improdutivos: como tudo hoje em dia é urgente, nada mais normal do que cometer o erro de sobrecarregar seus colaboradores mais produtivos, o que irá desmotivá-los e, possivelmente, perdê-los. Para piorar, como é moroso demais demitir, recrutar e selecionar, você acaba mantendo os improdutivos na empresa, pensando “ruim com eles e pior sem eles”.
Você pode ter na empresa os melhores produtos, tecnologia de primeiro mundo, fornecedores excelentes, localização privilegiada, capital de giro acessível, mas, se não tiver uma boa equipe, a qual se constrói com os melhores colaboradores, a sua empresa estará fadada ao fracasso.


