Home » Qual a importância de indicadores para sucesso do negócio?

Qual a importância de indicadores para sucesso do negócio?

Publicado em 21 de junho de 2023

 

 

 

 

Já imaginou nossa vida sem termômetro, relógio, aparelho de pressão, entre outros? Difícil de imaginar, certo?
Da mesma forma que indicadores são essenciais em nossas vidas, eles também têm importância crucial para a gestão e sobrevivência dos negócios.
Já ouviu a famosa frase que diz “não se gerencia o que não se mede e não se mede o que não se gerência”? Então, é preciso ter indicadores para gerenciar uma empresa.
Você sabe quais são os indicadores mínimos necessários para garantir uma boa gestão e sucesso do seu negócio?

Talvez você conheça os mais famosos que são os financeiros, tais como: faturamento, lucratividade, rentabilidade, ponto de equilíbrio, capital de giro, ROI, ticket médio, etc. Porém, existem outros indicadores que também são essenciais para o sucesso do negócio, tais como:

– NPS/Satisfação do Cliente;
– Custo de Aquisição de Clientes;
– Rotatividade de funcionários;
– Número de clientes captados e/ou fidelizados;
– Índice de eficiência/produtividade;
– Índice de retrabalho ou peças em não conformidade;
– Taxa de conversão de leads.
Todos os indicadores citados influenciam diretamente nos resultados de finanças, marketing, vendas, equipe e competitividade do negócio frente ao mercado, desta forma, não mensurá-los e/ou não gerenciá-los faz com que o empreendedor administre a empresa no “escuro”.

Você deve estar pensando:

“Já entendi a importância de ter indicadores, inclusive não somente os financeiros, mas, como criá-los?”

Conheça a seguir 5 perguntas essenciais que você deve responder na hora de criar um indicador.
1. Por que quero medir isto? Qual a finalidade?
2. Qual a sua relação com os objetivos da empresa? É importante que seja de fácil compreensão e relevante para o negócio.
3. Qual o nível de desempenho esperado (meta)? É essencial que seja um desafio factível e mensurável.
4. Como será feita a métrica, com que frequência e qual a fonte de dados?
5. Quem será o responsável por medir?
Por fim, a dica final é que você utilize um sistema informatizado/ERP para gerir o seu negócio, existem diversas opções gratuitas e pagas com valor acessível, elas já possuem a grande maioria dos indicadores citados acima de forma automatizada.

Nenhum comentário ainda