Rafael Tomé é o único skatista do Vale do Paraíba com vaga fixa para o STU National 2026
Publicado em 13 de dezembro de 2025
As disputas do próximo ano serão focadas em se classificar para as disputas do pré-olímpico de Los Angeles em 2027.
Rafael Tomé, skatista na categoria Skate Park teve em 2025 o seu melhor ano desde seu reconhecimento como Profissional pela CBSK, ocorrida há um ano.
Conseguiu realizar duas manobras inéditas em transições de concreto no Brasil. Em Abril, conseguiu realizar a manobra 540 Varial Flip e no último mês de Novembro realizou a manobra 540 Alley-oop Varial Flip, uma variação da 1ª.
O skatista, que é de São José dos Campos (SP), obteve ótimo desempenho no “STU National 2025”, estando em todas as semifinais das 4 etapas e chegou a duas finais, conquistando 2 pódios: 3º lugar em Criciúma e 2º lugar em Curitiba. Terminou o Campeonato na 4ª colocação geral, obtendo uma das 8 vagas fixas para o “STU National 2026”, sendo assim o único skatista do Vale do Paraíba com vaga fixa.
“Cada disputa, cada manobra é superação. Estar ao lado de alguns ídolos nos campeonatos é um aprendizado. As conquistas deste ano são sonhos que vão sendo realizados e 2026 vou com tudo”, disse Rafael Tomé
Experiência Internacional
Na Itália obteve o 3º lugar no Campeonato Italiano de Skatepark, que foi realizado em maio de 2025, mantendo sua vaga como membro do Italian Skateboarding Team.
No Mundial de Skate da World Skate, representando a Itália, obteve a 17ª colocação na etapa de Roma e terminou o ano em 38º lugar no ranking geral, estando na bolha para a disputa do pré-olímpico de Los Angeles 2028.
Projeções para 2026
O ano começará com a etapa adiada do” World Skate Tour” a ser realizada em São Paulo no mês de março. Também em março de 2026 será realizada mais um “STU National”, e como dono de uma das vagas fixas da temporada, deve disputar as 5 etapas, além de participar do Circuito Vert Battle Banco do Brasil 2026.
A principal etapa do mundial de skate em 2026 acontecerá em Assuncion, no Paraguai.
O objetivo principal de Rafael Tomé é estar entre os 30 melhores skatistas do ranking mundial até o final do ano, já que os 44 melhores do ranking disputarão o início do pré-olímpico de Los Angeles a partir de 2027.


