Home » RESSURREIÇÃO DE CRISTO Por Pedro Motta Jr

RESSURREIÇÃO DE CRISTO Por Pedro Motta Jr

Publicado em 11 de abril de 2020

Pedro Motta Jr

 

 

Gostaria que todos pudessem fazer uma reflexão comigo, e se imaginassem em um encontro, ou melhor, um grande encontro que transformaria nossas vidas. Esse encontro se inicia na sexta-feira Santa e termina no Domingo de Páscoa. Nesses três dias seremos levados a refletir nossa vida a todo momento e, também a refletir o que foi esses mesmos três dias a 1987 anos atrás.
Primeiro momento “VER ”

Agora a pergunta é: quem sou eu?

A Sexta-feira Santa nos mostra um Jesus que foi açoitado e, crucificado por nós, para nos salvar, para nos dar algo muito maior que ainda estaria por vir.
Mas na proposta de Sexta-feira deste encontro somos convidados a fazer um VER de nossas vidas. Olhamos-nos para nos descobrir. Somos convidados a fazer um filme das nossas vidas. Passamos por nossos encontros com Cristo em meio aos nossos pecados e então vamos dormir entendendo que o Pai é rico em misericórdia. Essa sexta-feira de tanto sofrimento e morte serve para nos buscarmos lá no filme de nossas vidas: quantas vezes açoitamos a Cristo? Quantas vezes nos encontramos com Ele e ao invés de segui-lo preferimos outros caminhos? Quantas vezes negamos a Cristo para suprir uma vontade, um desejo momentâneo? Quantas vezes nós o açoitamos, flagelamos e crucificamos em nossa vida? Aí, eis que temos uma noite dura, de desconforto por tudo que recordamos e vimos com tanta clareza no filme de nossas vidas.

 

Segundo momento “DISCERNIR”
Agora a pergunta é: o que fazer e como fazer?
Sábado Santo todos se colocam em vigília. No silêncio mais profundo e em plena oração para que os corações possam se acalmar e ouvir a Deus. Um momento forte de reflexão e busca de entendimento.
E nós em nosso encontro nos colocamos a discernir os passos e conceitos de nossas vidas, um dia de muita reflexão e aprendizado. Aprendemos a buscar para nossas vidas a LUZ que iluminará nossos caminhos. Aprendemos a reconhecer quão pequenos nós somos e enxergamos cada detalhe do nosso filme da vida que poderia ter sido diferente.

 

Terceiro momento “AGIR”

Agora a pergunta é: como SER UM CRISTÃO PROFÉTICO?

Domingo da Ressureição, domingo de Páscoa do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. Este é o dia que fundamenta nossa fé, o dia que Deus Pai, Filho e Espirio Santo, mostra que a morte não é o fim, mas sim princípio de nossa fé, pois o VERBO QUE SE FEZ CARNE, MORREU E RESSUSCITOU.

Ele está diante de nós. Em suas mãos não há outra coisa senão a sua Misericórdia. O motivo de sua morte é o motivo de nossa vida. Ele morreu porque quis nos ensinar que a justiça divina compreende também a sua capacidade de amar. Ele nos deu o direito de sermos íntimos do Pai. Ensinou caminhos simples, diretos, sem rodeios.
Ensinou que podemos ser santos, mesmo sendo proprietários de tantos defeitos. Ensinou que há sempre uma esperança escondida dentro de nós, e que procurar por ela é um jeito bonito que temos de colocar os nossos passos nas marcas de seus pés.

No último dia do nosso encontro de três dias, que por sinal, foi tão incrível que abriu nossos olhos o nos deu a certeza que CRISTO VIVE, na comunidade da igreja que é assistida pelo Espírito Santo, nos Sacramentos, nos pequeninos, isto é, nos pobres e marginalizados. CRISTO VIVE EM TODOS NÓS!

E nós como profetas assumimos a missão de anunciar a Boa Nova pelo testemunho de Vida. A Boa nova proclamada pelo testemunho deverá mais cedo ou mais tarde ser proclamada pela palavra de vida.

Nós somos profetas anunciadores do Reino de Deus, e como disse o Papa João Paulo II, temos que ter a consciência que, o anuncio tem por objetivo Cristo crucificado, morto e ressuscitado, que por meio d’Ele se realiza a plena e autêntica libertação do mal, do pecado, da morte. N’Ele Deus dá a “VIDA NOVA” divina e eterna. É esta Boa Nova que muda o homem e a história da humanidade, e que todos os povos tem o direito de conhecer. O Papa lembra também que esta Boa Nova não pode ser proclamada como alheia às situações históricas do Homem, pelo contrário, é no contexto dessas circunstâncias que a Palavra de Deus se faz oportuna: “UM TAL ANUNCIO TEM QUE SE INSERIR NO CONTEXTO VITAL DO HOMEM E DOS POVOS QUE O RECEBEM.”

Que nossa vida seja pautada no anuncio da Boa Nova e que o ato de profetizar aconteça todos os dias das nossas vidas. Que este período que estamos vivendo sirva para que ressuscitemos para vida. Que façamos tudo diferente e, ainda melhor, com mais alegria, vontade, compromisso, amor e que possamos levar a esperança de dias melhores por onde passarmos e principalmente em nossos ambientes.
CRISTO CONTA CONTIGO E EU COM TUA GRAÇA!
De Colores .
Viva a Vida…

 

Pedro Motta Jr

Vice Coordenador do Regional Sul 1 Aparecida, do MCC-Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil

  1. Antônio Souza disse:

    Temos que ter fé, tudo vai passar.

  2. Terezinha Cristina Correria disse:

    Só com oração .
    Tem dias que me sinto triste ,mas rezo pra Deus nos ajudar.