Home » Santa Casa de São José dos Campos amplia acesso a tratamentos oncológicos

Santa Casa de São José dos Campos amplia acesso a tratamentos oncológicos

Publicado em 11 de dezembro de 2025

 

 

Por meio de parceria com centro de pesquisa clínica, pacientes podem se beneficiar de terapias já aprovadas e em fases avançadas de estudos clínicos

A Santa Casa de São José dos Campos ampliou os cuidados em oncologia por meio de parceria com o Centro de Pesquisa Clínica Vitta (CPC Vitta). A iniciativa fortalece as ações do hospital na área oncológica em um cenário nacional de crescente número de diagnósticos. O câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil e já lidera o ranking em muitos municípios. No triênio 2023/2025, o país registra cerca de 704 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Com a cooperação, pacientes da Santa Casa que atendem aos critérios clínicos das pesquisas em andamento são encaminhadas para avaliação no CPC Vitta, onde têm acesso a terapias que passaram por etapas robustas de segurança e se encontram em fases avançadas de desenvolvimento. O objetivo é ampliar as alternativas de cuidado com opções consideradas padrão-ouro ou próximas de incorporação à prática clínica, sempre com acompanhamento especializado.

A triagem e o acompanhamento no centro são conduzidos pela investigadora principal, a oncologista da Santa Casa, Dra. Taiane Francieli Rebelatto. “Nos estudos que conduzimos, utilizamos terapias que já passaram por avaliações rigorosas e alcançaram fases avançadas de desenvolvimento. Nessa etapa, buscamos entender como cada tratamento pode beneficiar diferentes perfis de pacientes, sempre com acompanhamento próximo da equipe e total transparência”, afirma.

A participação é voluntária e segue as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. De acordo com a Dra. Taiane, os projetos também oferecem benefícios diretos às pacientes. “Elas recebem consultas periódicas, exames na frequência recomendada e acesso às terapias previstas no protocolo, que podem incluir medicamentos já consolidados ou opções inovadoras em fase final de validação. Isso amplia as possibilidades de cuidado e fortalece o tratamento oncológico oferecido pela Santa Casa”, explica.

O CPC Vitta conta com equipe multidisciplinar, consultórios, sala de infusão, área técnica para processamento de amostras e infraestrutura voltada ao acompanhamento dos protocolos. A parceria reforça o compromisso da Santa Casa em ampliar o acesso a tratamentos especializados para a população de mais de 2,5 milhões de habitantes atendida pelo hospital em 39 municípios da região.

Sobre a Santa Casa de São José dos Campos

Com 126 anos de história, a Santa Casa de São José dos Campos é um complexo hospitalar de referência na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que alia inovação e tradição no cuidado à saúde. Primeira Santa Casa do Brasil a obter certificado ONA (Organização Nacional de Acreditação), a instituição recentemente conquistou a certificação por distinção pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão) nas áreas de Enfermagem e Serviços de Terapia Intensiva, além da recertificação ONA nível 3.

Nenhum comentário ainda