Serramar Shopping apoia 1º Hackathon do Instituto Federal de Caraguatatuba voltado ao turismo local
Publicado em 10 de julho de 2025
O Serramar, maior centro de compras da região, está entre o seleto grupo de apoiadores oficiais do 1º Hackathon IFSP-CAR, evento inédito na região do litoral norte que aconteceu nesse último fim de semana, no Instituto Federal de São Paulo, Campus Caraguatatuba.
A programação, organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, buscou soluções tecnológicas voltadas ao fortalecimento do turismo local e reuniu dezenas de estudantes de cursos técnicos e superiores do Instituto, onde foram desafiados a propor soluções práticas e aplicáveis à realidade do turismo local. Para realizar as atividades, as equipes formadas por alunos de diferentes cursos, dividiram-se entre as áreas de programação, design e pesquisa.
Ao final da maratona, que aconteceu na tarde da segunda-feira (07), os projetos foram avaliados por uma banca examinadora formada por representantes do IFSP, da Secretaria de Turismo e especialistas convidados. A equipe “Cocanha” ganhou o desafio, seguida pelas equipes “Juqueriquerê” e “Ilha do Tamanduá”. Os três primeiro colocados receberam menções honrosas e poderão ter suas ideias encaminhas para implementação futura no município.
“A orientação do Prefeito Mateus Silva é buscar sempre o diálogo e a inovação. Ter o meio acadêmico e as empresas envolvidas na solução dos desafios da gestão do turismo de Caraguatatuba é uma forma de aprimorar a participação social e, principalmente, evoluir com mais eficiência e rapidez. Estamos contando com o talento e conhecimento dos estudantes do IFSP Caraguatatuba!”, destaca Bianca Colepicolo, Secretária de Turismo.
Como parceiro institucional do evento, o Serramar reafirmou seu papel ativo na promoção de eventos inovadores e colaborativos em Caraguatatuba, além de ter contribuído com apoio logístico, o que reforçou ainda mais seu compromisso com o desenvolvimento educacional, social e econômico da região.
“É uma satisfação enorme para o Serramar participar de uma iniciativa tão relevante para o futuro da nossa cidade. O nosso turismo é um dos principais motores da economia da região e apoiar jovens talentos que podem revolucionar o nosso cenário com ideias criativas e tecnológicas é investir no desenvolvimento da cidade”, afirma Leonardo Gê, superintendente do shopping.
Durante os três dias de evento, os estudantes contaram com uma estrutura de suporte oferecida também por outras empresas parceiras, que incluía alimentação, acolhimento e mentoria. O seleto grupo de empresas foi composto por: Magic City, Wet’n Wild, Imaruí Distribuidora, IIBrasil, Atlântic Burguer e Ticho.


