Home » Comemoração dos 26 anos da Cia Vem Viver

Comemoração dos 26 anos da Cia Vem Viver

Publicado em 13 de outubro de 2017

IMG-20171012-WA0052

 

 

Na entrevista feita com o presidente Genivaldo Sampaio e o diretor Juarez Ribeiro da Cia Vem Viver relatam que a companhia teatral tem suas origens desde 1991, mas transformou-se em associação Companhia Teatral Cia Vem Viver em Fevereiro de 1999, localizada no Município de Valparaíso de Goiás, região metropolitana de Brasília.

O início do projeto se deu quando alguns amigos resolveram criar um grupo de teatro chamado Vem Viver, com o objetivo de montar e encenar peças teatrais para a comunidade. Durante toda essa época o grupo realizou diversas montagens de espetáculos e apresentações em orfanatos, igrejas e escolas públicas.

A entidade foi criada por conta da inexistência de grupos culturais na região e por falta de ocupação dos jovens da comunidade ,tornando-se assim referência para esses jovens que desenvolveram seus talentos no projeto . Inúmeras pessoas já passaram pela entidade , foi a partir daí que o projeto começou sua missão , o compromisso com a cultura , a arte e o trabalho social .

Vários projetos foram realizados com convênios como o serviço de Proteção e Atendimento Integral á família PAIF – CRAS em parceria com PMVG por 06 anos ( 2004-2009) , Ações Educacionais Complementares ( Ministério da Educação) 2006 , Festival Entorno da Cultura ( Ministério da Cultura ) 2006 , Esporte e Lazer da Cidade ( Ministério do Esporte ) com 3 convênios de 2005 a 2008 , Brasil Alfabetizado ( Ministério da Educação ) 2006 , Via Sacra do Céu Azul ( 1995-2006) , Corrida Solidária (2007) ,Toca das Artes (Ministério da Cultura ) 2009 , Ponto de Cultura Viver Cultura no Entorno ( Agência Goiana Pedro L. Teixeira e Ministério da Cultura ) 2010 e 2017 , Projeto Cultura para todos com a prefeitura de Valparaíso de Goiás ( 2013-2016) , Projeto Vem Viver In Cena (2017) , Cine Curta Vem Viver (2017), todos esses projetos foram considerados de grande relevância para a formação dos envolvidos e para o exercício da cidadania .

A Companhia Teatral Cia Vem Viver já apresentou vários espetáculos como a Vida Bandida ( primeira montagem do grupo em 1992) , Jornal transpiração , Apenas neuras , Mate sua mãe …de tanto rir (1993) ,Três Solteirões e um pequeno problema ( 1994) , Pimbinha peça infantil (1995) , Lua cheia (1996) , As lágrimas que fazem sorrir ( 1999) , O Cravo e a Rosa (2000) , Quem casa quer casa ( 2001) , Do outro mundo (2003) , O santo e a porca ( 2003) , O mundo de Romeu e Julieta ( 2004) , ‘’O quinto’’ – recital de cordéis ( 2005) , Como enganar a morte ( 2005) , Via sacra de 1995 a 2005 . Além do Teatro o projeto também atua em outras oficinas como o canto coral , xadrez , artesanato , artes plásticas , capoeira , karatê , balé , violão ,música , teclado , fotografia ,informática Linux , ginástica , danças do ventre , forró , Hip Hop , axé e salão , além de palestras educativas . A partir de 2017 começaram os cursos profissionalizantes na sede.

O objetivo da companhia é trabalhar com atividades culturais, educativas de esporte e lazer, afastando os jovens dos ambientes de infração penal, buscando uma melhor interação entre as pessoas em seu meio comunitário, trocando experiências e respeito mutuo. Esse projeto também realiza saraus na sua sede uma vez por mês , que já virou tradição na cidade dando oportunidades para os alunos apresentarem o que aprenderam durante as aulas práticas e cedendo o espaço para artistas locais, inclusive exibições de filmes, curta e longa metragem como ‘’O melhor fotógrafo do mundo’’ e ‘’O último Natal ‘’ que foram produzidos no Céu Azul – Valparaíso de Goiás pela Companhia Teatral Cia Vem Viver através do projeto ‘’Cultura para todos ‘’ , com o organizador de direção e roteiro , Fáuston da Silva .

No decorrer de todas as atividades da Companhia Teatral Vem Viver entre o período de 1991 a 2017 foram beneficiadas cerca de 10.000 pessoas diretamente e 30.000 indiretamente. A Cia preza manter tudo registrado sobre suas atividades e fichas de usuárias que passaram por inúmeras oficinas realizadas, através de fotos e vídeos .

Depoimentos dos organizadores da Companhia Teatral Vem Viver :

Juarez Ribeiro (diretor) – ‘’Nosso sonho é ter a sede própria, para poder ampliar nossos serviços e ter tranquilidade para atender a todos que nos procuram… Dificuldades existem e são muitas, precisamos de ajuda para manter o espaço com os gastos administrativos. Poder dar a oportunidade a uma criança, um jovem até mesmo um idoso em fazer uma atividade cultural que ele sempre quis é motivo que nos fazem continuar.’’
Francisca Damasceno ( Produtora cultural e pedagoga ) – ‘’Mesmo com a falta de apoio para desenvolver nossas atividades com profissionalismo tentamos levar cultura para todos’’.
Edvania Vieira ( Secretária ) -‘’ É uma alegria poder participar da história dessa Organização.’’

Mensagem do grupo para o público:

Acreditamos que a cultura e a arte não podem ser um simples instrumento de entretenimento, mas sim de desenvolvimento , crescimento pessoal e coletivo do ser .
Com muita satisfação pelo projeto a Companhia Teatral Vem Viver completa 26 anos de muitas batalhas e conquistas realizadas . Agradecemos a todos que nos ajudaram juntamente com o público por nos prestigiar e acompanhar nossos projetos . Fica aqui o nosso carinho, gratidão e agradecimento , que esses laços cresçam e permaneçam por muitos anos .

IMG-20171012-WA0020

Texto:Júnia Andrade

Contato da Companhia Teatral Vem Viver
Fone; 61- 3624 0344 – WhatsApp 98235 3809
https://www.facebook.com/ponto.viver/

Nenhum comentário ainda