Home » Exercícios e Hipertensão Arterial – fator de risco para doenças cardíacas.

Exercícios e Hipertensão Arterial – fator de risco para doenças cardíacas.

Publicado em 30 de maio de 2016

pressao-alta-shutterstock_97788065Faça sua Vida Valer a Pena, cuide-se…

Estudos epidemiológicos e clínicos tem demonstrado efeitos benéficos da prática de atividade física sobre a Pressão Arterial em indivíduos de todas as idades.

A Pressão Alta ou Hipertensão Arterial, é uma doença silenciosa, prevalência da doença aumenta com o envelhecimento os fatores de risco para o surgimento da Pressão Alta, cresce no mundo todo.
Os efeitos benéficos da prática de atividade física sobre a Pressão Arterial em indivíduos todas as idades. Alto nível de atividade física diária está associada a menores níveis de Pressão Arterial em repouso.

A prática regular de exercício físico tem demonstrado prevenir o aumento da Pressão Arterial associado à idade
Esses benefícios da atividade física sobre a Pressão Arterial fazem dela uma importante ferramenta na prevenção e tratamento da Hipertensão.

O excesso Peso Corporal, e a Pressão Alta, tem forte correlação com o aumento da Pressão Arterial. Todos os hipertensos que estão acima da média do peso normal, devem começar um programa de redução de peso de modo alcançar o Índice de Massa Corpórea (IMC) inferior a 25 kg/m2 e Relação Cintura-Quadril (RQC) inferior a 0,8 para as mulheres e a 0,9 para os homens, em razão da associação co o risco cardiovascular aumentado.

Hoje em dia, os novos hábitos alimentares e falta de Atividade Física desordenaram a biologia humana, afetando diretamente, de forma negativa. Entretanto, existem evidência de que inúmeras estratégias para interver na Pressão Alta.

Diversos estudos demonstraram o efeito benéfico do exercício aeróbio sobre a Pressão Arterial. Sendo a Hipertensão Arterial sistêmica uma entidade de alta prevalência e elevada morbimortalidade na população, o exercício físico tem importante papel como elemento Não medicamentoso para controle da Pressão Arterial ou como adjuvante ao tratamento farmacológico.
Teste confirmaram que exercício aeróbio em cicloergômetro a 50% do VO2máx. promoveu significante redução na Pressão Arterial sistólica, diastólica e a Pressão Arterial média durante o período de 22 horas.

Essa redução ocorreu por causa da diminuição no débito cardíaco, associado à queda no volume sistólico, e à diminuição no volume sistólico final, os hipertensos treinados que não faziam uso de medicamentos. Indivíduos que possuem um alto nível de capacidade aeróbia mantem um elevado valor de sensibilidade bororreflexa e do componente parassimpático cardíaco quanto comparados com idosos com menor capacidade aeróbia minimizando episódios de hipotensão ortostática e eventos cardíacos.
São alterações nas propriedades mecanoelástica das paredes das artérias também estão associadas aos mecanismos responsáveis para diminuição da sensibilidade barorreflexa e aumento da Pressão Arterial em idosos.
As recomendações para a redução de peso é Dieta e a Atividade Física.
Os hábitos saudável podem trazer benefícios ao longo da vida, reduzindo de forma progressiva. Para manter uma dieta saudável, deve-se:

. Evitar dietas milagrosa;
. Substituir gorduras animais por óleos vegetais;
. Evitar açúcar e doces;
. Retirar o saleiro da mesa e usar temperos naturais à vontade;
. Evitar frituras;
. Diminuir ou, de preferência, eliminar o uso de bebidas alcoólicas;
. Aumentar ingestão de potássio, (o potássio exerce efeito anti-hipertensivo e ter ação protetora contra danos cardiovasculares).
Também devemos consumir alimentos fonte de fibras, cereais, integrais, hortaliças, legumes, etc. Preferencialmente consuma-os crus. (sem ser em conserva).
Melhorando sua qualidade de vida com Atividade Física e com uma alimentação saudável.

pppp

Colunista: Tereza Vasconcelos Monteiro
Especialista em Ginástica Coletiva com Treinamento Funcional.

Nenhum comentário ainda