Home » O adeus ao defensor da natureza “Frans Krajcberg”

O adeus ao defensor da natureza “Frans Krajcberg”

Publicado em 16 de novembro de 2017

IMG-20171116-WA0052

 

Frans Krajcberg foi escultor, pintor, gravador, fotógrafo, ambientalista e artista plástico. Amava fotografar a fauna e a flora brasileira. Infelizmente faleceu no dia 15 de Novembro de 2017 aos 96 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Ele passou a maior parte da vida lutando contra a devastação das florestas brasileiras por meio de suas obras de arte. As suas obras fizeram críticas as queimadas, explorações de minérios, desmatamento da Amazônia e sobre as desovas de tartarugas marinhas.

Fui privilégiada de entrevistar e conhecer esse grande amante da natureza em 2016 no Sítio Natura, localizado no sul da Bahia, onde ele já residiu e ainda existe o ateliê integrado no município de Nova Viçosa – BA que possivelmente será aberto para as visitações. Nesse sítio há uma área imensa com resquícios de Mata Atlântica e de manguezais onde o artista já plantou mais de dez mil mudas de espécies nativas.

Frans Krajcberg deixou marcado em nossas memórias e na história a grande importância da preservação natural. Os trabalhos desenvolvidos por ele foi de grande luta para a melhoria da nação e de um reconhecimento internacional, além de apresentar um olhar bastante poético especialmente sobre a natureza, propôs uma reflexão sobre as principais questões ecológicas e como isso afetaria a humanidade.

Pensamentos de Frans Krajcberg :

“Nasci deste mundo que se chama `natureza´e o grande impacto da natureza acontece no Brasil onde eu o senti. É aí que nasci uma segunda vez. É aqui que eu tive a consciência de ser homem e de participar á vida com minha sensibilidade, meu trabalho, meu pensamento. Aqui me sinto bem.”
“A natureza é minha família, minha cultura. Dela dependem minha criatividade e minha vida.”
“Preserve a natureza não faça queimadas.”
“Quando vi os manguezais fiquei impressionado. Venho do tachismo, venho do abstrato de Paris, e como captar o movimento deste manguezal ?”
“O fogo é a morte o abismo. O fogo continua em mim desde sempre. A minha mensagem é trágica: mostro o crime. A outra face de uma tecnologia sem controle é o abismo. Trago os documentos, os reúno e acrescento: quero dar á minha revolta o rosto mais dramático e mais violento. Se pudesse pôr cinzas por toda a parte, estaria mais perto daquilo que eu sinto. Que haja na minha obra reminiscências culturais, reminiscências da guerra, no inconsciente, certamente. Com todo este racismo, este anti-semitismo, não podia fazer outra arte.”

Frases de Frans Krajcberg:

Século XX a barbárie humana, homem aniquilando homem.
Século XXI homem destruindo a vida do planeta.

IMG-20171116-WA0053

 

Mensagem da entrevistadora Júnia Andrade Correia:
O defensor da natureza “Frans Krajcberg” nos deixa fortes lembranças sobre a natureza e a importância dessa preservação natural, essas lembranças ficarão marcadas para sempre na minha memória e na memória de todos que já o conheceram ou já tinha ouvido falar, pois sem a natureza o homem não conseguiria viver bem e sem o homem a natureza não progrediria, porque quem planta as mudas somos nós e se todos tivessem essa consciência o mundo seria muito melhor.

Reflexão : “A fauna e a flora são belezas do mundo que veio para melhorar a sua vida, então não desmate o que te faz viver melhor.”
O homem que defendia abertamente a Bienal se foi, e agora como ficará a Bienal sem um dos principais defensores da natureza Frans Krajcberg ?

Nenhum comentário ainda