Home » SEDENTARISMO

SEDENTARISMO

Publicado em 24 de outubro de 2016

Excesso de peso… acerte os ponteiros, e venha treinar
Dietas milagrosas não existem!

sedentarismo_630

Mexa-se exercícios físicos liberam substâncias como as Endorfinas que melhoram o humor.

Enquanto a economia está devagar em vários setores, no universo Fitness as coisas não param de acontecer. Vivemos um momento de crise, mas ser saudável é a NOVA RIQUEZA. E todos querem fazer parte desse time de pessoas que se cuida, prática alguma tipo de atividade física e presta mais atenção no que coloca no prato. Hoje o esporte que mais cresce no Brasil e no Mundo são os Circuitos de Treinamento Funcional, aulas de HIIT (High Intensity Interval Training) estão entre as novidades mais concorridas por conta disso, as mais procuradas pelas pessoas. Depois vem a Corrida, Ciclismo e musculação e outras modalidades que tira o brasileiro do sedentarismo ao mesmo tempo que o faz ter a possibilidade de ver e buscar novos horizontes.

Com a chegada do verão, vem também a preocupação com a forma física. A boa notícia é que dá para obter resultados com algumas mudanças no cardápio. Os efeitos promotores de saúde dos exercícios físicos são conhecidos há várias décadas e atualmente melhor compreendidos, justificando a importância do incentivo de atividade física habitual para todas as pessoas. Os efeitos dos exercícios físicos para a recuperação da saúde também são atualmente melhor compreendidos. Mas também não é preciso passar horas na academia para garantir resultados quem vivem na correria do dia -a dia. Seja qual for seu objetivo saiba que é preciso diversificar os exercícios para alcança-lo de fato.

Sabemos que a obesidade, a escalada de sedentarismo é observada nas últimas décadas caracterizada como epidemia global. Os níveis de atividade física reduziram-se drasticamente nos país desenvolvidos e esta redução começa a observar-se de forma mais intensas, entre as populações de mais baixa renda, estimando se que a inatividade física.

Como pode observar, os diversos itens de confortos parecem também contribuir de forma significativa para a diminuição, GASTO ENERGETICO, como os controles remotos, os celulares, que tornam cada vez mais presentes o no estilo de vida moderno.
Apesar que o hábito de ver televisão também parece desempenhar, um papel importante na etiologia da obesidade.

Um dos principais desafios é começar a praticar atividade física e sair da vida sedentária, caracterizada pela ausência de atividade física podendo provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular, além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento de ocorrência de várias doenças, obesidade, aumento do colesterol, e infarto do miocárdio. A vida sedentária pode também ser a causa direta ou indiretamente de morte súbita.

Os benefícios da prática da atividade física, são amplamente constados em diversos estudos relacionados ao treinamento força, resistência, tanto para manutenção da saúde, reabilitação de lesões, melhora da composição corporal ou aprimoramento do desempenho de atletas.

Uma vida mais saudável, com alimentação balanceada e atividades física que trabalha o corpo inteiro, tonifica os músculos porque provoca um enorme desgaste calórico que ajuda a reduzir a gordura corporal, é a medida mais eficaz na prevenção de problemas articulares e outras doenças.

O educadores físicos precisam conhecer, bem a fisiologia dos exercícios resistidos e métodos de treinamento para aplicar esse conhecimentos com finalidade de tratar de doenças e lesões, com o objetivo de adequar o condicionamento físico para a presença de situações patológicas. Sabemos que pelos mesmo mecanismo pelos quais a atividade física ajuda a evitar doenças, ajuda a tratá-las. Na área das doenças sistêmicas gerais como hipertensão, diabetes, obesidade, dislipidemias e doenças cardiovasculares, o mecanismo de profilaxia e de tratamento mais importante é o combate à inflamação basal induzida pelo sedentarismo.

Beba bastante água para manter o corpo hidratado. Á água como de coco é uma ótima dica, assim como rabanete, melancia e melão, ricos em água e pouco calórico.

pppp

Colunista: Tereza Vasconcelos Monteiro
Especialista em Ginástica Coletiva com Treinamento Funciona

Nenhum comentário ainda