Home » 1ª Corrida Noturna de Guararema, organização e muita energia positiva

1ª Corrida Noturna de Guararema, organização e muita energia positiva

Publicado em 29 de maio de 2017

Aquecimento

 

 

Quando chegamos para um evento e a primeira impressão que temos é de ORGANIZAÇÃO, realmente isso nos motiva a correr mais, a dar o melhor que podemos durante a prova e já pensando em se preparar para voltar no próximo ano. Já falei em outras oportunidades sobre organização e sem dúvida na minha opinião é um dos itens mais importantes e que levo muito em consideração na hora de avaliar o evento.

 

No último sábado (20/05) participei da 1ª Corrida Noturna de Guararema – SP (Guararema Night Race), evento muito bom com uma energia fantástica e cheio de particularidades como os locutores ou DJ’s, o que vocês acharem melhor, os caras animaram o tempo todo o evento, incansáveis, com um repertório de entrevistas, brincadeiras e muita música, além do aquecimento quando um deles subiu no palco e agitou a galera com muita zumba. O legal dessa prova foi ter famílias inteiras na concentração e o clima era de muita alegria, festa e animação geral para o início da corrida.

 

chegada atletas

 

Um outro ponto, se refere ao percurso: EXCELENTE, com postos de água a vontade e monitores atenciosos. Passamos por algumas ruas de Guararema e fomos até próximo a entrada da Freguesia da Escada, um bairro muito conhecido pelos turistas que visitam a bela Guararema. Durante o percurso corri ao lado da Atleta Fabi Mesquita e logo depois de um Atleta de aproximadamente 50 anos, de passadas curtas, respiração ofegante e alta, que deu um show de corrida!!!

 

Corri ao seu lado durante uns 3 km e ele só falou comigo uma única vez: “vamos subir o morro agora”. Subimos o morro juntos e logo em seguida se distanciou e foi embora com sua respiração que mais parecia um assobio, uma inspiração para nós atletas amadores, pois sua preparação e concentração é digna de um amante da corrida de rua.

Quase no final da prova passei por um atleta que estava deitado na calçada e sendo socorrido por uma pessoa da organização, perguntei sobre a ambulância e ele me disse que ela já estava a caminho, fiquei um pouco assustado pois realmente o senhor aparentava estar muito mal. Entrei em contato com a organização da Guararema Night Race, a Fly – Gestão e Assessoria Esportiva, que prontamente respondeu: “Em relação aos corredores que passaram mal, todos foram socorridos e encaminhados à Santa Casa de Guararema, foram medicados, estabilizados e liberados. Todos passam bem!”

Para esta corrida não me preparei o suficiente para enfrentar os 8 km, estava voltando de uma infecção aguda que me tirou do “asfalto” por duas semanas e como fez falta a preparação. Quando estamos treinando adquirimos resistência e condicionamento físico para enfrentar aquilo que esta traçado como nosso objetivo dentro da planilha pessoal de treino e corrida. A resistência e o condicionamento são fatores difíceis de alcançar e principalmente de manter, exige muita disciplina e treino, porém para perdê-los é tão fácil e muito rápido!

Estou afirmando porque como disse fiquei duas semanas sem correr e sem treino nenhum, os 6 Km foram teoricamente tranquilos, porém a partir dai, nos dois últimos km’s o cansaço chegou e no final da prova estava bem cansado e com uma dor na parte lateral do meu abdômen que me fez terminar a prova com a mão apertando o abdômen para ver se diminuía. Reflexo da falta de condicionamento físico. A nossa recomendação é: se você esta sem treinar por algum motivo, cuidado ao retornar. Não encare uma longa distância, calma, adquira seu condicionamento devagar para evitar surpresas como lesões indesejáveis, seu corpo precisa se adaptar novamente a rotina de treinos. O maior problema dos atletas amadores, assim como eu, é o excesso de confiança que nos leva a pensar e talvez não ter noção do que é 5, 8 ou 10 km, se inscrever e dizer “que vou lá correr” é muito fácil porém na prática ter prudência é fundamental porque somente quem corre sabe que muitos fatores podem fazer com que a corrida seja excelente ou ruim ao extremo. É muito perigoso pois seu corpo não esta preparado para enfrentar talvez 40 min, 50 min ou até mesmo 1h de prova e isso pode levar a ter sérios riscos de saúde.

A corrida é um esporte solitário, por mais que você esteja correndo ao lado de alguém ou em grupo somente você sabe como o seu corpo esta reagindo, caso sinta alguma indisposição você deve parar imediatamente e pedir ajuda. Fique atento sempre aos seus limites, curta, divirta-se e aprecie o percurso para que a sua chegada se transforme na “chegada de um grande vencedor.”

 

Quero deixar aqui o meus parabéns a Denise Santos, proprietária da Elite Vale Revista, em comemoração pelo anversário de 6 anos da revista. Um projeto audacioso que se tornou referência no Vale do Paraíba em notícias e entretenimento.

Parabéns a Elite Vale Revista pelos 6 anos!

 

Dicas:

cansaco

 

 

O condicionamento físico é importante não somente para praticar esportes, mas para tarefas do dia a dia que exigem do nosso corpo. Assim precisamos nos preparar e buscar mecanismos para que o nosso corpo possa estar sempre apto a resistir as diversas atividades rotineiras que realizamos ao longo do dia.

Uma delas é trocar o famoso elevador pela escada, experimente.

 

Marcos Sousa

 

 

 

Marcos Sousa
corridapelasaude.com.br/

 

 

 

 

 

Veja as dicas no site:
http://www.mundoboaforma.com.br/10-formas-simples-de-melhorar-seu-condicionamento-fisico/

 

Nenhum comentário ainda