Home » Maurício Patelli

Maurício Patelli

Publicado em 11 de fevereiro de 2021

 

 

 

Após anos de trabalho como desenhista industrial, realizando desenhos em 3D para áreas de engenharia e treinamento para indústrias de grande porte, precisei me reinventar durante a pandemia.Quando as portas das indústrias se fecharam durante a quarentena, não podia mais entrar nas fábricas para desenhar máquinas, isso aconteceu no momento em que eu estava fechando um trabalho com uma fábrica de turbinas.

Sem perspectivas de retorno,vi na culinária uma oportunidade de me manter ativo, exercitando a minha criatividade ao mesmo tempo que podia praticar uma velha paixão, a cozinha italiana.Descendente de italianos, minha família chegou no Brasil em 1888.Durante a travessia, Riccardo Patellium jovem sonhador se apaixonou por uma linda ragazza italiana chamada Cezira, que também partira com seus pais no porto de Gênova em busca de uma vida melhor. Casaram na cidade de Amparo, alguns meses após o desembarque no porto de Santos.

Esta história de coragem e amor entre meus trisavós sempre me envolveu, eles vieram da região da Emilia Romagna, com um solo extremamente fértil, chamada de Vale da Comida.Famosa pelo presunto –prosciutto crudo di Parma, queijo parmegiano reggiano (parmesão), carnes curadas, como a Coppa Piacentina, o Salame Piaccetino e a Pancetta Piacentina,mortadela,produção de um dos melhores acetos balsâmicos do mundo, além do cultivo de uvas para a fabricação do famoso Lambrusco italiano.

A memória afetiva nos pratos italianos é muito forte, as receitas vem de geração para geração, o macarrão que comem hoje tem o mesmo sabor dos que foram preparados pelas“mammas” no passado, a famosa polenta, aqui no Brasil, traz para os italianos lembranças da pátria amada, já na Itália, os mais velhos não gostam muito, pois traz lembranças do período da guerra onde havia fome e polenta !!!Foi pensando nesse carinho afetivo que surgiu a Donna Carmela Massas Artesanais, uma empresa que tem como conceito resgatar o verdadeiro sabor da comida de mãe, como um bom apaixonado pela culinária, sempre gostei de estudar sobre, sempre gostei de cozinhar e os meus melhores presentes sempre foram os livros de receitas e utensílios para cozinha, a pandemia me ‘obrigou’ a me reinventar e foi uma excelente oportunidade de viver de uma nova forma uma antiga paixão.

Tudo artesanalmente, sem conservantes, onde o molho de tomate italiano fica apurando horas em fogo “dolce”(baixo), o macarrão é produzido apenas com ovos e farinha, a ideia é fazer algo como se uma verdadeira mamma preparasse um prato para sua família.

Hoje Donna Carmela produz, molho de tomate rústico, talharim, spaghetti, gnocchi (nhoque), sfogliatti, cappelletti.

Dicas da Carmela:

Para fazer um macarrão com perfeição você deve:Colocar 1 litro de água para cada 100 gramas de água, quando levantar fervura, adicionar um punhado de sal grosso, o suficiente para a agua ficar com um leve sabor de mar.

Esperar levantar fervura novamente e adicionar seu macarrão, se for massa longa tipo spaghettinão quebre a massa, espere as extremidades amolecerem para mergulhar o restante na água. Mexa um pouco para os fios se soltarem.Não coloque azeite na água, pois ele irá criar uma leve camada impermeável no fio que irá impedir o molho grudar na massa.Quando a massa estiver al dente, escorra e coloque em seu molho preferido. Não lave a massa após cozimento.

Histórico Maurício Patelli.Artista plástico:Nome citado no dicionário das artes brasileiras julio Louzada Participações em salões de belas artes no brasil e exterior.Cartunista:Diversos salões internacionais de humor.

(Argentina, China, Polônia, Irã, Azerbaijão)ilustrador:ilustração para o Jornal do Comércio na cidade de Paulínia –SP.Desenho para o filme da NETFLIX “O MATADOR”.

Ilustração para livro da ONU sobre contraceptivos destinados a jovens na África.Ilustração sobre voluntários para Cruz Vermelha no Chile.Ilustração para o livro da escritora Rita Elisa Seda.Desenhista Industrial:Trabalhos em 3D para indústrias de grande porte, entre elas, Johnson & Johnson, Pirelli Pneus, Unilever, Natura, Brasilkirin, Valeo.

  1. Fabiana disse:

    Oi Maurício, td bem?
    Em “para fazer um macarrão com perfeição “, vc diz para colocar 1 litro de água para cada 100 gramas de água? Não entendi!
    Fico no aguardo 🙂