Home » A Alma de Um Corredor de Rua

A Alma de Um Corredor de Rua

Publicado em 20 de março de 2018

123r

 

O que leva a pessoa tornar-se um Corredor de Rua, disputar ruas e calçadas com carros, ciclistas, motos e pedestres, cansar, as vezes ainda cair durante a corrida e no final ficar feliz por ter concluído todo percurso, mesmo que ele tenha sido difícil.

Um corredor facilmente me responderia: é paixão, é ser louco pela corrida, é um momento de libertação do stress, saúde, endorfina… enfim vários adjetivos podem ser colocados neste contexto, pois cada um tem na ponta da língua a sua motivação particular. A corrida movimenta as pessoas de forma incrível a vencer seus limites e a medida que o contato com a corrida e com outros corredores se tornam frequente, a sua motivação aumenta e seus olhos brilham quando o assunto é corrida, experimente conversar com um corredor e pergunte a ele, qual a sua motivação para correr?

Nos treinos e corridas oficiais que participamos, tenho observado que não é apenas sair de casa para correr ou treinar, vai além disso tudo e os olhares e expressões faciais mudam para uma forma de entusiasmo, alegria e sentimento de vencedor. É de arrepiar estar no meio daquelas pessoas que desde o momento do aquecimento, do locutor chamando, da música, das conversas a respeito de como se preparou, como será a corrida ou treino; até largar, correr e chegar… ansiedade e excitação tomam conta das pessoas, de nós todos, e é incrível sentir essa energia toda de um corredor que esta sozinho até os corredores com suas equipes que ficam vibrando e alguns até com gritos de incentivos e porque não dizer que são gritos de guerra, afinal todos são guerreiros(as).

Tudo isso é muito bacana, é incentivador é motivador, mas quando a corrida nos coloca frente a frente com pessoas que se superam todos os dias e de uma certa forma achavam que não seria possível torna-se um corredor, mas que ao completar um treino, uma prova ou uma simples volta correndo entorno do parque, ai sim podemos ver a alma de um corredor de rua. Não estamos mais falando de distância ou km percorrido ou velocidade, não é isso que importa, sem dúvida é o que menos importa. O que temos a nossa frente é a realidade das corridas de rua que nos apresenta a superação através do vencer nossos limites, nossos medos, nossos paradigmas: será que posso, será que consigo?

ppp

Nesses 5 anos que estou correndo, muitas pessoas já passaram pela minha equipe, outros já correram comigo por algum tempo e em todos vejo o quanto é transformador essa tal corrida. Em nossos treinos e até mesmo em corridas presenciei atletas que durante o percurso caíram, outros que estavam exaustos e com dores, problemas estomacais, etc… Talvez as pessoas não tenham noção de como um atleta amador (corredor de rua) luta todos os dias para vencer um grande adversário que é a si mesmo, que todo esforço, disciplina e perseverança passa primeiro em romper as barreiras do “Eu posso”, por isso que este esporte é fascinante e a cada dia eu me apaixono por ele.

Tenho visto na equipe que participo a superação dos atletas, ouvir depoimentos fantásticos como: “Eu nunca imaginei terminar uma corrida sem andar, e hoje eu consegui”, isso é ALMA DE CORREDOR.

O maior vencedor de tudo isso é VOCÊ, que tem a noção que “o treinar” passa por ter respeito consigo mesmo, disciplina, é transformar-se a si mesmo e adaptar o estado (saúde) físico e mental a te levar para uma nova vida que por sua vez atraem novas pessoas, novos ciclos que te impulsionam a correr até que suas pernas não aguentem mais, sendo flexível a tudo isso e dizer para todos que você corre para si mesmo, isso é ALMA DE CORREDOR.

Para o iniciante da corrida tudo é muito difícil mas lembre-se sempre de não desistir, persevere: vença a si mesmo, trace metas, suporte a dor, cansaço e o desanimo, porque no final aquilo que era impossível se tornará realidade, as barreiras serão quebradas e você determina quando elas serão quebradas.

Para os mais experientes transmitir e compartilhar conhecimento, ajudar os iniciantes é tão bom quanto chegar ao auge de um atleta, mas o momento também é de buscar novos desafios e alguns paradigmas devem ser quebrados, nunca esqueça de utilizar uma planilha, busque mais conhecimento e treino, sem dúvida alcançará o topo e vai se manter nele, até porque você tem ALMA DE CORREDOR!

Ter ALMA DE CORREDOR é saber que todos os dias, não importa o clima, é um dia bom para correr.

Um forte abraço e até a próxima!

4

Marcos Sousa
corridapelasaude.com.br/

4k

Nenhum comentário ainda