Home » “A ARTE TEM UM PODER GIGANTESCO DE COMUNICAÇÃO”, DECLARA O FUNDADOR DA CIDADE MATARAZZO EM DEBATE SOBRE O VALOR DE INVESTIR EM CULTURA

“A ARTE TEM UM PODER GIGANTESCO DE COMUNICAÇÃO”, DECLARA O FUNDADOR DA CIDADE MATARAZZO EM DEBATE SOBRE O VALOR DE INVESTIR EM CULTURA

Publicado em 25 de abril de 2024

 

O evento reuniu a Secretária de Cultura de São Paulo Marilia Marton e os principais líderes do Bradesco, Heineken e Atlas Schindler para falar sobre os desafios de investir no setor.

A Cidade Matarazzo realizou nesta quinta-feira (25) uma manhã de debates sobre como os investimentos em cultura ajudam a construir reputação para as marcas. O fundador da Cidade Matarazzo Alex Allard recebeu a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo Marilia Marton, o Head de Patrocínios, Naming Rights e Parcerias Estratégicas da Bradesco Adriano Marchini, o Diretor de Brand Experience e Patrocínios da Heineken Guilherme Bailão, o Gestor de Projetos Incentivados e Patrocínios na PRIO Gabriel Hackme e o Diretor de Pessoas e Comunicação Corporativa da Atlas Schindler Carlos Augusto Júnior para uma mesa redonda. Estiveram presentes também os fotógrafos Araquém Alcântara e Gabriel Wickbold.

Durante as boas-vindas, Alex Allard reafirmou o valor da arte para os negócios. “As únicas empresas que sobrevivem são as que sabem comunicar seus valores de maneira simples. Não tem melhor forma de transmitir um propósito profundo do que pela arte.”

“O poder do artista é o de ser um profeta de seu tempo. A vida deles inteira é dedicada a transmitir uma mensagem mais forte que ele. Quem experimenta uma obra de arte, vive uma grande emoção. Isso tem um poder gigantesco de comunicação. As maiores agências de publicidade do mundo andam lado a lado com um poderoso setor artístico.”

Já a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo Marilia Marton comentou o papel do Estado na preservação da cultura e no incentivo às empresas para investir no setor. “Preservar é fundamental, mas é preciso ser viável economicamente. Esse desafio precisa ser esclarecido, para que a cultura possa acontecer.”

“O Estado é um grande conector entre as empresas e a cultura. Vamos propor um encontro virtual entre empresas e projetos artísticos, para juntar aqueles que têm algo em comum.” Marilia concluiu retomando o valor da cultura para a população. “A cultura tem o poder de trazer um despertar para o desenvolvimento humano. E o Brasil tem muito a oferecer nesse sentido.”

O Head de Patrocínios, Naming Rights e Parcerias Estratégicas da Bradesco Adriano Marchini trouxe o aspecto do retorno financeiro de eventos culturais na mesa redonda. “Quando trabalhamos a divulgação de mídia de um evento cultural, em questão de quatro meses, você tem o retorno do que investiu.”

Ao final, o CEO de Cultura da Cidade Matarazzo Benjamin Ramalho apresentou os espaços e as experiências culturais do complexo para os presentes. “Uma das razões que me fez vir para a Cidade Matarazzo foi por causa do olhar do Alex, que conseguiu ver valor em um imóvel que ninguém via potencial.” O executivo concluiu trazendo um pouco da visão que trará ao liderar a esfera de cultura. “A cultura não está só dentro dos estabelecimentos. Ela está nas ruas. É por isso que nossa visão vai abranger ações dentro e fora do Complexo Matarazzo.”

O evento ocorreu no AYA Hub, sede da AYA Earth Partners, o primeiro e maior ecossistema dedicado a acelerar a economia regenerativa e carbono zero do Brasil, localizado dentro da Cidade Matarazzo. A mediação da mesa redonda foi realizada pela fundadora da Fresta Ludmilla Kaminskas.

 

Sobre a Cidade Matarazzo

Localizada a poucos metros da Avenida Paulista, no bairro da Bela Vista, a Cidade Matarazzo é um complexo que combina as maravilhas da natureza com as conveniências e luxos da vida moderna, oferecendo experiências únicas de cultura, longevidade, hospitalidade, gastronomia, moda e beleza.

A Cidade Matarazzo tem a sua essência voltada à arte, bem-estar, ancestralidade e, devido à sua grandiosidade, está sendo entregue em fases, com previsão de diversos lançamentos para 2024. O local apresenta uma nova forma criativa e consciente das pessoas verem e experimentarem o melhor e mais belo que o mundo tem a oferecer, se consolidando como um lugar para inspirar mudanças de hábitos e adotar práticas de regeneração.

Conhecido como um dos maiores projetos privados de requalificação urbana com preservação do patrimônio histórico do país, o complexo foi inaugurado oficialmente em 2022 e conta com dez edifícios, incluindo prédios tombados, em um terreno de cerca de 30 mil metros quadrados.

O projeto surgiu a partir da idealização do empresário francês Alexandre Allard que, em 2011, adquiriu o antigo Complexo Hospitalar Umberto I, conhecido popularmente por Hospital Matarazzo. Hoje o espaço abriga: o premiado Hotel Rosewood São Paulo, primeira unidade sul-americana da rede de hotéis de luxo; a Torre Mata Atlântica; um edifício corporativo que abriga a AYA Earth Partners, centro de negócios para empresas e organizações ligadas à economia verde; a Capela Santa Luzia, além dos restaurantes Le Jardin, Blaise e Taraz e dos bares Rabo di Galo, Emerald Garden Pool e Bela Vista Rooftop Pool – localizados dentro do hotel. A segunda fase conta ainda com novidades no campo da cultura, hospitalidade, inovação, moda, saúde e bem-estar, dentre as quais, o primeiro Soho House da América do Sul.

Cada componente do projeto Cidade Matarazzo é proveniente do Brasil e segue práticas ambientalmente responsáveis. A preservação e a busca por operações neutras em carbono impulsionam cada aspecto do desenvolvimento do Complexo, estabelecendo um novo padrão para projetos urbanos em todo o mundo. A criação contou com renomados profissionais, entre eles os arquitetos Jean Nouvel e Rudy Ricciotti; o designer de interiores Philippe Starck, além dos irmãos Campana, Levisky Arquitetos, Spol Architects, entre outros.

Acesse o site da Cidade Matarazzo para ter uma completa imersão no complexo, seus serviços e experiências. Outras informações em Link

Nenhum comentário ainda