A Ásia e os seus encantos
Publicado em 14 de junho de 2024
Conheça a história de brasileiros que transformaram em trabalho, o amor e admiração pelo continente asiático
O amor e admiração pela cultura asiática cresce cada vez mais no Brasil. A influência da cultura oriental pode ser vista em diversos aspectos da sociedade brasileira – desde a moda e a gastronomia até a música e o cinema.
No mundo da moda, por exemplo, as roupas e acessórios asiáticos são cada vez mais populares. Na gastronomia, a culinária oriental, como o sushi, o ramen e o yakisoba, já conquistou o paladar dos brasileiros faz tempo.
Recentemente, o sucesso das tendências musicais está crescendo cada vez mais. O K-pop, o J-pop e o C-pop são gêneros que atraem cada vez mais fãs, desde os mais jovens aos mais idosos. No cinema, filmes e séries asiáticos, como “Parasita” e “Round 6”, conquistaram o público, lotando as salas dos cinemas. E, há quem diga que os Doramas se tornaram as novelas favoritas dos brasileiros.
Noemi Oda e Rute Garcia (Mundo dos Doramas) podem falar sobre isso com propriedade. Apaixonadas por Doramas há mais de 14 anos, elas fizeram do amor pela Ásia os seus próprios trabalhos. As amigas vendem produtos personalizados e há um ano, montaram uma loja física no bairro do Bom Retiro, em São Paulo (SP).
“Por meio dos Doramas nasceu a nossa paixão pela cultura. Não temos nenhuma correlação com a Ásia, ainda não fomos conhecer pessoalmente, mas em toda nossa vida conhecemos através do trabalho um pouco desse universo encantador”, relata Noemi. Rute ainda destaca aspectos culturais em que ela se inspira: “O que mais me impressiona é o tratamento de respeito que eles possuem, não só pelas pessoas, mas para tudo. É realmente fascinante poder conhecer um pouco da cultura deles, mesmo que seja apenas por novelas”, compartilha.
A internet possibilitou inúmeras oportunidades para quem quer viver e se especializar em outra cultura. Esse é ocaso da influenciadora Andressa Dionísio. A @dessadionisio, como é mais conhecida no Instagram, criou o perfil em 2021, apenas porque queria compartilhar do seu amor pela cultura coreana e driblar um processo pessoal difícil: o falecimento da mãe.
“Comecei a fazer vídeos para o TikTok e logo comecei a conhecer pessoas que gostavam da mesma coisa que eu. Em 2021, estávamos em um grupo de sete meninas espalhadas pelo Brasil e a gente resolveu viajar para se conhecer pessoalmente. Foi na semana dessa viagem que meu perfil nasceu, ali eu compartilhei toda minha emoção e alegria vivendo com pessoas que entendiam meu sentimento”, conta Dessa.
Hoje, com mais de 30 mil seguidores, a influenciadora compartilha que, o que mais a inspira na cultura asiática é o amor que eles têm sobre suas histórias de conquistas e lutas. “Um exemplo disso foi quem criou o HANGUL, alfabeto coreano. Até hoje está lá sua estátua no meio da praça, próximo ao palácio na cidade de Seoul. Isso é valorizar o passado e a cultura”, afirma.
Luana Amorim, conhecida na internet por @lua_aworld é outro exemplo de influenciadora apaixonada pela cultura asiática. Lua abriu seu perfil em 2020, no período da pandemia e começou a falar dos hobbies que já a acompanhavam desde criança, como os Doramas, Mangás, entre outros gêneros da literatura do continente.
A influenciadora com mais de 111 mil seguidores pontua que o mais a inspira na cultura asiática é o respeito pelos mais velhos e pelos antepassados. “Acho que falta isso na nossa cultura brasileira. Se o Brasil olhasse e respeitasse mais o nosso passado, muita coisa seria diferente”.
Agora falando em moda, a Fashion Curator e Personal Shopper Adriellen Bertolo começou a se apaixonar pela cultura asiática pelos Doramas, depois pelas comidas e pela música. Essas referências a fizeram aprofundar na moda e levar todas essas inspirações para o trabalho também.
“A cultura coreana para mim é totalmente tecnológica. A educação firme desde cedo é algo que admiro, além da vida urbana vibrante, os cafés e, claro, o K-pop que amo. Estou contando os dias para conhecer”, revela.
Histórias como essas nos fazem refletir sobre como o amor pela cultura asiática é uma tendência que deve continuar a crescer no Brasil nos próximos anos. Essa tendência é positiva, pois promove a diversidade cultural e o intercâmbio entre diferentes culturas.