Home » A IMPORTÂNCIA ATIVIDADE FÍSICA E CICLO MENSTRUAL

A IMPORTÂNCIA ATIVIDADE FÍSICA E CICLO MENSTRUAL

Publicado em 1 de maio de 2017

                     Mulher pode e deve treinar durante a menstruação.

IMG_5615

A menstruação não tem qualquer influência negativa sobre o desempenho físico da mulher. Entretanto algumas mulheres com a menstruações dolorosas podem piorar da dor durante os exercícios, e nessas ocasiões devem diminuí-los ou suspendê-los. Por outro lado, a atividade física criteriosa é reguladora da menstruação. Síndromes pré-menstruais com cólicas, cefaleias, naúseas, tonturas, lombalgias, mal humor e seios doloridos costumam melhorar muito com a atividade física regular.

Saiba que o hormônio vai, hormônio vem, o hormônio age no organismo.
A data e o número de dias variam de organismo para organismo, mas o fato é que uma vez por mês ela está lá, marcando na agenda feminina.

O ciclo menstrual é dividido em fases. Tomando como exemplo um ciclo de 28 dias, temos:
Menstruação: com a presença do sangramento menstrual e as prováveis cólicas, é possível que o desempenho físico não esteja em seu melhor momento, portanto, o trabalho físico deve considerar uma diminuição em sua carga e performance. A menstruação em si pode ser desconfortável, porque vem o cansaço, dores nas costas, cólicas, mau humor, e a famosa Tensão Pré-Menstrual(TPM). Os incômodos físicos e emocionais que atingem certas fases do ciclo menstrual podem interferir no rendimento das atividades físicas de algumas mulheres. Isso acontece porque, ao longo do mês, ocorrem alterações nos níveis hormonais do organismo feminino que afetam a performance das mulheres.

IMPORTANTE:

Durante a menstruação, as concentrações de estrógeno e de progesterona caem para quase zero. Nesse estágio, são comuns sintomas como cólica e cansaço, que podem deixar a mulher indisposta para os treinos.
Nesta fase, é apostar em treinos de leve a média intensidade, dependendo da disposição da mulher.
• Pós-menstruação: Neste período que ocorre o aumento de hormônios, com elevação progressiva da taxa de estrógeno, existe um potencial maior de secreção de noradrenalina, para os ganhos e performance com exercícios, o que justifica um trabalho físico maior, com melhores resultados, pois é quando se percebe uma melhora da resistência aeróbica e também da força. O desempenho físico é melhor porque após a menstruação, pois é neste período que ocorre o aumento de hormônios para a chegada da ovulação.

• Ovulação: Nesta fase, espera-se uma discreta queda do desempenho, mas que pode passar despercebida, pois não demanda tanta energia assim. Existe um aumento de progesterona e a diminuição do estrógeno.

• Pós ovulação: por outro lado, o espera –se, mais uma melhora do desempenho físico e um bom período para o ganho de condicionamento físico, pois o gasto energético com o ciclo menstrual não comprometerá o desempenho na atividade física.

• Pré-menstrual (TPM): Nesta fase, principalmente, o desempenho físico pode ser prejudicado devido à grande baixa queda nos níveis do hormônio progesterona, logo a capacidade de concentração diminui, e leva à fadiga que ocorre mais rapidamente, ai vem a falta de ânimo, tristeza, sente dor de cabeça, dores nos seios, dores no corpo, irritabilidade e certo mal-estar. Nessa fase a mulher se sente fraca. De acordo com cada mulher, esses sintomas podem ser mais intensos ou não, mas é prudente não exigir demais do corpo nesta fase. Existem alimentos que podem ajudar a amenizar os sintomas nesse período. Então nesse momento da TPM vem também uma vontade imensa de comer, certos alimentos, mas saiba que é importante manter a alimentação balanceada nesta fase.
Muitos estudos foram feitos no intuito de entender se o desempenho da mulher é modificado com as fases menstrual. Em praticantes regulares de exercícios, essa característica são poucos perceptíveis, mas algumas diferenças podem ocorrer dependendo do grau dos sintomas que cada mulher tem em cada fase.
Por isso, fique atenta e aproveite da melhor forma os exercícios físicos, conforme cada fase do ciclo menstrual.

IMG_5634

 

 

Colunista: Tereza Vasconcelos Monteiro
Especialista em Ginástica Coletiva com Treinamento Funcional.

  1. Elias Armando Micaquiua disse:

    fazer ginastica de periodo nao faz mal pra as mulheres?

  2. Hélida Fortes disse:

    Qual é a importância do exercicio fisico na mestruação