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A importância da Educação Infantil

Publicado em 16 de agosto de 2015

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Durante algum tempo, ouvi uma frase que me incomodava um pouco; algumas pessoas com filhos pequenos sempre diziam: “Nossa, coloquei meu filho na escolinha e ele já sabe cantar todas as musiquinhas”!
Quando entrei para a faculdade de Pedagogia e comecei a trabalhar em uma escola de Educação Infantil, esta frase passou a me incomodar com mais intensidade; não porque as crianças estavam indo para a escola e já sabiam as musiquinhas, e por outro lado, era exatamente por isso. Além destas, outras dúvidas começaram a aparecer: “Professora, amanhã você dará algo importante ou posso deixá-lo em casa?”
“Aqui eles fazem atividades ou só brincam”?
Na verdade, o que as pessoas não entendem é que tudo começa na Educação Infantil. Lá não é um passatempo enquanto as crianças não chegam ao Ensino Fundamental, os alunos não ficam o tempo todo cantando sem propósito e nem passam horas sentadas numa cadeira brincando com bichinhos. Também não temos uma obrigatoriedade de pilhas de papeis para indicar se os alunos estão aprendendo ou não.
Na Educação Infantil a criança encontra um ambiente favorável para seu crescimento, seu desenvolvimento, e seu convívio em sociedade. Adquire autonomia, sem deixar de ser criança. Aprende a resolver questões e situações. A criança que aprende a superar desafios, a conviver e respeitar as diferenças enquanto freqüenta e Educação Infantil, certamente será um adulto bem resolvido, livre de preconceitos.
Dentre as coisas importantes que ocorrem na educação Infantil, destaco as brincadeiras. A brincadeira é uma importante forma de comunicação, e consequentemente de aprendizagem.
Numa geração onde os tablets substituem o espaço dos quintais, onde os jogos eletrônicos com robôs são mais interessantes que pessoas; as brincadeiras “de rua” como amarelinha, mãe da rua, bandeirinha, pega-pega e tantas outras, torna-se novidade para as crianças, embora seus pais tenham brincado e muito, e pela falta de tempo ou até de interesse, não ensinam aos filhos. Felizes das escolas a alunos que têm este tempo de brincar.
As brincadeiras de faz-de-conta, como casinha, mamãe e filho, possibilitam o desenvolvimento cultural, físico, social, cognitivo, afetivo e emocional das crianças.
Vygotsky, um dos representantes mais importantes da psicologia histórico-cultural, partiu do princípio que o sujeito se constitui nas relações com os outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas, que são mediadas por ferramentas técnicas e semióticas. Deste modo, a brincadeira infantil tem papel fundamental neste processo de crescimento social da criança, inclusive, através dos papeis que assumem enquanto brincam.
Este é o propósito da Educação Infantil, fazer com que criança aprenda sem deixar de ser e se sentir criança. É preciso dar-lhe tempo para aprender e tempo para crescer.

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Texto: Maria Alice Santos da Silva
Formada em Pedagogia, cursando pós Graduação em Alfabetização e Letramento.
Professora de educação infantil da Rede Municipal de Jacareí

  1. benedita caraça fernandes disse:

    Pessoa maravilhosa tive a oportunidade de conviver um pouco com ela foi muito bom, muito boa vontade de compartilhar o seus conhecimentos..