A VEZ DOS PEELINGS
Publicado em 3 de junho de 2015
Já que sabemos um pouco mais sobre ácidos, vale ressaltar como eles fazem parte de diversos tratamentos, principalmente nesta época do ano, considerada a ideal para tratamentos contra a flacidez, rugas, cicatrizes, manchas… É a vez dos Peelings.
Peeling é um termo que provém do inglês to peel, que significa descamar, desprender, despelar. Isso nos dá a idéia de seu conceito:
“É um procedimento abrasivo, em diversas profundidades, com o intuito de remover camadas de células mortas, afim de promover a renovação celular, melhorando assim, seu aspecto.”
Se existe a possibilidade então, de atingir diferentes profundidades da pele, é bom sabermos que existem vários níveis de peelings que podem ser realizados, de acordo com o resultado esperado:
O peeling pode ser aplicado de forma superficial, de forma média ou profunda na pele, dependendo da região atingida.
Cada nível é utilizado para um tipo especifico de tratamento:
• Superficial: remove manchas superficiais, acne ativa, pequenas rugosidades e aspereza, promovendo suavidade e viço à pele;
• Médio: é usado para minimizar rugas, manchas, sulcos faciais e cicatrizes de acne, conferindo um aspecto mais claro e rejuvenescido;
• Profundo: é indicado para tratar o envelhecimento total da pele, e cicatrizes profundas de acne.
Como é um procedimento abrasivo deve ser realizado somente por profissionais qualificados, para não oferecer riscos ao paciente. Além disso, deve ser feita uma avaliação para saber qual tipo de peeling é o mais indicado para cada caso.
O peeling pode ser aplicado em diversos locais, como o rosto, glúteos, entre outras áreas que o paciente deseja tratar. Os peelings superficiais e médios podem gerar um leve incômodo, mas os peelings mais profundos que demandam anestésico, estes devem ser aplicados somente por dermatologistas.
O ideal é sempre procurar uma clínica de estética especializada e profissionais de confiança para não correr riscos durante a aplicação do procedimento.
Os peelings contêm em suas fórmulas, princípios ativos indicados para cada tipo de resultados que se deseja obter:
Para um tratamento de clareamento de manchas, o peeling deve conter em sua formulação um ou mais ácidos como retinóico, mandélico, glicólico e kójico, por exemplo.
Para um resultado de rejuvenescimento e para cicatriz de acne, ácidos como glicólico, salicílico e retinóico são fundamentais.
O grande sucesso do momento, o Peeling Preenchedor trata rugas e linhas de expressão, e seu principal ativo é o ácido Hialurônico, que exerce a função de preenchimento, além de ser altamente hidratante por ajudar a reter agua e deixar a pele sempre com viço e aparência jovem.
Existem inúmeras possibilidades de tratamentos com o uso de Peelings, o que difere são os tipos de ácidos utilizados e suas concentrações, que podem variar bastante dentro de um protocolo; os princípios ativos que são agregados para complementar os resultados (como Vitamina A e C, por exemplo), a ingestão de bastante água por parte do paciente, e o fundamental e indispensável uso de um bom protetor solar.