Home » Alimentação e saúde bucal

Alimentação e saúde bucal

Publicado em 16 de outubro de 2019

 

 

Uma boca saudável também precisa de bons alimentos

No dia mundial da alimentação, comemorado em 16 de outubro, Cada vez mais, tem-se percebido a necessidade de uma alimentação balanceada e nutritiva para que seu corpo esteja preparado e seja eficiente quando houver o aparecimento de alguma infecção, principalmente se for na boca. Por isso o Dr. Rubens Escudero, dentista, alerta: “Os alimentos açucarados causam a queda do pH da boca, provocando a desmineralização dos dentes, o que é propício para que as cáries se formem. Há, também, bebidas ácidas que devem ser evitadas para uma melhor saúde bucal”, comenta.

A dentista, Dra. Ana Paula Escudero, complementa: “Alimentos fibrosos, como verduras, legumes e frutas, por exigirem maior tempo de mastigação, limpam as impurezas dos dentes devido ao atrito com o alimento, o que também aumenta o fluxo de salivação. Dessa forma, evitam a formação da placa bacteriana, sem falar da água, que é essencial para manter uma boa saúde bucal, pois a salivação é essencial para a remineralização dos dentes, além de ser uma parte importante no processo de alimentação por ajudar a diminuir as partículas de alimentos”, complementa a doutora. E nunca se esquecer da escovação diária, após as refeições.

É divertido comer alimentos doces, como bolachas e balas, mas quando se trata de saúde bucal, a eleição dos alimentos tem um papel importante. Alguns alimentos podem causar cáries nos nossos dentes, enquanto que outros contém os nutrientes necessários para mantê-los fortes e sadios. Se sua dieta é pobre em relação aos nutrientes de que seu corpo necessita, sua boca dificilmente resistirá a uma infecção. Embora uma má nutrição não cause doenças periodontais diretamente, muitos pesquisadores acreditam que a doença avança com maior rapidez e pode ser mais grave em pessoas com dietas carentes de nutrientes.

Os alimentos que têm elevado teor de carboidratos, açúcares e amidos contribuem muito para a produção dos ácidos que formam a placa bacteriana que ataca o esmalte dos dentes. Com o passar do tempo, esses ácidos destroem o esmalte, formando a cárie. Caso tenha que ingerir produtos com muito açúcar ou amido, consuma-os durante as refeições e não entre refeições. Evite alimentos que grudem nos dentes, pois eles podem aumentar a formação da placa bacteriana. A maior parte dos alimentos já tem ingredientes que produzem ácidos. Por isso, quanto menos você expuser seus dentes a esses ingredientes menor força terão os ácidos da placa bacteriana de atacarem o esmalte. Um aspecto positivo é o fato do aumento de produção de saliva durante as refeições, removendo os detritos alimentares da boca.

Nenhum comentário ainda