Home » Arte da Fotografia aos olhos de André Junior

Arte da Fotografia aos olhos de André Junior

Publicado em 9 de fevereiro de 2017

A fotografia é uma maneira de registrar momentos de felicidade e alegrias, muitas vezes ficam para recordação.

16652819_1262648037103849_256119544_n

Autor: Luiz Cesar

André Luiz Teixeira Junior, é Professor e Fotógrafo profissional, já está nesse ramo há 14 anos. Para André a fotografia expressa vários momentos especiais na vida da pessoa. “A fotografia é uma arte porque permite ao fotografo transmitir através de uma imagem diversos sentimentos e interpretações. A fotografia permite que, uma simples visão, porém, com uma composição bem colocada e técnicas adequadas, possa ultrapassar décadas sendo admirada, e dessa forma entrar no rol das grandes obras da humanidade.”

Com toda a tecnologia existente, sabemos que diversos celulares, tabletes podem fotografar e qualquer pessoa que o tenha podem tirar fotos. Mas, para André, fotografar não é um dom, mas está no sentido de se aproximar profundamente daquilo que será fotografado, nada melhor do que ter uma sensibilidade para fotografar. “A fotografia como qualquer outra profissão funciona da mesma forma, existem pessoas que possuem um dom para fotografar, eu prefiro dizer que possuem sensibilidade para fotografar. Já, quem não tem um olhar mais apurado e sensível, também pode ser fotografo, entretanto, precisará estudar bastante e treinar seu olhar.”

Mas, todo o sucesso do André Junior não surgiu do dia para noite. As dificuldades foram as mesmas de qualquer pessoa que inicia em sua profissão. O inicio é sempre complicado e dificultoso, foi aí que André desenvolver suas habilidades com a fotografia, mesmo que alguns de seus amigos duvidassem disso, ele não parou e iniciou uma trajetória de sucesso. André nos fala

“Apoio das pessoas, que não veem fotografia como profissão ou arte e a compra dos equipamentos, que não são baratos. Precisa ter muita perseverança e amor pela Fotografia e não entende-la apenas como um meio de vida. Quem gosta de Fotografar, ultrapassa todas essas dificuldades.”

Fotografar é uma arte, disso sabemos. Mas, para André cada momento torna se especial, pois o cenário muda, as pessoas não são as mesmas e tudo é um começo para o novo, e foi assim que André também encara cada momento. No entanto, fazer um ensaio fotográfico para uma pessoa especial marcou muito a vida desse artista, foi o ensaio da filha dele. “O ensaio de um ano de minha filha, onde nos fizemos um “Smash the cake”, que literalmente é Esmagando o bolo. Este ensaio foi importante porque além de ser de minha filha, serviu como parâmetro para os outros que surgiram depois.”

Com o passar do tempo, observamos que muitas coisas mudaram e também foram renovadas, como por exemplo as máquinas fotográficas, equipamentos para fotografia e também a qualidade das fotos. Mas, será que todas essas mudanças trouxeram algum benefício? André nos faz algumas pontuações pertinentes a isso. “Com a chegada das câmeras digitais, até o ano de 2004 aproximadamente, existia sim uma qualidade melhor por parte das câmeras analógicas, de filmes, devido a capacidade do quadro que o filme conseguia captar. A partir deste ano, as fabricantes começaram a se preocupar em melhorar a captação das imagens, e dessa forma criaram as Câmeras com sensores Fullframe, que possuem hoje, qualidade igual e até superiores as câmeras de filme, porém são câmeras de custo mais alto.”

16683135_1262646163770703_1529302846_n

Além de André ser um ótimo fotografo, ele ainda nos deixa um ótimo conselho para quem quer fazer suas fotos melhores, mesmo que sejam amadoras ou ainda para aquelas que querem ser profissionais nas fotografias e capturarem esse momento para recordação. “Procurar se aprimorar, fazer cursos, participar de workshops, ler muito, acompanhar exposições de arte e ver fotografias de outros fotógrafos famosos e principalmente, praticar, praticar muito, pois a pratica leva a perfeição. Não desistir do sonho, o sonho é o combustível do homem.”

Nenhum comentário ainda